American Airlines: Voo atrasado / Voo perdido - O que fazer?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
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falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sáb Jun 25, 2011 11:56 pm
American Airlines: Voo atrasado / Voo perdido - O que fazer?

Ontem aconteceu algo inédito conosco: Um dos nossos voos sofreu 4 horas de atraso e perdemos a conexão para o voo seguinte. É algo que pode acontecer sempre, mas nós sempre tivemos sorte e incrivelmente nunca passamos por algo assim. Para viajantes frequentes as chances de problemas assim são maiores, mas isso pode acontecer com qualquer um.

O que fazer nesses casos? Primeiro de tudo você deve sempre acompanhar o status do voo nas diversas TV's espalhadas pelo aeroporto. Se houver atraso, mudança de gate e cancelamento, irá aparecer lá. Nós sempre solicitamos para receber os avisos por e-mail e checamos constantemente no iPhone. Foi assim que descobrimos a mudança de horário.

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Nosso voo sairia de Orlando para Miami, mas nosso destino final era a Filadélfia e não o Brasil. Mas haviam diversos brasileiros neste mesmo voo, indo para o Brasil.

O tempo na Flórida, nos meses de junho/julho/agosto, costuma ser muito chuvoso. Acontecem fortes chuvas, as chamadas chuvas de verão, igual temos no Brasil. E isso pode afetar os aeroportos. O Aeroporto de Miami foi prejudicado com isso e ficou fechado por algum tempo. Com um dos principais HUBs da American Airlines fechado, o caos toma conta de tudo.

Ao olharmos para a TV, notamos que o nosso voo em específico estava tendo um atraso bem superior aos outros voos para Miami.

Os funcionários alegavam que o Aeroporto de Miami estava fechado. Mas como isso era possível se o voo antes do nosso saiu (com atraso, mas saiu) e o após o nosso estava no horário? Havia algo estranho!

A hora foi passando, passando... O voo deveria decolar às 19:05 e de tempos em tempos o horário era alterado. Ficou claro para nós que havia um problema no avião, pois só o nosso voo estava sendo alterado, mas os funcionários não falavam isto.

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Como trocar o voo seria complicado, principalmente por conta das malas, resolvemos esperar. Nosso bilhete era em primeira classe e, se trocássemos, provavelmente viajaríamos em econômica, pois os voos estavam cheios.

Por volta das 20:00 os brasileiros começaram a ficar desesperados, grande parte de juntou ao redor do balcão da American Airlines e ficaram tentando alterar os voos. Alguns mudaram para o voo das 21:00, que neste momento estava com apenas 10 minutos de atraso. Mas, quem mudou, vai ficar sem as malas no Brasil, pois vale o que consta na etiqueta e a mesma não pode ser alterada.

Os funcionários da American Airlines começaram a mudar primeiramente os voos que iam para o Rio de Janeiro, depois Brasília e São Paulo. Era uma confusão só... Teve até uma certa discussão.

Nós entramos no site oficial do Aeroporto de Miami para checar nosso próximo voo. Ele atrasou 20 minutos, mas decolou. Era o último voo do dia com destino a Filadélfia, então fomos a um outro balcão (onde não estavam os brasileiros), para remarcar nosso voo para o dia seguinte. Como foi culpa da companhia aérea, a mudança é realizada sem custos.

Primeiro a funcionária ofereceu um voo da US Airways, no dia seguinte às 6:00. Não concordamos em não voar American Airlines e também em voos muitos cedos. Ela ofereceu então um voo American Airlines, saindo às 8:45. Como também precisaríamos acordar muito cedo, e chegaríamos em Miami de madrugada, também não aceitamos. Então ficamos com a terceira opção oferecida, um voo da American Airlines saindo às 14:55.

Perfeito!

Voo alterado? Partimos para outro processo: Alterar as reservas do hotel e do carro.

Ligamos para o Marriott, explicamos a situação e em menos de 3 minutos o funcionário retirou uma noite da nossa reserva e manteve o resto igual, simples assim!

Com a Hertz foi diferente, pois nós entramos no site e fizemos uma nova reserva. A antiga foi automaticamente cancelada e sem custos. Nada estava pago.

É importante você SEMPRE entrar em contato com as empresas nas quais tem reservas. Caso você não o faça, poderá ter suas reservas canceladas e dor de cabeça.

O avião que nos levaria para Miami finalmente chegou. Os passageiros desembarcaram e em torno de 15 minutos depois nós fomos convidados a embarcar. Um recorde!

Já eram 23:00 quando embarcamos. O food voucher, para alimentação, só é fornecido após 4 horas de atraso.

Dentro do avião escutamos de um comissário: "Nunca vi um avião tão sujo". Claro, não houve tempo de limpar. Eles correram contra o tempo, fizeram tudo rápido para irmos a Miami.

Perguntamos ao comissário: "Onde pegamos o voucher para o hotel em Miami?".
A resposta: "Eu não tenho a menor idéia, Miami está uma bagunça".

Chegamos em Miami e íamos caminhando para o Customer Service. No caminho vimos a fila do 'Rebooking Center', com mais de 50 pessoas esperando para serem atendidas.

Enquanto caminhávamos passou um funcionário da American Airlines e pedimos a ajuda. Explicamos o que houve, ele pegou nossos cartões de embarque, nos pediu para sentar e esperá-lo. Disse ainda que se o problema do atraso voo fosse devido as condições climáticas, não haveria voucher para o hotel. Como o problema foi realmente do avião, esperamos menos de 10 minutos e ele chegou com 3 vouchers.

1) Voucher para o Hotel DoubleTree em Miami.

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2) Voucher para o jantar, no valor de U$20.00 para duas pessoas.

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3) Voucher para o café da manhã, no valor de U$10.00 para duas pessoas.

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Precisamos comentar sobre os valores do voucher? Ainda mais que comeríamos no hotel, pelo horário. Com U$30.00 janta-se bem no Olive Garden, por exemplo, mas não em um hotel.

Saímos do terminal e ficamos esperando o shuttle gratuito, que todos os hotéis na região do aeroporto oferecem gratuitamente.

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Vimos diversos shuttles passando, mas nada do nosso. Esperamos menos de 10 minutos e ele chegou. Embarcamos então para o hotel, em um trajeto de 10 minutos.

Dica: Ao sair do terminal, ande no contra-fluxo dos carros. Assim você pegará o shuttle antes dos outros passageiros e evitará lotação. Se lotar, você terá que esperar pelo próximo e não será rápido.

Chegamos no hotel, fizemos rapidamente o check-in e fomos para o quarto. Pedimos o serviço de quarto e, no total, foram U$40.00. Ou seja, tivemos que pagar o resto do nosso bolso.

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Em breve colocaremos a resenha dele no ar. O hotel era bom. 3 estrelas, mas bom!

No dia seguinte pegamos o shuttle de volta para o Aeroporto de Miami, embarcamos em nosso voo no horário e finalmente chegamos na Filadélfia, com um atraso de 18 horas. Uma das malas não chegou. Era 3, chegaram apenas 2. A outra mala chegou no dia seguinte. Recebemos um telefonema para confirmar o endereço e depois outro, automático, informando que a mala havia sido entregue na recepção. Serviço perfeito!

Problemas podem acontecer com qualquer companhia aérea, mas devem ser contornados. A American Airlines resolveu nosso problema, nos colocou em um bom hotel. Ponto negativo apenas para o food voucher, de valor muito baixo.

E você, já teve problemas com atrasos, cancelamentos e perda de voos na American Airlines? Como foi o procedimento? O que você recebeu? Conte para nós a sua experiência!
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legal03 Mensagens: 136
Sex Jul 01, 2011 10:45 am
No meu voo JFK-LAS houve um atraso de 6 horas.
Mas ficou naquela coisa chata: o voo era às 7, aí disseram que seria às 9, depois às 11, aí jogaram para as 15, para depois recuar e finalmente confirmá-lo para as 13h.
Teve uma galera que ficou iradaça, afinal o voo era num sábado de manhã e os americanos que estavam indo provavelmente só ficariam o fim de semana em Vegas. Portanto, não queriam perder um minuto.
A atendente disse que a aeronave estava em manutenção e que só a liberariam qdo estivesse 100% segura.
Felizmente, apesar do atraso, o voo aconteceu e não houve maiores prejuízos, principalmente por causa do horário do voo.

Alguns dias depois, a AA enviou um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido e, como compensação, concederam 5 mil milhas no AAdvantage.
Fiquei bastante satisfeito com o retorno da empresa.
Mas e pra quem não tinha conta AAdvantage? Será que ganhou algum crédito ou ficou a ver navios?

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 01, 2011 11:28 am
Provavelmente ficou a ver navios. Se não tem AAdvantage não é passageiro frequente e a empresa não deve se preocupar muito.
Neste meu caso nada de milhas como desculpa.





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