10 matérias com informações e dicas sobre aparelhos de GPS

Troca de informações, matérias e dicas sobre GPS.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Jan 16, 2017 7:39 am
Imagem

Todo mundo tem GPS no celular, né? Apesar do Google Maps e do Waze, muitos viajantes ainda preferem o bom e velho GPS para se locomover sem se perder nas cidades. O aparelho é muito prático e não depende do sinal da internet, pois é tudo via satélite.

Ao longo dos últimos anos o Falando de Viagem publicou algumas matérias sobre o tema, que irão lhe ajudar a comprar, configurar e usar o aparelho. Também demos dicas de atualização de mapas e até ensinamos como instalar mapas gratuitamente.

Vamos conferir?

1) Vale a pena alugar um GPS na viagem?

Nessa matéria mostramos que o aluguel do GPS na locadora de veículo não é uma boa opção, pois o custo final acaba saindo até mesmo mais caro do que comprar um para você. A comodidade não compensa também, pois alguns aparelhos são ruins, além de estarem configurados em outro idioma. Nada melhor do que ter o seu, onde você já sabe mexer.

2) Como usar um GPS pela primeira vez

Você comprou um GPS e é leigo no assunto? Calma! Mesmo que você o tenha comprado em outro país, ele provavelmente terá o texto e o áudio em português, o que já ajudará bastante. Em alguns casos, é preciso baixar o texto e a voz, mas geralmente é simples. O funcionamento muda de modelo para modelo, mas a lógica é a mesma.

3) Como escolher seu GPS da marca Garmin?

A Garmin é referência no assunto, apesar de haver outras boas empresas. Todos os modelos de GPS fazem o que você mais precisa: te levar de um ponto ao outro. Se você comprar um modelo simples, estará bem. Se quiser um novo mais moderno, com muitas funções, também é uma opção, mas acaba-se pagando mais caro por funções que quase nunca são usadas.

4) Como atualizar gratuitamente os mapas do seu GPS Garmin?

GPS eficiente é GPS atualizado. Quantas vezes vemos mudanças no trânsito, novas ruas e avenidas? Isso acontece o tempo todo, em todos os lugares do mundo, por isso é tão importante estar com os mapas mais atuais. Alguns modelos oferecem atualizações gratuitas para vida toda (lifetime maps), por isso antes de viajar o ideal é atualizar os mapas.

5) GPS demora para pegar sinal ao chegar em um novo país

Você já ficou em pânico achando que seu GPS estava quebrado? Quando você muda de país é normal que o aparelho demore um pouco a se localizar, mas isso tem sido melhorado com os novos modelos. Por isso, o ideal é ligar o aparelho logo que estiver em uma área aberta, e não deixar para ligá-lo apenas quando estiver dentro do carro.

6) Dica ao usar o GPS nos Estados Unidos: Sempre confira o ZIP Code

Você já colocou o endereço no GPS e depois chegou ao local errado? Isso pode acontecer com frequência nos EUA, pois há ruas com nomes iguais, mas bem longes uma das outras. Por isso, o ZIP Code (equivalente ao nosso CEP) é muito importante. Ao conferir, você zera as suas chances de estar indo para o local errado.

7) Viajando com GPS: Modo evitar pedágio

Você gosta de pagar pedágio? Ninguém gosta, principalmente quando é em outro país, com moeda valorizada. Os aparelhos de GPS têm uma função que permite traçar a rota em um caminho que evita os pedágios (nem sempre é possível). Essa função pode fazer você economizar, mas também pode aumentar a duração da viagem e lhe fazer gastar mais combustível.

8) GPS: Usando a função Pontos de Interesse

Você quer ir até um local e não sabe o endereço? E está também sem internet? Isso não é um problema, pelo contrário. Essa função localiza vários pontos de interesse, então você só precisa digitar o nome e ele mostrará o mais perto da sua localização. É muito prático, por exemplo, quando você quer procurar um restaurante para comer.

9) Qual o melhor GPS para se comprar no momento?

Essa dúvida é sempre comum, principalmente porque há sempre lançamentos, então neste espaço você pode perguntar o que quiser e a nossa equipe irá orientá-lo para que você faça a melhor compra possível.

10) GPS: Mapas do Brasil gratuitos

Você comprou seu GPS no exterior e quer ter os mapas brasileiros? Há um projeto nacional que produz e disponibiliza gratuitamente esses mapas. No site deles você confere todas as informações.

Conclusão

O GPS, seja um aparelho ou um aplicativo no seu smartphone, lhe ajudará bastante em qualquer viagem. Você pode usá-lo inclusive quando estiver andando para se localizar e achar pontos de interesse.

Boa viagem!

E você, costuma usar um GPS nas suas viagens? Usa o aparelho ou prefere um aplicativo? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Seg Jan 16, 2017 7:48 am
Gabriel seria interessante colocar o que signifca as siglas, tipo LMT, que signifca mapas e trafego durante a vida toda.

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Seg Jan 16, 2017 8:12 am
Da uma olhada no site deles da Espanha.

http://www.garmin.com/es/lm" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 16, 2017 8:24 am
Anotei aqui e vou dar uma olhada com calma. Obrigado!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jan 16, 2017 8:36 am
O Waze é bom, mas eu me sinto mais confortável usando meu Garmin.

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Seg Jan 16, 2017 9:23 am
Eu sempre uso meu Garmin. Como o meu é LMT mapas America do Norte, eu atualizo sempre que sai um mapa novo, geralmente a cada 3 ou 4 meses.
E coloco os POI´s de foto sensor de sinal para me alertar.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jan 16, 2017 9:50 am
@bigshot, onde você pega esses POI?

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Seg Jan 16, 2017 9:53 am
No forum da noeman.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Jan 16, 2017 9:57 am
Eu costumo levar o celular com um carregador veicular de alta eficiência, aí evito a cobrança do GPS quando alugo carro.

Pra saber dos radares, uso o Radar PRO com o mapa do país que estou visitando.





Booking.com

Voltar para “GPS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio