Preciso cadastrar um motorista adicional ao alugar um carro?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19837 Administrador
Ter Set 01, 2015 9:19 pm
Imagem

Ao alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior, o contrato de locação estará em seu nome. Você é o responsável pelo carro, mas qualquer pessoa poderá dirigir, desde que isso tenha sido avisado na retirada. Obviamente, qualquer pessoa pode dirigir o carro, mas se ela não estiver no contrato você terá problemas.

Leia também: 50 dúvidas que você já teve ou vai ter ao alugar um carro

O contrato e os seguros são bem rígidos, então em caso de sinistro, caso uma pessoa não autorizada esteja na direção, a seguradora não irá pagar pelo dano. Como está no contrato não adianta argumentar. O motorista adicional geralmente paga uma taxa extra, mas algumas vezes também é oferecido promocionalmente ou para o cônjuge. É preciso sempre se informar, pois as regras mudam dependendo da locadora.

O nosso conselho é nunca deixar uma pessoa dirigir o carro alugado sem estar no contrato.

Para alugar um carro, acesse: https://fdv.im/LinkCarroNovo

Boa viagem!

E você, costuma cadastrar um motorista adicional? Acha válido dividir a responsabilidade? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Set 01, 2015 9:24 pm
Um detalhe importante: se for cadastrar alguém como motorista adicional, é fundamental apresentar a CNH (no Brasil) ou a CNH e o passaporte (no exterior) dessa pessoa no check-in na locadora. Sem isso, a locadora não cadastra a pessoa como motorista adicional.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Set 01, 2015 9:59 pm
Bem lembrado, baran!
Eu costumo alugar com a opção de condutor adicional inclusa, pois acho mais seguro duas pessoas na viagem poderem dirigir o veículo.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Set 02, 2015 9:03 am
Deixar de cadastrar o motorista adicional é o tipo de economia que pode sair muito caro depois.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 02, 2015 10:44 am
Eu nunca cadastro o motorista adicional.....
No site onde eu costumo alugar (https://fdv.im/LinkCarroNovo/" onclick="window.open(this.href);return false;) invariavelmente a inclusão do motorista adicional fica na faixa de US$ 200.00 (ou mais)...
Mas.. eu tenho ciência que se permitir que o motorista adicional dirija, a cobertura do seguro fica comprometida...
No Brasil, vc não informar motorista adicional em sua apólice de seguro costuma dar problemas também, mas tem a exceção do adicional dirigir no caso de uma emergência médica... neste caso vc teria a cobertura, mas teria que provar depois a emergência médica..
Já nos EUA, eu não sei se uma emergência médica seria aceita como justificativa para que o adicional dirija...
E tem outro aspecto importante..
No Brasil, em 99% dos casos nós fazemos SEGURO do automóvel (próprio e terceiros)..
Nos EUA, é comum o uso da PROTEÇÃO... que é outra coisa.. lá tem seguro e proteção.. são coisas distintas em termos de cobertura....
Eu sei que tem a diferença, mas não sei que diferenças são essas...só sei que o seguro é sempre mais completo que proteção..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 02, 2015 10:45 am
Além do mais, o único adicional apto a dirigir lá nos EUA é minha esposa.. mas já perguntei se ela quer e disse que de forma alguma... porque ela quer mais é curtir... :lol:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 02, 2015 10:55 am
zardox,

Nunca aluguei carro no Brasil com seguro. As locadoras sempre me ofereceram proteção.

A diferença é simples: seguro quem pode dar é seguradora. Como as locadoras não têm sua frota segurada, elas chamam de proteção, que nada mais é do que um contrato onde a locadora se exime de te cobrar (ou se limita a cobrar só a franquia) caso você entregue o carro danificado ou dê perda total nele.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 02, 2015 11:05 am
baran...
Lá nos EUA imagino que seja a mesma coisa... proteção seja garantido pela locadora e não por uma seguradora....
Mas... tem saber ao certo a diferença..
Uma vez, eu ia alugar um carro na Decolar.. e tinha "proteção"...fui saber ao certo o que era isso e descobri, que AQUELA proteção oferecida não cobria danos por eventos da natureza, tipo furacões, terremotos, galhos que caíssem em cima do carro etc etc...(embora, desde então eu já tenho visto cobertura com este tipo de cobertura tb)...
Então, eu mudei de locadora e na outra a cobertura era completa.. claro, além do seguro em favor de terceiros...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 02, 2015 11:09 am
Uma vez eu aluguei com a Alamo, via agente de viagens, e eles mandaram por e-mail um PDF explicando os tipos de cobertura/seguros oferecidos. Em um delas, não lembro o nome, estava explicado claramente que não era um seguro mas sim um contrato em que a locadora se eximia de cobrar eventuais danos ao veículo.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Set 02, 2015 11:28 am
Como minha esposa não dirige não tem jeito, só eu mesmo de motorista (mas eu adoro :D)





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio