Reembolso da taxa de embarque em caso de cancelamento da passagem aérea

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Jul 05, 2016 3:29 pm
Imagem

Cancelar uma passagem aérea, principalmente se for uma viagem de lazer, é sempre ruim. Dependendo das regras da tarifa, você poderá não ter direito a nada, mas é importante lembrar que as taxas de embarque devem ser reembolsadas pela companhia aérea. Você paga as taxas para o aeroporto, portanto se não voou, não há necessidade de pagá-las.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reforçou, junto às companhias aéreas brasileiras, a garantia do direito que os passageiros têm referente ao reembolso da tarifa de embarque.

Com a medida, a ANAC pretende facilitar que o reembolso seja efetuado em até 30 dias, conforme prevê a Portaria nº 676. Se for do interesse do passageiro, a empresa poderá oferecer, em vez do reembolso, créditos em programas de milhagem, ou outras vantagens em próximas compras, desde que ambos estejam de acordo. O direito é válido para os passageiros que compraram bilhetes para voos domésticos e internacionais, com origem no Brasil.

É importante lembrar que a empresa aérea não tem a obrigação de fazer o reembolso caso o passageiro tenha interrompido a viagem no aeroporto de conexão, nos casos em que o voo não é direto.

No caso do reembolso devido, a empresa terá que fazê-lo de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra do bilhete. Ou seja, se o passageiro realizou a compra da passagem em dinheiro, esse é o meio pelo qual o reembolso deverá ser efetuado. Se a passagem aérea foi financiada no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão.

A tarifa de embarque não pode compor eventuais valores cobrados em caráter de multa no momento do cancelamento do voo pelo passageiro. A tarifa de embarque é a única paga pelo passageiro e tem a finalidade de remunerar a prestação dos serviços, instalações e facilidades disponibilizadas pelo operador aeroportuário aos passageiros.

Fique de olho e exija seus direitos.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 05, 2016 3:55 pm
Crédito em milhas coisa nenhuma, quero o estorno em dinheiro!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Jul 05, 2016 5:42 pm
Ainda mais agora que as taxas de embarque de voos internacionais pra argentina estão quase pelo preço da passagem...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 05, 2016 5:50 pm
É mesmo. Emiti GIG-EZE-GIG para minha mãe e foram quase R$400,00.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Jul 05, 2016 5:57 pm
Sim, está surreal. Tenho família lá, vi uma passagem em promoção outro dia e fui comprar.
Quando fui pagar, também me espantei...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 05, 2016 7:12 pm
Uma vez emiti uma passagem interna na Europa. Eu queria apenas a ida, mas o trecho ida/volta estava mais barato, por isso acabei optando por ele.

A volta, claro, deu no show, e pelas regras da passagem eu já sabia que não teria reembolso. Mas entrei em contato com a Lufthansa que num primeiro momento não quis reembolsar, mas depois que ameacei ir na ANAC eles reviram o posicionamento e devolveram o valor das taxas.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jul 06, 2016 6:00 am
Eu estou boicotando viagens à Argentina por conta da taxa do aeroporto. ...nem se a viagem for grátis eu vou...é uma pena mas a taxa é um assalto, uma agressão às finanças das pessoas e um roubo legalizado. ..é uma pena porque adoramos Buenos Aires....
Já voltando ao tema do tópico, o sistema do Smiles devolve a taxa aeroportuária no momento que vc cancela a passagem....ele faz a conta aplicando a multa pelo cancelamento e estornando a taxa...o resultado vai gerar um crédito ou débito no seu cartão de crédito. ...muito eficiente o sistema deles que eu acho o melhor do mundo em termos de funcionalidades, com exceção da pesquisa de disponibilidade que é feita dia a dia...um porreiro. .
Será que é para dificultar a emissão? ????

RafaMel Mensagens: 551
Qua Jul 06, 2016 9:54 am
Uma dúvida, emiti passagens em milhas TAM, se eu cancelar eles devolvem, além das taxas de embarque, as milhas?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jul 06, 2016 9:56 am
Sim...
O ruim na TAM é a taxa de cancelamento para devolução de milhas (em voos internacionais): US$ 200.00 por passageiro... um roubo, assalto, sequestro de sua grana, atentado ao princípio da razoabilidade e uma exacerbação ao princípio da roubabilidade....





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio