Exclusão de trecho a voar na TAM

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
bolds Mensagens: 3
Sex Dez 26, 2014 3:51 pm
A TAM Airlines me mostrou que pode fazer o impossível virar realidade.

Comprei uma passagem multitrecho: SCL-GIG, GIG-REC, REC-SCL no valor total de 1.400 reais.

Já voei o primeiro trecho, mas infelizmente por motivos pessoais não poderei voar GIG-REC, mas pretendo voar REC-SCL.

Ao ligar para o call center, com 2 meses de antecedência para informar a situação, depois de 2 horas fui informado pelo atendente que preciso pagar 700 reais para poder fazer essa alteração [QUE NA MINHA CABEÇA NÃO É ALTERAÇÃO].

Ou seja, seguindo essa logica, a passagem SCL-GIG, REC-SCL, custa, segundo os cálculos da TAM
2.100 reais

Diante deste absurdo, perguntei o que acontece se eu nao embarcar, e a atendente falou que o bilhete é cancelado.

Muito frustrado comentei com um amigo que disse que há alguns anos, passou pelo mesmo problema coma a Webjet, mas ele fez o check-in pelo celular e conseguiu embarcar na volta.

Alguém já fez o mesmo na TAM? Fico receoso de depender de uma informação que pode estar desatualizada.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Dez 26, 2014 3:57 pm
Olá bolds,

Em qualquer companhia aérea se você deixar de voar um trecho os seguintes são automaticamente cancelados. Para cancelar ou alterar um voo geralmente há tarifas sim, pois é o procedimento comum das companhias aéreas.

Seu caso é mais complicado, pois não é uma simples alteração, mas uma mudança de itinerário. Pelo que sabemos a TAM está agindo dentro da norma.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Dez 26, 2014 4:01 pm
Posso remarcar minha passagem aérea? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=5207" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto pago para cancelar uma passagem aérea? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=8028" onclick="window.open(this.href);return false;

Taxas e multas no caso de cancelamento de passagem aérea na TAM http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=8955" onclick="window.open(this.href);return false;

Posso cancelar minha passagem aérea? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=5507" onclick="window.open(this.href);return false;

Posso embarcar no avião na minha conexão? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=5776" onclick="window.open(this.href);return false;

bolds Mensagens: 3
Sex Dez 26, 2014 4:29 pm
Entendo a intenção de ajuda , mas o fato de ser procedimento comum não significa que é justo e nem no minimo sensato.

Se você colocar uma coisa tangivel talvez perceba o tamanho do absurdo que é a situação...

você compra 2 carros, mas no dia combinado pra buscar o primeiro não vai...
daí no dia que você vai buscar o segundo a consercionária diz que você não tem mais direito aos dois carros e nem ao dinheiro pago...

Não estou pedindo um absurdo, não quero dinheiro nem nada... so quero abdicar de algo que JA PAGUEI, mas manter o restante DO QUE FOI PAGO...

enfim, minha dúvida não é sobre como fazer ou o que acontece... minha dúvida é bem direta

ALGUEM VIAJANDO TAM, já fez checkin pelo celular e não embarcou? o que aconteceu com os voos subjacentes?

preciso dessa informação pra saber se vou pedir um mandado de segurança

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Dez 26, 2014 4:30 pm
Olá bolds,

Todos os passageiros que fazem check-in são checados, ou seja, se você fizer o check-on on-line e não embarcar a companhia aérea saberá.

Zahlouth Mensagens: 1667
Sex Dez 26, 2014 7:47 pm
Regra que existe no mundo todo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Dez 26, 2014 8:31 pm
Não é questão de discutir o mérito sobre ser ou não um procedimento justo. Mas é um procedimento dentro da legalidade e similar à todas as cias em nível mundial.

Acho muito difícil que alguém tenha conseguido fazer qualquer tipo de check in e não ter embarcado sem o conhecimento da cia. Isso iria ferir um dos procedimentos de segurança mais sérios que existe. Imagine alguém fazendo check in, despachando uma mala com uma bomba e não embarcando. Isso é algo levado muito a sério em qualquer aeroporto do mundo e por qualquer cia.

torrejais Mensagens: 104
Sex Dez 26, 2014 8:44 pm
Bem, esse assunto é muito polêmico, e, pelo CDC, e pela justiça é considerado ILEGAL (http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/113126-e-ilegal-cancelar-a-volta-quando-a-ida-nao-foi-utlizada-pelo-passageiro/" onclick="window.open(this.href);return false;).
O caso do colega, parece que ele está errado, porém vou dar 2 exemplos que podem ser úteis para todos:
1. Você compra passagem ida e volta para ponte aérea. Chega atrasado no aeroporto, por exemplo, pelo transito doido. Você tinha pago 79,90 na passagem de ida, e hoje, o próximo vôo disponível custa R$ 1200,00. A companhia quer cobrar de você, 100 reais taxa remarcação, 150 no-show e 1120,10 de diferença de tarifa. Total do prejuízo por pessoa: R$ 1370,10. Eu não pagaria NUNCA, então opto por viajar de ônibus, viagem curta, 6 horas, porém quero usar meu trecho de volta. A companhia cancela automaticamente, pelo fato de eu não ter voado. Pelo nosso CDC, justiça (link acima), e bom senso, a companhia age de má fé, uma vez que fui ao aeroporto, perdi o vôo, não aceitei ser esfaqueado, e avisei, vou viajar por outros meios. Ela não pode cancelar meu bilhete de volta, porém ela cancela, e a única forma de reparo é através da justiça. Não vou entrar em detalhes, pois a discussão no link e bem ampla.
2. Você emite uma passagem com milhas, pela DELTA, com 2 stopover. GRU-ATL-DFW-SEA-ATL-GRU. Infelizmente, você perde o voo de Atlanta a Dallas, pois chega atrasado - perdeu a hora- toda a sua passagem é cancelada a partir desse momento. A delta olha para você e fala, tem que ligar no smiles e remarcar os voos. Você liga, e para sua surpresa, não há nenhum voo disponível para os proximos 60 dias. Você fala, tudo bem, eu compro o trecho que perdi ATL-DFW, porem, quero que os demais trechos sejam reativados. O atendente vai se recusar a fazer tal procedimento. ALGUEM TEM DUVIDA DA ILEGALIDADE, ARBITRARIEDADE E MONSTRUOSIDADE DESSE ATO??? Imprevistos acontecem, e você aceita bancar o prejuizo pela perda do trecho ATL-DFW, porém, o sistema não aceita reativar o restante da reserva. Óbvio que você vai ganhar o que pagar pelos demais trechos não utilizados, o valor que pagou, mais os danos morais.

No seu caso em questão, você terá a reserva cancelada, e terá que comprar em dinheiro, ou remarcar, no dia que for voar, e TENTAR, na justiça, o reembolso do valor pago, com os danos morais. Falo tentar, pois, direito não é uma ciência exata, e vai depender da cabeça do juiz, e porque VOCE, optou por NAO VOAR uma parte da viagem, então, não foi porque perdeu, e prosseguiu viagem de outra forma (não terá como provar que viajou de outra forma, pois pelo que entendi, não irá viajar...), então, nesse caso, o juiz PODE considerar que você agiu de má fé, e que teria que pagar as taxas de remarcação (seu caso não é perda de vôo acidental, e não irá viajar de outra forma, conforme seu itinerário. Os precos das passagens, são diferentes, a depender do destino (por exemplo, MGF-CGH-CWB pode ser mais barato que MGF-CGH!!!!), então, meu caro, avalie se vale a pena correr o risco que você deseja correr..... Nos casos que ilustrei, a chance de ganhar da companhia aérea é grande, mas no seu caso em específico, vai da sorte.... mas essa é a minha opinião, não sou advogado, talvez alguém da área de direito possa avaliar melhor seu caso....

bolds Mensagens: 3
Sex Dez 26, 2014 11:33 pm
gente nao quero ser grosso, o assunto é bem polemico, o CDC sempre é a favor do consumidor, mas no brasil ao menos, as cias aereas são super blindadas contra tudo...
imagine

comprei uma passagem pro carnaval [fev 2015] gig-rec em setembro, no dia a passagem foi 350 reais [trecho] hoje se eu fosse re-marcar a passagem pagaria 2mil reais [segundo a tam] mas se a tam decidir me overbokear ou cancelar o voo por um motivo aleatorio, segundo a legislaçao ela precisa APENAS me devolver o valor orginal pago, ou dar um novo voo no mesmo trecho a minha escolha, IGNORANDO COMPLETAMENTE a valorizaçao que ela mesma deu ao valor do voo.

enfim...

reitero

ALGUEM JA FEZ O QUE EU PERGUNTO?

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Sáb Dez 27, 2014 3:48 pm
Bolds diante de tudo que foi colocado você ainda não se convenceu de que, pelo menos por aqui, ninguém vai lhe dizer pra fazer isso? Pense bem, se você for se basear na informação de uma pessoa qualquer acredito que vai correr um grande risco do mesmo jeito, pois mesmo que porventura lhe recomendem isso, que garantia você terá? Lembre-se que pode aparecer 50 pessoas te dizendo que isso não dará certo e duas ou três falando pra fazer, mesmo assim duvido que apareça, mas isso já vai lhe ser suficiente pra você arriscar?





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio