Seguro roubo/colisão embutido no valor da locação afasta o seguro do cartão de crédito

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Fev 23, 2016 1:50 pm
Estava pesquisando o preço de locação de carro na Europa e constatei que diversas locadoras incluem no valor final cobrado um seguro CDW (roubo e colisão) com franquia. Opcionalmente o cliente pode pagar para reduzir ou zerar essa franquia, mas não existe a possibilidade de excluir a cobertura.

Acontece que o seguro de vários cartões de crédito somente é válido quando o seguro CDW é dispensado pelo cliente.

Por causa disso perguntei ao atendimento do Amex TPC sobre a validade do seguro do cartão quando a locadora não permite a recusa do seguro CDW, e a resposta foi a seguinte:
Boa tarde!

Referente suas dúvidas relacionadas ao Seguro CDW ofertado aos associados The Platinum Card pelo American Express, informamos:

Portugal não faz parte da lista de países onde por determinação governamental, os clientes não podem locar um veículo sem contratar todos os seguros da locadora. Por esta razão, o cliente deveria ter a opção de retirar o veículo utilizando de seguros ofertados pelo cartão de crédito.

O que ocorre é que as locadoras vendem os seguros embutidos no valor da locação (pacotes), não dando opção ao cliente de recusar o seguro cdw. Neste caso é uma determinação da locadora, e não podemos interferir.

Informamos que para que o seguro cdw ofertado pelo American Express tenha validade, é necessário excluir este seguro do contrato de locação da locadora. Caso haja um sinistro envolvendo o cdw, e este seguro estiver em contrato vendido pela locadora, será ela quem lhe dará o suporte necessário.
Ou seja, na medida em que não é possível excluir o seguro da locadora ficamos reféns da franquia cobrada. Provavelmente essa é uma estratégia para aumentar os lucros, pois assim o cliente que não tem opção de utilizar o seguro do cartão, que não tem custo.

Quando forem locar fiquem atentos, pois mesmo pagando com o cartão de crédito TPC o seguro não valerá caso exista algum seguro CDW embutido no preço final.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 23, 2016 2:00 pm
Hugomarcio,

O seguro oferecido pelo Visa Platinum/Infinite não exige que o seguro oferecido pela locadora seja recusado:
Se o PORTADOR não conseguir recusar a cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS, a cobertura indicada nesse guia será “secundária” à cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS e o PORTADOR será responsável por qualquer lacuna entre a cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS e os danos pelos quais o PORTADOR do cartão porventura venha a ser responsável.
https://promociones.visa.com/benefit-disclosures/pt/download/platinum/beneficios_padrao.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

https://promociones.visa.com/benefit-disclosures/pt/download/infinite/beneficios_padrao.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Fev 23, 2016 2:05 pm
Baran, mesmo no caso do Visa fiquei na dúvida, principalmente quando falam em garantia "secundária".

Veja que na cláusula não fala nada do reembolso da franquia, mas sim que o "PORTADOR será responsável por qualquer lacuna entre a cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS e os danos pelos quais o PORTADOR do cartão porventura venha a ser responsável".

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 23, 2016 2:23 pm
Hmmm.... do jeito que está escrito, de fato, fica parecendo que o seguro da Visa cobre apenas o que o seguro da locação não cobrir, exceto a franquia, que fica por sua conta.

Mas, se as proteções CDW/LDW das locadoras geralmente cobrem até o valor do veículo, o seguro da Visa vai cobrir mais o quê???

Nunca tinha me atentado a esse detalhe.

ClauSog Mensagens: 191
Ter Fev 23, 2016 3:17 pm
Pessoal excelente discussão. Em minhas próximas viagens vou ficar mais atento quando alugar um carro. Boa dica!!!!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Fev 23, 2016 3:49 pm
Quando eu alugo nos EUA, pela https://fdv.im/LinkCarroNovo/" onclick="window.open(this.href);return false;, eu não me preocupo em excluir o seguro para ter cobertura do seguro do cartão e normalmente uso o cartão Visa Infinite...
Contrato a locação com seguro total para o carro da locadora, com zero de franquia e seguro contra terceiros de 1 milhão de dólares de IS..
Eu imagino que o dia em que houver algum sinistro eu só tenho que fazer o boletim, pegar os dados do terceiro, e repassar tudo isso para a locadora...
O resto é com eles...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 23, 2016 3:52 pm
No Brasil cheguei a recusar o seguro algumas vezes, mas depois voltei a contratar.

Sei lá, não levo muita fé nesses seguros de cartão.

A WorldNomads cobre a franquia do CDW/LDW para quem contrata o plano Explorer.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio