Seguro obrigatório para terceiros em aluguel nos EUA?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Ter Jun 16, 2015 11:10 pm
Oi amigos,

Quero discutir com vocês o polêmico seguro "obrigatório" que a maioria das locadoras nos EUA tentam empurrar ao alugar um veículo por lá.

Para mim isso é algo relativamente novo. Sempre aluguei pela Hertz utilizando a facilidade do Gold, onde o veículo está pronto para retirada no estacionamento com o contrato já pronto. Com isso a interação humana é minima, apenas com a pessoa que verifica o contrato na saída do aeroporto.

Mas pelo preço, resolvi testar outras locadoras (Budget, Payless), principalmente por uma promoção excelente com a AA de até 2500 milhas AAdvantage por locação: https://www.aa.com/car?execution=e2s1" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas aí começam os problemas. Sem a contratação do tal "seguro obrigatório" para terceiros (ALI), algumas locadoras nem sequer vão permitir a retirada do veículo. Foi o que aconteceu com um amigo meu na Ace.
Esse seguro muitas vezes duplica ou até triplica o valor esperado em gasto com a locação.

Para tentar esclarecer isso:

Existe seguro obrigatório?
A principal alegação das locadoras é que no estado existe uma lei que exige seguro.
Cospem números de supostas leis, algo que o turista não tem como verificar e acaba virando refém nessa hora.
Abaixo segue o trecho de contrato de locação da Budget em Miami, mas já tive experiencia similar também com a Payless em Las Vegas, NV.

Imagem
Renters/Authorized drivers insurance is primary: Florida Statute 627.7263(2), states the valid and collectible liability insurance and personal injury protection insurance of any authorized rental driver is primary for the limits of liability and personal injury protection coverage required by Sec. 324.021(7) and 627.736 Florida Statutes.
Renter/Auth. drivers INS. CO.
E aí, o que isso quer dizer?
Boa pergunta.

Vamos tentar verificar os tais estatutos citados:

http://www.flsenate.gov/Laws/Statutes/2011/627.7263" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.flsenate.gov/Laws/Statutes/2011/324.021" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.flsenate.gov/Laws/Statutes/2011/627.736" onclick="window.open(this.href);return false;

Para mim isso trouxe mais perguntas que respostas.
Parece de fato existir um requerimento de seguro mínimo (algo similar ao nosso DPVAT), mas se ele se aplica a aluguel de veículos está muito nebuloso.

Um parágrafo em particular parece suportar o que dizem as locadoras:
2. The lessor, under an agreement to rent or lease a motor vehicle for a period of less than 1 year, shall be deemed the owner of the motor vehicle for the purpose of determining liability for the operation of the vehicle or the acts of the operator in connection therewith only up to $100,000 per person and up to $300,000 per incident for bodily injury and up to $50,000 for property damage. If the lessee or the operator of the motor vehicle is uninsured or has any insurance with limits less than $500,000 combined property damage and bodily injury liability, the lessor shall be liable for up to an additional $500,000 in economic damages only arising out of the use of the motor vehicle. The additional specified liability of the lessor for economic damages shall be reduced by amounts actually recovered from the lessee, from the operator, and from any insurance or self-insurance covering the lessee or operator. Nothing in this subparagraph shall be construed to affect the liability of the lessor for its own negligence.
Não sou advogado e muito menos expert em inglês jurídico, mas basicamente diz que se o locatário não tiver seguro, ou se tiver um seguro onde a cobertura é inferior a requerida, a proprietária do veículo terá que assumir o prejuízo em até o dobro do valor requerido para a apólice.

CONTUDO, encontrei o seguinte artigo que tem um entendimento diferente dessas leis:
http://www.thenationaltriallawyers.org/2014/08/car-rental-companies/" onclick="window.open(this.href);return false;
The problem is of course that rental car drivers, including those living out of the United States, do not have to meet any minimum insurance requirements. When those drivers are the same ones who cause your client’s serious injuries as the result of negligence, lawyers are often left having to delicately explain the lack of recourse to the client.
Na prática, as locadoras não irão cobrar o tal seguro se:

1) Você tiver um veículo com seguro nos EUA;
2) Insistir (MUITO! MUITO MESMO!) que você não deseja contratar tal seguro e que está ciente das responsabilidades que pode ter. Tem que ter sorte também, pois muitas vezes a locadora irá condicionar

Mas legalmente falando, não está claro ainda. Algum advogado com vivencia em leis americanas que talvez possa comentar isso?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 17, 2015 11:49 am
Emerzon...
Eu nem entro no mérito se é obrigatório ou não contratar o seguro de proteção à terceiros....
Eu SÓ alugo carros em sites que já venham com o seguro contra terceiros... acho isto mais importante do que segurar o carro da locadora..
Eu costumo alugar na Decolar.com ou na https://fdv.im/LinkCarroNovo/" onclick="window.open(this.href);return false; ou através do link do Iberia Plus, onde já consegui preços melhores que os outros dois, alugando Avis, com seguro do carro e de terceiros...
A https://fdv.im/LinkCarroNovo/" onclick="window.open(this.href);return false; vem com um seguro contra terceiros de US$ 1 milhão...
E consigo excelentes tarifas nas 3 opções citadas...
Eu fiz o cartão Gold da Hertz e joguei dinheiro fora, porque sempre que cotava o preço deles era estratosfericamente maior que nas outras locadoras, usando umas destas 3 opções que te falei..

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 17, 2015 11:55 am
Eu penso igual ao zardox.

Acho que se o seguro SLI fosse obrigatório ele seria automaticamente inserido quando você faz a reserva, sem a opção de exclui-lo, como acontece, por exemplo, com a taxa de aeroporto.

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Qua Jun 17, 2015 4:47 pm
Eu sei que existem diversas opções com o seguro incluso, mas a discussão que eu quero levantar é sobre a legalidade nas ações das locadoras em coagir os usuários a comprar o seguro deles em um momento que estão vulneráveis, chegando de uma longa viagem, cansados e geralmente sem ter outra alternativa senão aceitar o que for.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 17, 2015 4:54 pm
Quanto à legalidade eu não sei. Quanto à moralidade, não tenho dúvidas de que é uma atitude antiética.

Nunca precisei contratar seguro que eu não queria, mas uma vez na Sixt a moça ficou fazendo terrorismo dizendo que para ir de Orlando a Miami pela Turnpike eu teria que ter o SunPass, que não poderia pagar em dinheiro. Mas eu sabia que era mentira e não contratei. Alguém menos acostumado com aquela região ficaria receoso e contrataria o SunPass da Sixt, que é bem caro. E como a Sixt em MCO fica fora do aeroporto, a pessoa nem teria como ir facilmente em outra locadora perguntar ou quotar outro aluguel.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 17, 2015 4:59 pm
emerzon...
Eu entendo o seu ponto de vista...mas imagine que sempre que se deixar para fazer as coisas no momento, paga-se mais caro..
Se vc chega num hotel, sem uma reserva anterior, a tarifa de balcão tende a ser maior (isto se tiver disponibilidade)..
Locadora, idem...
E no caso da locadora tem este problema adicional... deles quererem te empurrar seguros..
A minha primeira viagem aos EUA, em fev/2013-Orlando, eu tinha feito reserva da locação do carro pela Decolar.com
Fiz com seguro total... Avis locadora..
Quando cheguei no balcão da locadora, com o voucher da Decolar, eles emitiram o contrato.. quando eu li, indaguei sobre o seguro contra terceiros... eles não tentaram me empurrar.. fui eu que não vi a cobertura expressa no contrato...
Pedi para eles incluírem o seguro contra terceiros...
E, a locação eu tinha fechado com a Decolar, uma Gran Caravan, 14 dias, com seguro total (- terceiros) por +- uns US$ 420.00...
Já o seguro de terceiros, ficou por uns US$ 480.00... apesar de achar um "roubo", eu paguei... ou eu segurava contra terceiros ou ia procurar outra locadora, e ali, no balcão, ia pagar muito mais caro...
E foi o meu aprendizado...
Sempre que faço minhas reservas de locação, cuido sempre de ver os seguros, principalmente de terceiros..... é a parte mais importante para mim...
Alugar carro com locadoras é meio parecido com aquela história do sabonete que cai no banheiro.. se der mole, já viu, né ????? :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 17, 2015 5:43 pm
Tudo que é obrigatório está incluído dentro do valor da diária. Os seguros são opcionais.

Avatar do usuário
emerzon Mensagens: 1261
Qua Jun 17, 2015 5:57 pm
Gabriel, eu gostaria de encontrar algum artigo ou lei que diga isso claramente.
Não parece ser tão simples assim.

Esse artigo fala especificamente do caso da Califórnia, onde o seguro parece ser sim obrigatório.
http://www.tripadvisor.com/Travel-g28926-c196885/California:United-States:Car.Rental.Insurance.Requirements.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Ao que parece, nos outros estados, as empresas de locação são obrigadas a terem cobertura de US$ 10 mil dólares para o veículo para danos a terceiros. Nestes casos, qualquer seguro seria complementar.

Algumas empresas como a Hertz embutem esse seguro na tarifa básica quando o motorista é de fora dos EUA.
Não parece ser o caso de outras empresas, principalmente as de baixo custo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 17, 2015 6:05 pm
Falo por experiência própria e por ter contatos em todas as locadoras americanas.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 17, 2015 6:08 pm
Emerzon , eu nao entendo nada de Florida, mas conheco muito de California. E tenho certeza que nao eh obrigatorio.

Sim sempre tentam empurrar, fazem terrorismo etc... mas eh soh bater o peh que saio dirigindo sem ter sido obrigado a contratar nada que nao quisesse.

A unica proibicao real que sei na California eh que nao se pode cruzar a fronteira mexicana com carro alugado.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio