Posso cancelar minha passagem aérea?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Fev 28, 2013 10:13 am
Imagem

Nada pior do que os imprevistos, principalmente quando se trata de viagem. Infelizmente eles sempre acontecem e podem fazer com que você seja obrigado a cancelar sua viagem.

É possível cancelar a passagem aérea? Sim, é. Cada bilhete aéreo é emitido com regras específicas, dependendo da classe tarifária. O que isso quer dizer? Que cada caso é um caso e não é possível saber exatamente as penalidades desta operação.

Existem tarifas que são passíveis de cancelamento ou alteração sem multa, porém são aquelas mais caras, que normalmente só 1% das pessoas compram. E normalmente são as empresas, para seus executivos.

Os viajantes comuns normalmente emitem a passagem aérea mais barata. E passagem aérea promocional pode ter muitas restrições, inclusive uma multa de 100% do valor pago em caso de cancelamento. É péssimo, mas pode acontecer.

Em outros casos você sempre pagará uma multa e ela nunca é barata. O valor exato dependerá da classe tarifária e da companhia aérea. Para ter certeza você deve entrar em contato com a central de atendimento da sua companhia aérea ou com seu agente de viagem.

Evite ao máximo emitir uma passagem aérea caso você não tenha certeza que poderá viajar. O prejuízo pode ser grande, por isso é melhor esperar um pouco mais para ter certeza e minimizar os riscos.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Fev 28, 2013 10:24 am
Em novembro passado comprei uma BSB-FLL-BSB com a Avianca e em caso de cancelamento eu não teria reembolso nenhum. Valor total das passagens R$ 3.200,00.
Surgiu uma oportunidade de mudança de planos da viagem, mas por causa dessa regra tive de desistir.
Sei que se tivesse entrado na justiça essa regra ia para o espaço porque não é nada razoável uma empresa ficar com todo seu dinheiro quando você cancela uma passagem com 1 mês de antecedência, por exemplo. Mas prefiri não entrar na briga.

viajante Mensagens: 1090
Qui Fev 28, 2013 10:46 am
E aquele artigo do CDC, sobre compras não presenciais poderem ser canceladas integralmente, sem ônus para o comprador, em caso de arrependimento em até 7 dias corridos. Não se aplica?!

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Fev 28, 2013 11:02 am
Acho que sim. Mas no meu caso já tinha passado esse prazo, mas mesmo assim estávamos a 30 dias da viagem.
Outro agravante é que eu teria de processar o ExpediaBR já que foi lá que comprei.

Só para ajudar quem precisou cancelar ou mudar passagens tenho uma experiência de 2011.
1. Comprei passagens na AA com bastante antecedência.
2. 15 dias antes da viagem vi que outros voos na AA para o mesmo lugar estavam bem mais baratos.
3. Liguei na Central de atendimento e mesmo com as taxas de remarcação a diferença tarifária gerou vouchers de USD 350 com validade de uso de 1 ano.
4. Passou um ano e eu não consegui utilizar os vouchers.
5. A AA não quis reembolsar, não quis revalidar os vouchers e não permitiu que eu passasse para outra pessoa.
6. Fui no juizado especial que tem no aeroporto BSB e na conciliação a AA disse que não podia fazer nada.
7. Abri o processo e quando a AA foi notificada, antes do julgamento, um advogado entrou em contato perguntando se eu queria entrar em acordo.
8. Fechei o acordo, que era o reembolso em reais do valor total dos vouchers e o caso foi encerrado.
9. Depositaram em 7 dias o valor após o acordo.

Fica a dica para quem estiver com vouchers AA.

viajante Mensagens: 1090
Qui Fev 28, 2013 12:13 pm
Ótimo relato. Muito tempo entre dar entrada e o advogado ligar para o acordo?!

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Fev 28, 2013 1:19 pm
Creio que foi uns 40 dias.

viajante Mensagens: 1090
Qui Fev 28, 2013 1:51 pm
Legal. É bem medonho estas empresas: Seguram até onde podem e depois oferecem o acordo.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Fev 28, 2013 2:02 pm
Seguraram e gastaram mais a meu ver já que o advogado não saiu de graça.
Se eu não insistisse teria jogado fora 350 obamas. E olha que em MIA eu tentei usar os vouchers para pagar excesso de bagagem na AA e eles não aceitaram.
Além disso o pessoal da AA em BSB é de uma empresa terceirizada e não têm autonomia nenhuma para resolver problemas.

viajante Mensagens: 1090
Qui Fev 28, 2013 4:23 pm
Entendo, se todos fossem assim (de ir atrás de seus direitos) as coisas seriam um pouco melhores.

epicorj Mensagens: 278
Qui Fev 28, 2013 8:48 pm
Com 7 dias eles tem que devolver o dinheiro integralmente. Em 2011 dei uma passagem para meu afilhado, custou algo em torno de rs 3.000 ( achei bem salgado), mas como tinha prometido dar... Gigx mia. 2 dias depois a passagem estava rs1.700 . Liguei para TAM solicitando a devolucao da diferenca... Mas a Atendente falou que nada podia fazer. Falou que eu teria que cancelar e comprar novamente e pagar a multa. Mandei e-mail para o presidente, reclame aqui e etc... Sempre aquelas respostas automaticas, dizendo que a as cias. Aereas nao se enquadravam no codigo de defesa do consumidor.... Eu tive entao que entrar com uma acao no pequenas causas para reaver a multa. O juiz alem de mandar me devolver a multa, ainda me deu rs1000 por danos morais...





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio