Uso do cartão na função débito no exterior

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
FabianaSaliba Mensagens: 22
Qui Set 29, 2011 11:19 pm
Boa noite a todos,

Tenho as funções crédito e débito habilitadas no mesmo cartão (movimenta minha conta também). Alguém sabe se posso usar esse cartão com a função débito no exterior? Assim seria uma forma de fugir do IOF de 6,38%.

Obrigada,
Fabiana

ATUALIZAÇÃO: Leia a nova matéria sobre o assunto clicando aqui.

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura


Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST


Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 30, 2011 12:47 am
Eu nunca testei, mas acredito que não funcione.

FabioTT Mensagens: 147
Sex Set 30, 2011 9:40 pm
Oi Fabiana,
cheque com seu banco por via das duvidas. Meu cartao do Santander tambem movimenta a conta e eh de credito, sendo que consigo sacar em terminais no exterior na funcao debito sem pagar o IOF. No terminal aparece se eu quero sacar da conta corrente ("savings", que eh a opcao que deve ser escolhida), do cartao de credito ("credit", fuja dessa!) ou de "savings". Meu cartao do banco do Brasil que tambem eh multiplo dava essa opcao quando usei ha cerca de 2 anos, mas como a taxa eh pior que do Santander, nao usei para saques.
Boa viagem!
Fabio

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 30, 2011 9:50 pm
Eu acho que ela quer usar para compras, não para saques. É isso?

FabioTT Mensagens: 147
Sex Set 30, 2011 9:59 pm
Acho que era para compras sim, entendi errado. Eu acho que li em alguma reportagem que no debito nao se paga o IOF, mas pessoalmente nunca testei.
Fabio

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 30, 2011 10:19 pm
Eu também não, mas já li relatos de pessoas que não conseguem. Se ela tivesse perguntado isso semana passada eu fazia o teste.

FabianaSaliba Mensagens: 22
Sex Set 30, 2011 11:53 pm
Vcs estão certos, eu quero fazer compras com a função débito. Minha conta é do Banco do Brasil e a gerente falou que se eu pedir para as lojas passarem o cartão no débito não pago os famosos 6% de IOF.

Perguntei como faço isso ou qual o termo que devo pedir, mas ela disse q não sabe, mas q vários clientes fazem isso :?

Como estou indo pra Disney semana q vem eu já queria estar preparada, mas acho q vou ter q descobrir por lá. Na volta eu conto pra vcs...

Abs.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Out 01, 2011 4:38 pm
Eu também possuo conta no Banco do Brasil e desde 2009 passei a utilizar meus cartões em compras nos EUA. O que eu aprendi nesses últimos 3 anos é levar o cartão de débito (Visa Electron) para lá e utilizar o multi-função (débito e crédito) só em último caso ou quando for realmente necessário.

Antes mesmo do IOF aumentar para 6,38% eu já tinha preferência em comprar no débito. As vantagens são que a compra é debitada na hora da sua conta (não tem a surpresa quando chegar a fatura com variação do dolar) e que o IOF cobrado é de 0,38% . O grande problema é que nem todas as lojas lá aceitam o cartão de débito emitido aqui. Por muitas vezes a atendente passa o meu cartão e aparece a msg de compra inválida ou cartão recusado. Aí, tenho que recorrer ao crédito, torcer para que o câmbio na varie tanto até o fechamento da fatura e pagar 6.38% de imposto. Para comprar no débito eu só mostro o cartão e falo que é um DEBIT CARD ou então peço que cobrem no DEBIT. O problema, como eu disse, é que nem todas as lojas reconhecem o cartão de débito no caixa deles.

Em diversas ocasiões, quando o cartão de débito não foi aceito, entreguei o cartão de crédito ao lojista, MAS pedi que cobrassem no débito da minha conta. Não adiantou, cobraram no crédito e isso sem precisar de senha. Apenas passam o cartão, cobram e me dão o recibo para assinar.

Há diferença também no câmbio utilizado. No cartão de débito utilizam o dolar turismo e no crédito a conversão é pelo dolar comercial.

Eu particularmente sempre opto pelo Visa Electron para compras nas lojas nos EUA pelos motivos que eu já citei. No entanto, nem sempre o pagto no débito é a melhor opção. Em Julho fui pagar a minha estadia no hotel em NY no check-in. Eu paguei parte em dinheiro e o restante ($54) passei no débito. O problema, erro do hotel também por não me avisar, é que o estabelecimento segura $100 de caução de cada hóspede no check-in e cancela a autorização após sua saída. Eu já conhecia esse sistema de outros hotéis em que eu já fiquei. Eles pedem o cartão de crédito para pré-autorizar a cobrança de $100 do seu limite ou então em dinheiro que é devolvido no check-out. A questão é que como eu utilizei o cartão de débito para pagar os $54 restantes das diárias, o valor do caução também foi cobrado dele. No caso, cobraram $100+0,38% de IOF da minha conta-corrente aqui no Brasil. Logo após entrar no quarto, liguei o laptop e acessei o site do banco e aí vi a burrada. Pedi na recepção que cancelassem a cobrança e dei o meu cartão de crédito para que cobrassem os $54 e os $100 de caução. Resumindo o problema todo: só recebi de volta na conta corrente os $100+IOF quando já estava aqui no Brasil. Isso após o banco não fazer nada pq nunca entendiam o que ocorreu. Depois um amigo meu disse que tanto os cartões de débito como o VTM não devem ser utilizados para pagar reservas de hotel que seguram valores como caução.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 01, 2011 4:45 pm
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, Nishan!

Obrigado pelo ótimo relato. Eu já imaginava isso, porém nunca tive uma experiência prática. Acho que seu relato responde muito bem as dúvidas da Fabiana e de muitos outros leitores.

FabianaSaliba Mensagens: 22
Dom Out 02, 2011 11:06 pm
Oi Nishan,

Eu só tenho um cartão, e ele vem com as funções débito/crédito ativadas. Pelo seu relato, vou tentar pedir para passar no débito e torcer para as lojas aceitarem...

Abs.





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio