Aumento do IOF

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 26, 2011 12:18 pm
Foi assinado o decreto que aumentará o valor do IOF nas transações com cartão de crédito no experior. O valor passará de 2,38% para 6,38%. Esta é uma péssima notícias para nós viajantes, que usamos muito o cartão de crédito em nossas viagens.

Engraçado é ler o texto publicado pelo Jornal O GLOBO, que diz:

"Num esforço para evitar que os brasileiros que estão viajando para o exterior fiquem excessivamente endividados e ainda prejudiquem a indústria nacional comprando importados, o governo decidiu elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para as compras com cartão de crédito fora do país."

Quer dizer que o aumento do imposto se justifica para evitar que o brasileiro fique endividado? Os brasileiros chegam no exterior e ficam impressionados com preços tão baixos. Não conseguem acreditar na enorme diferença que existe entre os preços americanos e os brasileiros, por exemplo. E estão certíssimos em comprar!

Como assim prejudicar a indústria nacional? Nosso país é atrasado e grande parte do que é comprado no exterior sequer é vendido por aqui. Além disto, com a ganância dos empresários, que colocam margens de lucro gigantescas em cima do preço de custo, fica difícil valorizar a economia nacional. Essa história de que a culpa é do imposto é pura lenda.

Eu já faço a minha parte, comprando no Brasil apenas o mínimo necessário. Acredito que 90% das minhas compras sejam realizadas em outros países.

Acredito que mesmo com o aumento o cartão de crédito continua sendo a melhor ferramenta para compras no exterior. Além da praticidade existem diversos benefícios que são muito úteis em viagens. Continuarei usando os cartões como se nada tivesse mudado, mas indignados com o rumo do país.

Sem mais no momento!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sáb Mar 26, 2011 2:22 pm
Um completo absurdo esse aumento!
:o :o :o

Esse é o nosso governo e o seu pragmatismo burro. Tratam o sistema tributário de uma maneira vergonhosa. Oneram muito a produção, (sei porque emprego mais de 30 pessoas) e agora querem reprimir o consumo no exterior. Lamentável!

Celso Mensagens: 163
Sáb Mar 26, 2011 4:40 pm
Vejo dois problemas,

1- Neste momento a justificativa para o aumento é torpe, afirmando prevenir o endividamento do brasileiro. Na verdade há gastos no exterior que contribuem para déficit da balança comercial, o real muito sobrevalorizado e o dólar em queda. A alteração do IOF momentaneamente ajudaria no déficit? Sim, mas muito pouco!

2- Outro problema é que imposto provisório no Brasil, num passe de mágica vira definitivo como já conhecemos. Isto penalizará com mais um imposto o brasileiro de maior renda o que me parece excessivo.

sds

Avatar do usuário
eriabreu Mensagens: 69
Sáb Mar 26, 2011 5:52 pm
é só o tempo (ou as proximas medidas da nossa dignissima presidente ) que nos dirá o que nos reserva....

Cambio favoravel ... melhora no poder aquisitivo do brasileiro explica o gasto de USD 1.33 BILHOES de gastos no Exterior SOMENTE NO MES DE FEVEREIRO. O que significa um aumento de 38% comparando com primeiro trimestre do ano no ano passado.

E com tudo isso a gente tem serviço deficitario (em todos os setores) no Brasil! ate que ponto é justo?

Cada momento que se passa me sinto mais passada pra tras, e o que é pior pelo governo...
Me sinto roubada, não acho correta a forma com que o governo limite o consumo. Entendo que ate pode tratar-se de proteção....
Os impostos aumentam, e o valor NAO é repassado em melhoria de nenhum serviço.
Seria diferente se pagassemos impostos e vissemos melhorias provindas dessa arrecadação.

Sabe o que mais me deixa inquieta, é que a grande maioria acha que ta tudo lindo e maravilhoso... É disso que o governo gosta de gente alienada, até porque é mais fácil de controlar.


Bem, respondi esse post para que todos possam parar para pensar....
Desculpe mas vivo num momento de reflexão sobre o Brasil....

Erica

jvinicius Mensagens: 507
Seg Mar 28, 2011 9:52 am
Dona Dilma mentiu... Disse que nao ia mexer nesse imposto... Alias, vale lembrar que o IOF ja sofreu reajustes no passado por causa do fim da CPMF.

Alem dos problemas que o Celso falou, teremos, nesse ritmo, a volta dos doleiros, oferendo o dolar no mercado negro.

O problema é mais embaixo... A carga tributária do país é alta e não retorna para o povo, na totalidade, logo, as pessoas mais inteligentes podem comprar um celular que custo 1.200 reais, por menos de 600 fora. Claro que o imposto não é um fator isolado, mas, como temos impostos em cascata, retributação, etc, o que sai da fábrica por R$ 10 vira R$ 100.

O dia que os brasileiros forem pra briga, aí poderemos ser o país do futuro.

LOLITA2011 Mensagens: 32
Seg Mar 28, 2011 11:01 am
Companheiros...

Esse aumento é válido a partir de que data?
Se entendi bem, em todas as compras realizadas no exterior incidirá 6,38% de IOF?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 28, 2011 12:57 pm
Começa a partir de hoje. E sim, todas as compras no exterior pagarão 6,38% de IOF.

Celso Mensagens: 163
Seg Mar 28, 2011 1:21 pm
Na realidade é para toda comprar realizada em moeda estrangeira independente do local físico da compra. Curioso, no Duty Free se pagar em reais, sem taxa de 6,38%. Optando por débito em USD você será penalizado com 6,38%.

Vigencia imediata com cobrança em no mínimo 30 dias quando vencer sua próxima fatura.

sds

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 28, 2011 1:30 pm
Eu sempre pagava o Duty Free Dufry em dólares para compras pequenas, pois a cotação deles é sempre ruim. Só fazia conversão quando queria parcelar. Agora não será mais vantagem pagar em dólares.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Seg Mar 28, 2011 1:48 pm
Vamos ver como ficará o IOF sobre a compra de moeda estrangeira em espécie. Eu costumo comprar 2x ao ano e a última fui tributado em 0,38% o valor da antiga CPMF.

Eu sempre compro em câmbios autorizados pelo Banco Central, eles pedem CPF e emitem comprovante. Só que para cada casa autorizada existem 10 ilegais aqui em Balneário Camboriú. Vamos ver na prática como será resolvido tudo isso.





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio