Proteja suas compras on-line: Ourocard-e e Itaucard Cartão Virtual

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Dom Out 11, 2015 1:52 pm
Prezados,

Venho falar sobre duas ferramentas muito úteis, que o Banco do Brasil e o Itaú disponibilizam para os seus clientes:

Cartão virtual, que nada mais é um cartão espelho que é gerado para uso on-line. Isso evita que em caso de fraude, o cartão físico seja prejudicado. Ao fazer as compras com os cartões espelho, a compra é depois lançada no cartão físico. Ou seja, não há fatura separada.

Não há problemas em fazer compras parceladas no cartão espelho, pois o funcionamento é o mesmo de compras do cartão físico, que mesmo ambos cancelados, são geradas faturas para estas compras.

Embora a finalidade seja a mesma, o funcionamento no BB e no Itaú é um pouco diferente. Irei explicar sobre as duas.

Infelizmente, o Nubank não conta com essa funcionalidade, mas eles tem a ideia de implantar isso futuramente. Desconheço se Bradesco, Santander, Citibank e Caixa possuam produto parecido.

Ourocard-e (Banco do Brasil)

http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/img/Infoourocarde.pdf

Como o próprio nome já diz, os únicos cartões elegíveis para o Ourocard-e, são os Ourocards de todas as bandeiras. Infelizmente cartões de parcerias (Petrobras, Saraiva, Oi, Smiles) não são elegíveis. Não sei dizer se a modalidade afeta, pois todos os meus cartões do BB são Platinums. Não sei dizer se os não-correntistas são elegíveis para usar o serviço. Minha conta é varejo com pacote digital.

Como usar:

01 - Acesse o Internet Banking, e ache a opção Ourocard-e:

Imagem

02 - Vai aparecer um tela para escolher para qual cartão você quer criar o espelho. No caso, como já tinha criado 4 cartões espelhos e meus cartões atuais estão cancelados, já está na tela com os cartões espelhos. No BB é até possível criar no total 5 cartões espelhos.

Imagem

03 - No momento da criação ou após isto, é completamente possível alterar vencimento, número de compras permitidas, limite, uso no exterior, entre outras coisas.

Imagem

Ainda não testei para Paypal, PagSeguro e Mercado Pago. Alguns sites de compras podem não aceitar. Também não testei se o número pode ser validade para débito de assinaturas de serviços. O serviço é gratuito.


Esse vídeo ensina como usar o Ourocard-e em lojas físicas, mas é preciso ter o app Ourocard-e e o celular ter a tecnologia de NFC (Near Field Communication).

https://youtu.be/5gEeeWuQU0M





Itaucard Cartão Virtual

Diferente do Ourocard-e, parece que é elegível para todos os cartões Itaucard, porém só é utilizável através do App da Itaucard. Já procurei no IB do Itaú e não tem essa opção.

Uso:

01 - Acesse o App Itaucard:

Imagem

02 - Logo na entrada, já vai aparecer a opção do cartão virtual:

Imagem

03 - Digite a senha do cartão e aceite as condições de uso.

Imagem

04 - Ao fazer isso, vai aparecer este aviso:

Imagem

05 - Cartão virtual gerado pelo App, lembre-se, tire um print da tela, anote os dados... como demonstrado pela mensagem, pois o cartão virtual não fica salvo no APP.

Imagem



Até onde sei, o serviço é gratuito e como usa o APP, não correntistas provavelmente podem usar o cartão virtual. Sou correntista com iConta. O cartão é temporário (48 horas) e não tem opções de customização com o Ourocard-e.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 11, 2015 2:37 pm
Eu criei Ourocard-e para meus cartões, mas acabo nem usando. Na hora de pagar por compras online acabo usando os cartões físicos mesmo. Dá menos trabalho que logar no IB para consultar o número do Ourocard-e.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Out 11, 2015 6:12 pm
A Caixa tem sim @Gabriel. Mas assim como @baran não acho esses procedimentos tão práticos... Todavia em tempos de clonagem ampla...

Lembro de ter visto este recurso no MasterCard Controle mas não sei se serve para criar cartões virtuais ou se só para acompanhar seu uso. Peso que seja apenas para controle de uso.

Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Dom Out 11, 2015 6:47 pm
O problema do Ourocard-e, é que ele não é muito prático. O resto do número do cartão e do código de segurança vem por SMS, aí acaba complicando mesmo.

Meu Ourocard Visa Platinum já foi clonado, por sorte era o espelho, aí me salvei, não precisei cancelar o físico. Muito bom.

@LMBJR, bem lembrado! O Mastercard Controle oferece o serviço! Mas como só aceita cartões Platinum e Blacks, acaba ficando mais restrito. E mesmo assim não são todos os cartões. Eu tentei criar um cartão virtual com meu Smiles Platinum do Bradesco e não foi aceito.

Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Seg Out 12, 2015 8:41 pm
Adicionei um vídeo que ensina como usar o Ourocard-e em lojas físicas.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Seg Out 12, 2015 9:50 pm
Excelente @rncruz!





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio