Qual é a multa para cancelar uma passagem aérea?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
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falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Nov 13, 2017 8:58 am
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Quando recebemos o e-mail com o e-ticket, comprovando que a passagem aérea foi emitida, é uma festa. A sensação é de que a viagem realmente vai acontecer e os preparativos, como reservar um hotel, alugar um carro ou comprar os ingressos, podem começar. Infelizmente algumas vezes acontece um problema e é preciso cancelar a passagem aérea ou alterar as datas. Esse cenário sempre é ruim, pois você comprou aquela passagem geralmente em promoção, que tem várias restrições.

Sempre que é necessário alterar uma passagem você terá:
- Que pagar taxa de alteração (exceto em algumas tarifas, aquelas bem mais caras, que você geralmente nunca compra);
- Que arcar com a diferença tarifária.

Leia também: Com qual antecedência devo comprar minha passagem aérea?

Diferença tarifária é a diferença entre o valor que você pagou pela sua passagem aérea e o valor do novo voo para o qual você deseja trocar. Se você der sorte a diferença tarifária pode não existir. Em alguns casos é possível também que a passagem tenha abaixado de preço.

O valor da taxa depende de empresa para empresa, mas geralmente é alto e cobrado em dólares (voos internacionais) e reais (voos nacionais). Todas as companhias aéreas precisam especificar esses valores no momento da compra. Se você estiver comprando através de uma agência de viagem essa informação também deve ser clara.

Se você precisa cancelar a passagem aérea antes de 24 horas depois de comprada, o cancelamento é gratuito, em virtude da nova regulamentação da ANAC.

Leia também: Passagem aérea mais barata na agência de viagem do que na companhia aérea

Existe alguma forma de não pagar pela alteração?

Sim, existe. É preciso um pouco de sorte, torcendo para que a companhia aérea mude os seus voos. Se ela alterar, é obrigada pela ANAC a fazer o cancelamento ou alteração para um voo que o passageiro deseje sem custos. Como os voos acabam sendo alterados com frequência, principalmente para quem emite com boa antecedência, as chances são grandes. Se você quiser realmente cancelar a passagem aérea vale a pena esperar até o último momento.

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Como ter certeza dos valores?

Para ter certeza absoluta de quanto você pagará só há um caminho: ligar para a companhia aérea. Apenas ela saberá com exatidão o valor da taxa e o valor da diferença tarifária, por isso você precisa ligar. Se você emitiu através de uma agência (física ou on-line) a solicitação deve ser realizada através deles e não diretamente com a companhia aérea.

Boa sorte!

E você, já precisou cancelar uma passagem aérea? Achou os valores caros? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
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Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Nov 13, 2017 11:24 am
Se a passagem tiver de ser cancelada por motivos médicos, devidamente comprovados por exames e atestados, é possível pedir o afastamento da multa.

isopor Mensagens: 178
Seg Nov 13, 2017 4:57 pm
Dois casos recentes:

A American Airlines não me permitiu remarcar ou cancelar a passagem por motivos médicos, mesmo se tivesse havido internação hospitalar. O cancelamento custava o valor da passagem (isso depende da passagem adquirida, claro).

Noutro caso, a Gol me permitiu a remarcação sem custos para toda a família que ia viajar junto (um de nós foi internado). O atendimento da Gol me impressionou.

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Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Nov 14, 2017 7:58 am
Isopor, pelo visto as Cias não tem um padrão.

Um amigo teve que cancelar uma viagem em Junho por motivos médicos, pois a esposa estava com hepatite.

Ele enviou o atestado e os resultados de exames para a agência de viagem, que encaminhou para a American Airlines. E apesar de terem demorado 2/3 meses para se posicionar, devolveram integralmente o dinheiro.

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zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 14, 2017 1:40 pm
FDV:...
Quando a passagem aérea for comprada pela internet, o direito ao cancelamento é de 7 dias, pelo direito de arrependimento previsto no CPC... e o motivo que o consumidor vai alegar é este: arrependimento...
Para evitar problemas de interpretação, os 7 dias devem ser contados à partir (isto é, inclusive) do dia que o consumidor fez a compra.. ou seja, comprou a passagem na quinta-feira, então pode cancelar até a próxima quarta-feira...
A Convenção de Montreal, basicamente estabelece parâmetros para indenizações, de CUNHO MATERIAL, no caso de atrasos/mudanças/cancelamentos de voos, extravio/atraso/dano físico de bagagens (incluindo o conteúdo)....
Já DANO MORAL não é recepcionado por esta convenção, e continua sendo aplicado o CDC e toda nossa jurisprudência....
No tocante ao cancelamento de viagens pelo consumidor, qq resolução da ANAC tem apenas o condão de garantir direito mínimos (claro, sendo ANAC, só dá mesmo para esperar coisas mínimas para nós)...
O fato da resolução da ANAC garantir que até 24 horas é sem multa, não quer dizer que se cancelar no 7º dia não vai poder pedir o cancelamento...este é garantido pelo CDC...
E, em princípio, nem precisa acionar judicialmente: usa o site do http://www.consumidor.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false; (dica daqui de vocês), que resolve de boa..

edulmartins Mensagens: 219
Qui Nov 23, 2017 10:57 pm
Pessoal, boa noite.

Hoje tentei cancelar uma passagem da minha esposa dentro do prazo de 7 dias com American e não aceitaram realizar o reembolso integral citando a nova resolução da ANAC de apenas 24 horas e se passaram 6 dias.

Mesmo assim pedi para cancelar o itinerário e atendente disse que meus valores ficarão disponíveis no prazo de um ano para utilização e será cobrada uma taxa de 300 dólares pra remarcação.

Já fiz uma reclamação formal no site da AA solicitação o reembolso integral baseado no CDC.

Gostaria de saber a experiência de vocês nesses casos.
As empresas estão negando o direito do CDC neste primeiro contato através do SAC mas depois fazem com reclamação formal citando o prazo de 7 dias do CDC?

Ou será necessário acionar o órgão de defesas do consumidor (Procon, Consumidor.gov) e eventualmente a justiça.

Obrigado.





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