Viagem de avião: até que idade uma criança é considerada criança de colo?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Jun 27, 2016 9:15 am
Imagem

Qualquer pessoa com criança de colo tem prioridade nas filas, seja em banco, supermercado, check-in no aeroporto ou embarque no avião. A dúvida de muitos é referente a idade para a criança ainda ser considerada de colo.

A lei que regulamenta a prioridade de atendimento às pessoas com crianças de colo é a lei federal 10.048/2000, que em seu art. 1º especifica:
Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
Como você deve ter notado, não é especificada a idade da criança para ser considerada de colo. Pelo bom senso, considera-se criança de colo aquela que não consegue andar direito, está dormindo ou está doente. Crianças acima de 2 anos já conseguem se locomover bem, então pode-se dizer que não precisam de colo, exceto em situações pontuais.

Geralmente não há checagem da idade da criança, então o ideal é sempre ter bom senso, e respeitar o próximo. Na dúvida, converse com a companhia aérea para se certificar. É importante lembrar que em outros países as leis são diferentes, então não há prioridades, como é o caso dos Estados Unidos. Muitas vezes, os norte-americanos são prioridade, mas pelo bom senso ao ver famílias com crianças pequenas em filas.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 27, 2016 9:18 am
Sempre quis saber se havia um limite. Em supermercados, por exemplo, já vi nas placas escrito que pessoas com crianças de até 3 anos podem usar a fila especial.

Acho que isso de deixar ao bom senso não funciona muito no Brasil. Lembro que em 2014 tive que fazer uma reclamação formal a American Airlines, pois permitiram o embarque da classe executiva antes das prioridades exigidas por lei. Depois disso, parece que resolveram trabalhar corretamente.

Como sempre tenho status, acabo não precisando testar a prioridade, mas acredito que até 2 anos está bom.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 27, 2016 10:02 am
Ontem mesmo, na fila de embarque em CGH, o passageiro que estava atrás de nós sugeriu que fôssemos para a fila de prioridades por causa do nosso filho. Quando ele tinha uns 3 anos e ia no carrinho eu ainda entrava nessa fila, mas com quase 5 anos eu já acho que não cabe mais ter prioridade.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 27, 2016 11:29 am
Bom saber! Realmente nunca tinha pensado nisso! Acho que em muitas vezes vale o bom senso mas é bom saber como são a regras de acordo com a lei! rs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 03, 2017 10:51 am
A GOL tem anunciado sempre antes do embarque que crianças de até 2 anos têm prioridade.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio