Envio de cartão de crédito não solicitado é prática abusiva

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Jun 09, 2015 3:19 pm
Envio de cartão de crédito não solicitado é prática abusiva

Você já recebeu um cartão de crédito em casa sem ter solicitado? Essa prática é comum, mas também é abusiva, por isso as instituições poderão ser multadas caso seja comprovada a prática.

Veja o que diz o STJ:
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou na última quarta-feira (3) a Súmula 532, para estabelecer que “constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

As súmulas são o resumo de entendimentos consolidados nos julgamentos do tribunal. Embora não tenham efeito vinculante, servem de orientação a toda a comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pelo STJ, que tem a missão constitucional de unificar a interpretação das leis federais.

Referências

A Súmula 532 tem amparo no artigo 39, III, do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe o fornecedor de enviar produtos ou prestar serviços sem solicitação prévia.

Um dos precedentes que levaram à edição da nova súmula é o Recurso Especial 1.261.513. Naquele caso, a consumidora havia pedido um cartão de débito, mas recebeu um cartão múltiplo. O Banco Santander alegou que a função crédito estava inativa, mas isso não evitou que fosse condenado a pagar multa de R$ 158.240,00.

Para o relator do caso, ministro Mauro Campbell Marques, o simples envio do cartão de crédito sem pedido expresso do consumidor configura prática abusiva, independentemente de bloqueio.
Se acontecer com você denuncie!

aabagge1 Mensagens: 527
Ter Jun 09, 2015 3:31 pm
se, de repente, aparecer na caixa dos correios lá de casa um cartão tipo..... um santander unlimited sem eu pedir, acho que eu não vou denunciar, não.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

faz tempo que não recebo um sem pedir..... o último foi do carrefour. ligaram para confirmar algumas informações para poderem me enviar o cartão de crédito. quando disse que não iria confirmar nada porque não havia solicitado nenhum cartão deles, a atendente ficou tão ofendida e só não me rogou uma praga porque decerto estava sendo monitorada... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

abs

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 09, 2015 3:49 pm
A Caixa já me mandou uma vez, mesmo eu tendo dito que não queria quando me ligaram oferecendo.

Foram direto pro picador de papel.

zotrix Mensagens: 448
Ter Jun 09, 2015 8:43 pm
Coincidentemente conferi minha caixa do correio hoje e tinha dois cartões da Caixa. É chato porquê você tem que ter cuidado até pra descartar, tomando cautela para não deixar nenhuma informação disponível.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jun 09, 2015 9:07 pm
Todos os cartoes de credito que eu possuo me chegaram pelo correio ou foram ofertados por telefone. :lol:

Eu nunca fui pedir cartao a gerente de banco nem call center. Quando acho o cartao interessante fico com ele, quando nao me interessa descarto.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 10, 2015 9:42 am
Já faz muito tempo que não recebo cartões que não solicitei.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 10, 2015 9:56 am
Se envio de cartão de crédito não solicitado é abuso, dá para perceber que tem muita gente que gosta de ser "abusada".....
Uma dúvida:
Se o cara recebe um Santander Black Unlimited sem pedir, isto poderia configurar "atentado violento ao pudor" ??? :lol: :lol:

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 10, 2015 10:21 am
Zardox , eu recebi uma vez do Amex a oferta do TPC por telefone. E recusei. Achei que o era mesmo abuso deles. No caso o abuso era 1.200 pela anuidade.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 10, 2015 10:27 am
É... ser "abusado" e ainda por cima ter que pagar é dose.... :lol: :lol:

aabagge1 Mensagens: 527
Qua Jun 10, 2015 11:18 am
zardox escreveu: Se o cara recebe um Santander Black Unlimited sem pedir, isto poderia configurar "atentado violento ao pudor" ??? :lol: :lol:
Uia!!! e se o cidadão não for elegível e ainda assim receber o cartão....ele poderia ser considerado "vulnerável" então e pedir ainda isenção das tarifas de manutenção de conta??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

abs





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio