Portadores de necessidades especiais podem precisar de acompanhamento em viagem de avião, por isso a ANAC determina que seja concedido um desconto.
Veja o que diz a resolução no. 9, em seu artigo 47:
Cada companhia aérea tem as suas regras e um procedimento próprio, então enviamos e-mail a algumas delas perguntando sobre o procedimento.§ 1º. Na hipótese da empresa aérea exigir a presença de um acompanhante para o passageiro com deficiência, deverá oferecer para o seu acompanhante, desconto de, no mínimo, 80% da tarifa cobrada do passageiro com deficiência. § 2º O acompanhante deverá viajar na mesma classe e em assento adjacente ao da pessoa com deficiência.
Veja a resposta da Avianca:
Veja a resposta da LATAM Airlines Brasil:Todos os procedimentos e documentos necessários para realizar a compra deste tipo de bilhete você pode encontrar no link abaixo:
http://www.avianca.com.br/informacoes_sobre_viagem/prepare_sua_viagem/portadores_de_necessidades_especiais#acompanhante" onclick="window.open(this.href);return false;
Veja a resposta da Azul:Quais são os procedimentos adotados para a compra dessa passagem aérea por PNAE, seja nacional ou internacional?
A LATAM Airlines Brasil esclarece que segue as normas da resolução 280 da ANAC e, mediante a solicitação de serviço no momento da compra dos tickets, oferece atendimento especial ao Passageiro com Necessidades de Assistência Especial (PNAE). As passagens podem ser adquiridas pelo site, central de vendas (4002-5700, capitais, e 0300-5705700, todo o Brasil) e lojas da empresa. Para atendimento ao deficiente auditivo, a companhia disponibiliza um canal exclusivo: 0800-555-500.
Nos aeroportos, seguindo a mesma resolução, a companhia fornece atendimento e assistência especial para passageiros com necessidade de assistência especial. Em casos de deficiência visual e auditiva e de mudez, é necessário solicitar a assistência com 48 horas de antecedência ao horário de partida do voo, caso o passageiro opte por viajar sem acompanhante. Ainda de acordo com a Resolução 280, a companhia também permite que todos os passageiros que necessitam de cão guia de acompanhamento levem o seu animal na cabine da aeronave.
Toda a frota da companhia é equipada para receber pessoas com necessidade de atendimento especial, conforme a Resolução 280.
Qual é o desconto que a companhia aérea oferece para o acompanhante?
Sobre a necessidade de um acompanhante, também de acordo com a Resolução 280 da ANAC, é exigida uma pessoa para acompanhar sempre que o passageiro tiver impedimento de natureza mental ou intelectual, o qual não possa compreender as instruções de segurança de voo, e sempre que ele não possa atender as suas necessidades fisiológicas sem assistência de outra pessoa.
Neste caso, deve ser encaminhado um MEDIF, sujeito a validação da área médica da empresa. O acompanhante, por sua vez, deve ser maior de 18 anos e capaz de atender às necessidades do passageiro durante todo o voo. Para que possa auxiliar o passageiro, o acompanhante será acomodado no assento ao lado, conforme regras e condições estabelecidas na norma.
Seguindo as regras do setor, a empresa ainda dá a possibilidade de um familiar acompanhar o passageiro durante o voo com um desconto no ticket estabelecido por lei.
O desconto para o acompanhante será concedido após análise do departamento médico da LATAM Airlines Brasil. Sendo confirmada a necessidade do acompanhante, será concedido o desconto de 80% na passagem, tendo como base a tarifa paga pelo passageiro com necessidades especiais (as taxas de embarque são cobradas normalmente).
A aquisição da passagem do acompanhante deverá ser efetuada somente após o recebimento da autorização de desconto.
Mais informações podem ser encontradas no site da LATAM Airlines Brasil, no seguinte link:
https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/necessidades-especiais/passageiros-com-necessidades-medicas" onclick="window.open(this.href);return false;
Veja a resposta da Delta Air Lines:- No caso dos clientes que precisem de acompanhamento em uma viagem por quaisquer motivos que envolvam saúde e mobilidade, é necessário acessar o modelo do formulário MEDIF em nosso site. Ele deve ser baixado e preenchido pelo médico pessoal, indicando a necessidade de um acompanhante.
- O formulário preenchido deve ser enviado para o e-mail do Departamento Médico da Azul - [email protected] ( também divulgado no site). O prazo para análise é de no mínimo 72 horas. Portanto, o Cliente deve realizar o pedido com no mínimo 72h de antecedência em relação a data da viagem.
- Sendo aprovado o embarque do cliente junto ao seu acompanhante, a reserva deste acompanhante é criada com 80% de desconto sobre a tarifa paga pelo cliente que precisa de acompanhamento.
- Se cliente tiver cadastro no Programa TudoAzul, poderá pagar também com Pontos ou Pontos+dinheiro (a sua passagem), porém o desconto para acompanhante somente será aplicado sobre o valor pago em dinheiro.
Veja a resposta da United Airlines:Quando um passageiro liga para o Atendimento ao Cliente ou para a Central de Reservas da Delta solicitando uma tarifa de acompanhante, a companhia aérea confirma se o passageiro atende aos requisitos da lei brasileira, o que pode incluir perguntas sobre deficiências do passageiro. Caso ele atenda aos requisitos da lei sobre esse tipo de limitação, a Delta oferece ao acompanhante um desconto na tarifa de 80%, conforme exigido pela legislação local.
Veja a resposta da British Airways e Iberia:A United Airlines cumpre com todas as resoluções da ANAC, inclusive a resolução nº 280 na sua íntegra. Para mais informações, consulte a página em português para clientes com necessidades especiais partindo ou chegando a um aeroporto no Brasil: https://www.united.com/web/pt/content/medical-information.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
Para saber aonde encontrar esta informação em nosso site, encontra-se no rodapé um link para todas as informações exigidas pela ANAC.
Veja a resposta da GOL:Existe um desconto para o acompanhante do passageiro com necessidade especial, porém um formulário enviado pelo call center deverá ser preenchido pelo médico do passageiro, depois este formulário será avaliado pelo médico da BA para aprovar o desconto. O desconto é de 80% aplicado na classe tarifaria comprada, e este serviço/desconto deve ser solicitado no mínimo 72 horas antes da data do voo.
Não é possível realizar este serviço através do site, somente na central de reservas.
Ainda aguardamos o retorno de algumas companhias aéreas.Para que a viagem possa ser tranquila e prazerosa para esse passageiro, a GOL recomenda que o médico pessoal do cliente preencha e assine o formulário MEDIF. O objetivo da apresentação do documento à companhia é comprovar a condição especial do paciente e garantir que receba um atendimento diferenciado por parte dos colaboradores e tribulação.
Abaixo, alguns exemplos de casos em que o formulário deve ser preenchido e apresentado à companhia antes do voo:
• Doenças com risco de contágio;
• Quando o passageiro tiver o risco de desenvolver, durante o voo, comportamento ou condição física que coloque em risco a segurança de outros clientes ou da tripulação;
• Clientes que precisem de atenção médica ou equipamentos especiais para manter sua saúde durante o voo (por exemplo: oxigênio ou maca);
• Casos em que a condição médica do passageiro possa se agravar durante ou por causa do voo ou necessite de acompanhamento/tratamento médico a bordo;
• Viajantes que precisam permanecer com o assento reclinado durante todo o voo, inclusive durante a decolagem e pouso.
É importante reforçar que o transporte de clientes em alguma dessas situações está sujeito a autorização prévia do departamento médico da GOL, que usará como base as informações sobre as condições físicas e mentais fornecidas pelo próprio cliente (via MEDIF).
A regulamentação da ANAC permite que a companhia não autorize o embarque, caso os critérios para o preenchimento e apresentação do formulário não forem atendidos. Esse procedimento evita riscos à segurança e à saúde do cliente e dos demais passageiros.
Acompanhante
A GOL concede o benefício de 100% de desconto na passagem de um acompanhante, em situações em que o passageiro necessita de cuidados e precisa, obrigatoriamente, viajar acompanhado.
A companhia conta com essa iniciativa para garantir a segurança desse e de todos os clientes, inclusive os que tenham necessidades especiais. Para que o desconto seja concedido, além do preenchimento do formulário MEDIF, é necessário que seja comprovada a obrigatoriedade do auxílio de outra pessoa ao cliente durante o voo. É importante lembrar que a pessoa que fará esse acompanhamento precisa ser capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do outro passageiro.
Veja exemplos de casos em que o acompanhante é obrigatório:
• Viagem com maca;
• Necessidade de atenção médica durante o voo;
• Passageiro com dificuldade de compreender ou responder adequadamente às instruções de segurança, como deficiência intelectual, por exemplo;
• Se o cliente não for capaz de sair sozinho do avião em uma situação de emergência;
• Pessoas com deficiência auditiva ou visual grave, que o impeça de se comunicar com os colaboradores;
E você, já precisou solicitar o formulário MEDIF? Em qual companhia aérea? Gostou do procedimento? Conte para nós a sua experiência!
Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura
Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST
Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA