Posso embarcar no avião na minha conexão?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Ter Abr 09, 2013 2:48 am
Imagem

A pergunta é complicada e no primeiro momento pode parecer algo louco, mas não é. Tem fundamento, principalmente para quem busca encontrar os menores valores. Para explicar o que a pergunta significa é melhor darmos um exemplo prático.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

A American Airlines está com uma promoção para Miami por US$500, mas saindo de São Paulo. Esse voo fará conexão no Rio de Janeiro antes de continuar até Miami. Ao cotar a passagem saindo direto do Rio de Janeiro o valor sobe para US$800. Então você logo pensa que pode emitir a partir de São Paulo e embarcar apenas no Rio de Janeiro.

É possível embarcar na minha conexão?

No passado, isso não era possível. Se você desse o no-show no primeiro trecho, automaticamente todos os demais trechos da viagem eram cancelados. Porém, a ANAC mudou a resolução, passando a permitir o no-show, desde que se avisado para a companhia aérea até o horário previsto para a decolagem.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

Veja o que diz a ANAC:
O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida.
Essa é a Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil.

Antes: não era possível embarcar na conexão.
Agora: é possível embarcar na conexão, se avisado.

Na volta, por exemplo, caso o último trecho seja para São Paulo e você queira descer no Rio de Janeiro, poderá fazê-lo e mesmo que não avise não haverá problemas, afinal, é o último trecho da passagem aérea.

E você, já conseguiu embarcar na conexão? Como fez o procedimento? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dronconi Mensagens: 1372
Ter Abr 09, 2013 12:05 pm
Uma duvida se alguem puder ajudar, estou vendo para emissao pela Iberia para Miami, pela AA porem nao encontra de jeito nenhum, encontrei um voo que vai para de GRU para MIA e de MIA para Dallas, minha pergunta é em MIA vou ter que refazer o check in e pegar as malas e despacha-la outra vez ? Posso ficar em Miami sem prosseguir para Dallas ? Na volta eu compro um voo interno que é barato e vou para Dallas rs.. pois o voo de volta é Dallas Direto para GRU .

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Ter Abr 09, 2013 12:09 pm
ACHO que se tiver tudo no mesmo localizador, é cancelado o da volta também.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Ter Abr 09, 2013 12:40 pm
Irão cancelar todos os trechos restantes. O que vc pode fazer, é ligar para a companhia e dizer que houve um imprevisto e que terá que fazer um dos trechos de carro, pedindo para cancelarem aquele trecho, algumas companhias costumam permitir.

Mas nunca vi uma companhia permitir o embarque inicial em outro local, como sitado no post. Eles não permitem que vc cancele o primeiro trecho tanto da ida como da volta.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Abr 09, 2013 2:05 pm
Gabriel, uma dúvida:
Você disse que se na volta você quiser descer, tudo bem, mas neste caso como ficarão as suas bagagens, se estiver no porão, vão prosseguir até o destino final, não é?

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Ter Abr 09, 2013 4:28 pm
Mas vc precisa pegar suas malas para fazer receita/polícia federal, não?

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Ter Abr 09, 2013 4:42 pm
A dúvida é essa: tem como abandonar a perna final do vôo, e fazer com que sua bagagem também seja desembarcada??

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Abr 09, 2013 9:38 pm
Gobbato, o que o Gabriel quis dizer é que isso é possível no caso de seu destino final no Brasil não for o mesmo do primeiro aeroporto de entrada em território nacional.
Ex: MIA-GRU-POA
Você fará imigração e alfândega em GRU, logo, uma vez com as malas na mão, basta não redespacha-las e ficar em GRU ao invès de seguir para POA.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Ter Abr 09, 2013 11:53 pm
É, na maioria das vezes a alfandega é feita no primeiro local de descida no Brasil, mas quando se trata de Rio e São Paulo, as vezes é diferente. Já vim em voos onde o destino final era o Rio e a primeira escala era SP, aí não peguei as malas que foram direto e não fiz alfândega em Sp, só no Rio. Fui impedido até de comprar no Free shopping de São paulo, por ser conexão.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Abr 10, 2013 12:27 am
Esclarecido! Tks ;)





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio