O dia em que tentaram clonar o meu cartão de crédito

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 28, 2016 4:32 pm
O dia em que tentaram clonar o meu cartão de crédito

Hoje ligaram para minha casa na hora do almoço. Atendi, mas assim que atendi me dei conta de que provavelmente era propaganda de alguma coisa. Como quase nunca estou em casa nesse horário, normalmente consigo escapar desse telemarketing.

O atendente começou dizendo:

- Bom dia. Posso falar com o senhor Flavio?
- É ele.
- Bom dia, senhor Flavio. Aqui é da central de cartões Visa e MasterCard…


Nesse momento acendeu o alerta laranja. Visa e Mastercard são empresas diferentes, concorrentes, e que têm centrais de atendimento diferentes. Não existe "central dos cartões Visa e MasterCard". Ou é da Visa, ou é da Mastercard.

Continuando…

- Vejo aqui no sistema que o senhor possui 69.000 pontos acumulados em seu cartão de crédito. Esses pontos podem ser trocados por produtos e passagens aéreas…

Aqui acendeu o alerta vermelho. Eu sei de todos os programas de pontuação/fidelidade dos quais participo e que estão vinculados aos meus cartões. Se eu tivesse 69.000 pontos acumulados, eu saberia. É golpe, pensei na mesma hora. Mas resolvi deixar a pessoa falar, só para ver por onde ele tentaria levar.

- Essa pontuação vale dois mil e poucos reais em produtos. Eu gostaria de confirmar uns dados com o senhor para validar essa pontuação.
- Eu não sei que pontuação é essa. Qual o saldo mesmo?
- 69.000 pontos. Esse saldo aparece na fatura do seu cartão de crédito.
- Nunca vi esses pontos na minha fatura.
- Eu estou com a fatura aberta aqui no sistema e vejo esse saldo de pontos, senhor.
- Ah, OK. Qual é o valor da minha fatura?


Nesse momento ele desligou.

Claramente era uma tentativa de golpe. Eles ligam para as pessoas dizendo que elas têm um saldo alto de pontos no cartão de crédito e “confirmam” alguns dados do cartão para poder liberar os pontos. Após conseguirem o que querem, provavelmente informam que o saldo de pontos será liberado dentro de X dias e fazem a festa com o cartão de crédito do pobre coitado que caiu no golpe e ficou todo feliz porque iria emitir passagem aérea sem pagar.

A lição que fica é: olho vivo e desconfiômetro ligado sempre! Operadoras de cartão nunca ligam para os clientes pedindo os dados dos cartões - isso eles já sabem!

Não sei como conseguiram o meu nome e o telefone da minha residência. Não duvido que tenham comprado de algum cadastro de loja que eu tenha feito algum dia.

O telefone de onde me ligaram foi o (14) 3879-0327.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 28, 2016 4:49 pm
Um golpe muito tosco, mas a maioria das pessoas são leigas e provavelmente cairiam. Bom alerta o seu!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 28, 2016 5:18 pm
Sim, tosco mas se eles fazem é porque muita gente deve cair.

Liguei para o número que me ligou, pelo Skype. Alguém atende, escuta-se um ruído no fundo, mas ninguém fala nada. O telefone é de Bauru/SP.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Jun 28, 2016 6:17 pm
As tentativas de golpe estão cada vez mais comuns.

Sua dica é excelente para "ligar o desconfiometro" de todo mundo mesmo, às vezes ficamos mais desligados e só voltamos a nos precaver quando escutamos alguma história dessas. Felizmente, você sacou na hora que era golpe e resolveu bater de frente, mas certamente já devem ter enrolado gente por aí.

NJunior Mensagens: 150
Ter Jun 28, 2016 6:24 pm
@baran
Devem ter ligado da penitenciária... Em Bauru tem... E infelizmente é comum isto acontecer em penitenciária...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 28, 2016 7:24 pm
De um telefone fixo?

Bom, não é impossível. Dei uma googlada e achei telefones de 3 penitenciárias na cidade, mas nenhuma com esse prefixo.

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Qua Jun 29, 2016 3:15 am
Existe o dia em que eu acabei com a viagem dos bandidos para Bahamas! kkkkk

antigo arthur
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jun 29, 2016 6:06 am
Aquela foi épica, ZedoPalito!

DaniMeneses Mensagens: 69
Qua Jun 29, 2016 7:59 am
Lembrei agora do pai de um colega, que, apesar de idoso, é muito sagaz.
Em uma dessas tentativas de golpe, ele começou a conversar com o interlocutor e perguntou com quantos ele dividia a cela... :D :D

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 29, 2016 9:02 am
baran...
Existe um procedimento criminoso dos prestadores de serviço com empresas especializadas em obter informações cadastrais das pessoas...
Na minha casa, os 5 celulares estão todos no meu nome/cpf... são números e contas separadas, não é um plano família, mas está tudo no meu nome...
Pois bem, já umas 3 vezes, eu recebo ligação de um repórter de um jornal famoso aqui do Rio, para que eu dê entrevista sobre se o Governo do Estado já quitou os débitos que tem com a empresa que eu trabalho.....
O detalhe é que o cara não liga para o meu celular, mas sim para o celular da minha sogra....pior que o mal educado liga sempre depois das 21 horas....
Aí, fica a pergunta: como é que os caras conseguiram falar comigo no celular da minha sogra ??? simples, a operadora (ou algum funcionário dela) deve ter vendido meu cadastro com cpf, nome e números de celulares para alguma empresa....
Outra:
Eu cancelei minha assinatura de TV na Vivo.. era GVT, foi vendida pra Vivo e ficou uma mer--....
Nos últimos meses, fiquei alguns dias sem receber o sinal de TV.. aí, pedia para eles estornarem estes dias indisponíveis na fatura....
A gota d´água foi em março/16... ficamos 3 dias sem sinal de satélite e eles tiveram a cara de pau de estornar R$ 0,01 (é.. um centavo mesmo), por estes 3 dias sem sinal..
Cancelei a assinatura.. fiz outra na Oi TV.. sinal e resolução muito melhores, pacote mais completo e valor mensal menor...(às vezes nós nos acomodarmos é ruim.. já devia ter pesquisado e detonado a Vivo há muito tempo)...
Aí... liguei pra eles e pedi para estornarem os valores de forma proporcional e não usando R$ 0,01 para cada 3 dias..
Ficaram de analisar.. não estornaram...
Simplesmente não paguei a ultima fatura...
Na segunda feira, me ligou uma mulher da Vivo.. veio com papo que precisava meu nome completo para confirmar que estava falando comigo mesmo...
Falei apenas o primeiro e ultimo nome.. a mulher pediu o nome todo...disse não...a mulher bateu o telefone na minha cara...
Fiquei pensando... tem vezes que recebemos ligações de empresas se passando por um prestador de serviços... e então pedem que informemos o nome completo...
Dias depois, recebemos ligação de outra empresa.. já vão falando o nome completo e pedem que informemos a data de nascimento para confirmar que estão falando com a pessoa certa...
E, assim, aos poucos os caras vão montando o cadastro com suas informações...
Nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço... eles pedem isso em várias ligações...nunca numa única..
Por isso, agora quando receber ligação de alguma empresa oferecendo algo e que me peça alguma informação, tipo se pedir nome e endereço, vou logo falando:
Napoleão Bonaparte, moro na Ilha de Santa Helena.... :lol:





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio