Compras de terceiros no cartão de crédito x Receita Federal

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
soares Mensagens: 504
Ter Nov 18, 2014 7:03 pm
rodlm,
não necessariamente pagar em cash, mas tomar cuidado com movimentação excessiva. No caso da renda, o limite de crédito do cartão é concedido em função da possibilidade de parcelamento de conta, daí o motivo do limite ser maior do que a renda.
Os bancos possuem sistemas que acompanham a movimentação da conta do cliente e em caso de movimentações suspeitas, é feita comunicação com o COAF. Mas isto geralmente é usado para grandes movimentações.

rodlm Mensagens: 137
Qua Nov 19, 2014 8:56 am
@soares
Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento. Estou aprendendo bastante na Escola do FdV! =)

Madefh Mensagens: 223
Dom Nov 23, 2014 3:07 pm
Fiz um rolo desses com meu vizinho no ano passado. Passei R$ 10.000,00 no crédito e ele me reembolsou em espécie. Na hora do IRPF em março eu comentei isso como o contador e ele disse que não teria problemas, pois como eu sou autônomo, dá pra configurar isso como uma venda entre pessoas físicas, mas eu precisaria pagar imposto em cima do lucro que eu tive no negócio (no caso, zero).

Até agora o Leão não falou nada, mas como não tive imposto a restituir, não sei dizer se a maracutaia passou.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 23, 2014 3:30 pm
Aposto que tem muito auditor da Receita que também é milheiro.

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Dom Nov 23, 2014 5:48 pm
Madefh, dependendo de sua renda anual esses dez mil não são nada de gastos(pensando no ano)

Madefh Mensagens: 223
Ter Abr 28, 2015 5:55 pm
Tem que cuidar com a conta corrente também, o banco tem que entregar a DIMOF caso o cliente ultrapasse 5k/semestre em movimentação.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Abr 28, 2015 11:24 pm
Na última palestra sobre arrecadação de tributos federais que tivemos com os auditores da receita ficou clara a estrategia de fiscalização eletrônica por meio da emissão automática de notas com o CPF do dono do cartão de crédito.

Aparentemente tal medida já deveria estar em uso mas ainda não há uma uniformidade quanto aos sistemas de emissão de notas fiscais e cupons fiscais ao ponto de permitir tal integração.

A ideia entretanto, é simples, usou o cartão, o seu CPF é vinculado e a informação enviada ao banco que passa a incluir a sua movimentação na DIMOF. Que aliás não é mais para movimentos acima de 5k apenas.

A grande questão entretanto será se a movimentação não tiver paridade com a sua renda ao ponto de gerar uma situação de "malha fina". Enquanto houver paridade, ainda que com algum desnível entre receita e despesa a Receita estaria ignorando para concentrar esforços em casos mais graves.

Avatar do usuário
billasdf Mensagens: 396
Ter Abr 28, 2015 11:36 pm
Eles só investigam quem tem gastos exorbitantes. Jogar alguém na malha fina pq gastou ou passou algo pra alguma Pessoa é meio sem noção. Fora que muita gente parcela e creio que o que vai pra eles é o valor total e não valor das parcelas

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Abr 29, 2015 6:54 am
Sim o que vale é o valor total, mas tem gente que por conta das milhas acaba gastando 300k por ano no cartão e declarando 100k de receita, além das demais despesas por exemplo. Se não for muito bem montada a declaração, em breve, irá para a malha.
Após testado o sistema passarão a "afinar" e buscar quem gasta 100k e ganha 100k. Como você gastou só de cartão tudo que ganha? Foi uma das frases da palestra.
Claro que numa vez em malha pode se dar a devida explicação mas a saída de dizer que foi debito de familiar pode ser interpretada como "empréstimo".
Esse tema vai se tornar relevante nos próximos anos

Avatar do usuário
billasdf Mensagens: 396
Qua Abr 29, 2015 8:24 am
Nossa, o que não fazem pra tirar grana da galera...





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Anúncio