ANAC volta atrás: correção do nome na passagem pode ser cobrada

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
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baran Mensagens: 10215
Qui Mai 12, 2016 9:54 pm
ANAC volta atrás: correção do nome na passagem pode ser cobrada

Em 20/08/2013 escrevi uma matéria divulgando um comunicado feito pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC no qual a agência informava que correções de nome em passagens aéreas deveriam ser gratuitas.

Leia aqui: Correção do nome na passagem aérea deve ser realizado gratuitamente

O comunicado, publicado no site da ANAC em 12/08/2013, esclarecia aos usuários do transporte aéreo que "a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas, sem ônus para o passageiro".

Pois bem, em 12/03/2014 a ANAC mudou de idéia e alterou o texto do comunicado, retirando qualquer menção à gratuidade.

O comunicado pode ser lido no site da Agência: http://www.anac.gov.br/noticias/2013/possibilidade-de-correcao-de-nome-em-passagem" onclick="window.open(this.href);return false;

O motivo? A Agência não informa no comunicado. Mas resolvi pesquisar.

Em consulta pública acerca do processo de revisão das Condições Gerais de Transporte Aéreo - CGTA, realizada em 2014, o tema é abordado por entidades e cidadãos que deram contribuições à redação do novo texto das CGTA. Entre as entidades que deram sua contribuição estava a JURCAIB - Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil. Sua contribuição, bem como a justificativa dada, lançam alguma luz sobre um possível motivo. Diz a Junta:

Contribuição
Concordamos com a possibilidade de correção de erros meramente materiais, desde que comprovada a não alteração da titularidade do bilhete e solicitada a correção em 24 horas após a compra. Ressaltamos que é inviável a correção de nome em bilhetes interline. A correção, nesses casos, deverá se processar através do cancelamento e remissão dos bilhetes, na classe tarifaria disponível, mediante o pagamento da eventual diferença, penalidades por cancelamento e custos operacionais.

Após as 24 horas, defendemos a impossibilidade de efetuação de qualquer correção, devendo o passageiro solicitar o cancelamento e emissão de novo bilhete, respeitadas todas as eventuais restrições existentes na classe tarifaria, sendo discricionário à empresa aérea cobrar ou não as taxas de cancelamento e os custos operacionais.
Justificativa:
A empresa aérea não pode arcar com os custos da quebra da reserva do outro transportador em decorrência da alteração do nome. Releva notar, ainda, que a prestação de informações claras e precisas é uma das pouquíssimas obrigações do passageiro, devendo, portanto, fazê-lo com atenção.
Parecer da área técnica da ANAC após analisar a contribuição:
A contribuição foi analisada e não será acrescida aos estudos finais para elaboração de minuta de norma, uma vez que o prazo de apenas 24 horas, pelas razões expostas, não se mostra razoável e plenamente capaz de dirimir os problemas ocasionados pelo preenchimento incorreto do bilhete de passagem aérea. Quanto aos voos com compartilhamento do tipo interline, a ANAC observará na elaboração de minuta a necessidade de flexibilização manifestada.
Outra entidade que deu sua contribuição foi a IATA - Associação Internacional de Transportes Aéreos:

Contribuição
A norma deve prever um prazo máximo para correção depois da emissão dos bilhetes (24 horas após a emissão), e apenas para os erros pequenos e óbvios erros, mas não se estender a modificações substantivas que deverão requerer novo contrato de transporte.

Quando houver contrato de transporte que envolva interline tal modificação deve ser impedida requerendo o cancelamento do contrato original e emissão de novo contrato.
Justificativa:
A correção de pequenos e óbvios erros deve prevalecer sobre erros substantivos que poderão ensejar fraude. A correção somente é possível quando a emissão não envolver demais transportadoras.
A ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas também se manifestou usando argumento semelhante.

Já o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, por outro lado, se manifestou contra a cobrança.

O relatório de análise das contribuições recebidas pela ANAC nessa consulta (Consulta Pública n. 4/2014) pode ser lido aqui: http://www2.anac.gov.br/transparencia/Consulta2014/04/relatorio2.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa viagem e preste muita atenção na hora de emitir sua passagem!

Agradeço ao colega tbrondani pelo alerta.

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tbrondani Mensagens: 338
Qui Mai 12, 2016 10:02 pm
Só acrescentando que existe uma nova consulta pública da ANAC no sentido de proibir este tipo de cobrança.

Mais detalhes: http://www.anac.gov.br/noticias/anac-coloca-novas-propostas-em-audiencia-publica" onclick="window.open(this.href);return false;

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baran Mensagens: 10215
Qui Mai 12, 2016 10:05 pm
Obrigado, tbrondani!

Todos nós podemos contribuir com essa consulta pública. Contribuições bem fundamentadas são analisadas pela agência.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Mai 13, 2016 9:59 am
Obrigada Baran pelas informações! Sempre que eu tenho um problema com um cia aérea, ligo antes para a ANAC para ficar por dentro dos meus direitos e depois ligo para a cia - dessa forma me sinto mais segura quando vou solicitar algo ao atendente.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
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baran Mensagens: 10215
Sex Mai 13, 2016 10:24 am
tbrondani,

Existem 3 audiências públicas em andamento, mas nenhuma fala em condições gerais de transporte. Será que tiraram do ar?

http://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias-em-andamento/audiencias-publicas-em-andamento" onclick="window.open(this.href);return false;

tbrondani Mensagens: 338
Sex Mai 13, 2016 12:56 pm
Talvez já tenha passado o prazo para participar da audiência

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mai 19, 2016 7:41 pm
Erraram meu sobrenome, colocando a letra M onde deveria ser N. Ninguém reparou, por sorte.

cleyton2489014648 Mensagens: 1
Qua Jun 01, 2016 1:42 am
Olá boa noite!

Meu nome e Jose Cleyton da Silva, comprei minhas passagens direto pelo site da Avianca, mas na hora de preencher nome/sobrenome, preenchi da seguinte maneira NOME: JOSE - SOBRENOME: CLEYTON DA SILVA devido a pressa para não perder a tarifa e data de voo. Terei que pagar alguma taxa para essa alteração?

Mas quando recebi a reserva o meu nome aparece completo.

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baran Mensagens: 10215
Qua Jun 01, 2016 3:59 am
Problema nenhum. A TAM acha que meu 2º nome é sobrenome e nunca deu problema.





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