Posso tocar no comissário de bordo?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Fev 19, 2014 10:47 am
Imagem

O brasileiro tem por hábito tocar nos outros, seja conhecido ou não, principalmente quando quer falar algo. Quando voamos de avião esse hábito é usado para chamar o comissário de bordo, mas nem sempre é bem recebido pelo mesmo, principalmente se for de outra nacionalidade.

Se alguém desconhecido chegar te tocando, te cutucando, convenhamos que não é uma situação das mais agradáveis. Por isso é bom evitar.

Para chamar o comissário você tem um botão em seu assento. Caso ele esteja próximo você pode chamá-lo de outras maneiras ao invés de tocá-lo:
- Por favor.
- Com licença.

Na maioria das vezes você será atendido sem tocá-lo.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Fev 19, 2014 10:49 am
A recíproca também vale.

Uma amiga minha foi comissária da TAM. A orientação que eles recebiam no treinamento era não tocar nos passageiros.

Exemplo: se o passageiro derramou bebida ou comida na roupa, eles dão um guardanapo, mas não ajudam a limpar.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Fev 19, 2014 2:18 pm
Quando voei no A380 da Lufthansa, tinham muitas comissárias que até davam vontade de tocar ...

capsj Mensagens: 2372
Qua Fev 19, 2014 4:04 pm
Hahahajahahahahahajajajajjaah.......


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

alexoshiro Mensagens: 24
Qua Fev 19, 2014 4:14 pm
Já vi comissário da Lufthansa dando piti no meio do serviço de bordo porque alguém cutucou nele. Na ocasião ele estava servindo o jantar e uma pessoa cutucou nas costas dele para pedir algo e ele começa a gritar em inglês: nunca me toque! Jamais! Se quiser algo peça! Então, tirou o avental e como eu estava ao lado escutei o que ele conversava com a colega comissária: isso só acontece na America do Sul, jamais aconteceria na Alemanha.

RobertaGiordano Mensagens: 194
Qua Fev 19, 2014 4:19 pm
Esse hábito de manter contato corporal é muito nosso mesmo..., e isso não é bem visto em outros países..Mas convenhamos que o comissários não foi nada profissional na sua resposta....!!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Fev 19, 2014 4:23 pm
Normalmente o comissário aguenta até certo ponto e chega uma hora que explode, fazendo uma cena assim. Por isso é sempre importante que o viajante brasileiro conheça os hábitos de outras nacionalidades.

Fora do país temos que seguir a cultura local, não a nossa.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Fev 19, 2014 4:37 pm
Outra coisa que nunca se deve fazer: chamar o(a) comissário(a) com gritos de "oh!" ou "psiu!".

Isso é jeito de chamar cachorro.

Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Qua Fev 19, 2014 7:12 pm
Se for da klm tem que fazer psiu em alemão senão elas não atendem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio