Louisiana | Comer, beber e dançar no destino mais europeu e divertido dos Estados Unidos

Troca de informações sobre destinos nos Estados Unidos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Ago 25, 2016 11:43 am
Imagem
Umas das movimentadas ruas do French Quarter.

Se você procura um destino diferente, cheio de história e atrações, rico em cultura, com culinária autêntica, arquitetura impactante, ritmos fantásticos e ambientes cheios de vida, você precisa urgentemente conhecer a Louisiana!

A vibrante New Orleans

Comece a viagem explorando NOLA, como a cidade é carinhosamente chamada. New Orleans, a mais europeia cidade americana, é também a mais famosa e divertida cidade da Louisiana. Localizada no delta do Rio Mississipi, foi fundada em 1718 pelos franceses, esteve sob o domínio dos espanhóis em 1788 até ser incorporada ao território americano em 1803. Também desembarcaram por lá africanos, italianos e caribenhos, o que resultou em uma rica mistura de culturas, fazendo dessa cidade um lugar marcante e completamente diferente do resto do país!

O coração da cidade

Imagem
Típica arquitetura no histórico bairro francês.

O charmoso e histórico bairro francês, o French Quarter é o coração da cidade, onde estão as elegantes e preservadas construções com terraços e iluminação de candeeiros. Vale conhecer a pé, para não perder os lindos detalhes da impactante arquitetura, das lojinhas, das galerias de arte e restaurantes charmosos que existem em cada esquina.

Em volta da linda praça Jackson Square, cercada de monumentos e prédios históricos do século XVII, artistas expõem seus quadros, leitores de carta de tarô armam mesinhas e cadeiras a espera de turistas curiosos sobre o futuro, tudo isso ao som de alguma banda de jazz que sempre circula pela praça e ruas do bairro.

Imagem
A bela praça Jackson Square.

É também no Quarteirão Francês que está o French Market, o mais antigo mercado, fundado em 1791. Sempre concorrido e com muitas coisas para ver, como uma feira de artesanato local, onde se encontram colares e máscaras do Mardi Gras (o carnaval de Louisiana), bonecos de voodoo, souvenires, lojas de pimentas e condimentos e um pouco de tudo da culinária sulista como o po-boy, sanduíche feito de marisco e até churrasquinho de jacaré!

Imagem
Espetinho de carne de jacaré no French Market.

Ao lado do mercado, o Café Du Monde é parada obrigatória! Inaugurado em 1862, o local até hoje é famoso por servir o café au lait francês acompanhado dos beignets, deliciosos pãezinhos quentes e fritos, cobertos com açúcar de confeiteiro. Costuma ter sempre filas na porta. Para quem não quer pegar fila, mas não abre mão de provar essa combinação deliciosa, há uma filial recentemente inaugurada no shopping Riverwalk, bem perto dali.

Imagem
Beignet do Café Du Monde do Riverwalk.

Gastronomia fantástica

E já que estamos falando de comida, a culinária da Louisiana é realmente especial, super apimentada e rica, com influências cajun, creole, francesa, italiana, espanhola, caribenha e mediterrânea. Frutos do mar, gumbo, jambalaya, o famoso biscoito praline, o delicioso pudim de pão, os sanduíches po-boys, cestas de lagostins apimentados, até sopa de tartaruga e churrasco de jacaré são algumas das especialidades. Vale experimentar um pouco de tudo e saborear essa inigualável culinária!

Imagem
Gastronomia impecável.

Brunch com Jazz

Imagem
Jazz Brunch em agradável pátio.

Um excelente programa para unir duas coisas que New Orleans tem de melhor, a culinária e a música, é reservar uma parte da manhã para um Jazz Brunch no charmoso e concorridíssimo The Court of Two Sisters. O buffet é simplesmente indescritível, com típicos ingredientes americanos, como ovos com bacon e panquecas, passando por dezenas de opções de saladas, frutos do mar frescos, uma variedade incrível de doces, bolos, tortas, pães e biscoitos, além dos pratos quentes que incluem entre outras coisas, uma deliciosa sopa de tartaruga. Tudo isso ao som de uma banda de jazz que se apresenta no lindo pátio cercado por trepadeiras que deixam o ambiente sombreado e ainda mais agradável.

Barco a vapor no Mississippi

Imagem
Típicas embarcações no Rio Mississippi.

Perto do French Quarter, caminhando nas margens do rio em direção ao shopping Riverwalk, uma atração interessante, apesar de super turística é fazer um passeio em uma típica embarcação a vapor no Rio Mississippi. O Creole Queen oferece no cair da tarde um Jazz Dinner muito bacana. São duas horas de passeio onde está incluído um jantar com um buffet de comidas típicas e um show maravilhoso de jazz com direito a lindo pôr do sol e vista privilegiada para conhecer a cidade de um outro ângulo.

As mansões e locais descolados do Garden District

Imagem
Lindas mansões em ruas arborizadas do Garden District.

Muita gente vai a New Orleans e não sai do French Quarter, mas é preciso explorar a cidade para descobrir que NOLA reserva muitas surpresas. O Garden District é um bairro lindíssimo e super arborizado, onde estão as mais lindas e históricas mansões da cidade. Não à toa, celebridades como Sandra Bullock e a escritora Anne Rice compraram casas por ali. Muitas dessas lindas mansões já serviram de cenário de filmes. Mas não só isso! Ali também está uma das mais charmosas ruas da cidade, a Magazine Street.

Imagem
Lojas descoladas na Magazine Street.

Interessantes lojas de decoração, galerias de arte, cafés e restaurantes badalados fazem dela um local disputado por gente moderna e descolada.

É também no Garden District onde fica um dos mais tradicionais e premiados restaurantes da cidade, o Commander's Palace, frequentado por ricos e famosos desde 1880. Se a gastronomia é um dos itens importantes da sua viagem, não deixe de fazer uma reserva antecipada e se deliciar com o menu degustação do restaurante azul. A experiência vai ficar na memória pelo resto da sua vida!

Imagem
O restaurante azul Commander's Palace.

A noite é pura diversão!

Imagem
Jazz e blues em cada esquina.

NOLA é uma festa e há música de todos os estilos e por todos os lados: zydeco, gospel, jazz, rhythm & blues, além dos grandes festivais de rua como o Mardi Gras, o New Orleans Jazz, o Zydeco Fest, o Heritage Festival e muito mais!

Imagem
O agito da Bourbon Street.

No coração do bairro francês, a mais famosa e boêmia rua de New Orleans ainda é a Bourbon Street. É nela que os turistas se deslocam aos bandos em busca de diversão. Cercada de bares, discos, lojas, inferninhos e restaurantes de todos os lados, há festas, ritmos e diversão garantida para todos os gostos.

Como não há cobrança na entrada e as portas e janelas estão sempre abertas, dá para ver da rua o local que mais lhe agrada e aí é só entrar, pedir um drink no bar e ficar o tempo que quiser para apreciar ritmos incríveis!

Imagem
Fritzel's para os amantes do jazz.

O melhor do blues e jazz

Berço do jazz, uma viagem a New Orleans não estará completa sem assistir a um ótimo show! Para os amantes de jazz e blues os bares Fritzel's, Bourbon O e Irvin Mayfield's Jazz Playhouse no Royal Sonesta Hotel são excelentes opções para curtir a boa música na Bourbon Street.

Mais é na Frenchmen Street, rua menos famosa e turística, que vem se tornando o point musical dos locais e descolados. Jazz, blues, reggae e um pouco de tudo é o que você vai encontrar quando procura música ao vivo e da melhor qualidade, como a do ótimo The Spotted Cat Music Club.

Atrações incríveis nos arredores

Louisiana surpreende pela quantidade e variedade de atrações. Próximos à New Orleans existem lugares interessantíssimos e ainda desconhecidos para a grande maioria dos brasileiros. Vale a pena reservar uns dias a mais para conhecer alguns deles. Listo aqui atrações que considero imperdíveis numa viagem a Louisiana:

A indescritível beleza dos Pântanos

Imagem
Jacaré e tartaruga buscando um lugar ao sol.

Um passeio que agrada gente de todas as idades é explorar os lindos e assustadores pântanos da Louisiana. São paisagens maravilhosas com fauna e flora exuberantes, cheias de história, mistério e magia, retratadas em muitos filmes de suspense hollywoodianos. Nesse passeio é possível avistar e até tocar em enormes jacarés, observar pássaros exóticos, ver cobras e tartarugas procurando um lugarzinho ao sol e aproveitar a natureza em um passeio de barco delicioso.

Fábrica da Tabasco

Imagem
Degustação da pimenta Tabasco.

Quem gosta de pimenta certamente conhece a marca Tabasco, famosa em todo o mundo. O que muitos não sabem é que a empresa nasceu em Louisiana. Sua fábrica fica em um local lindíssimo chamado Avery Island. Criada por Edmund McIlhenny logo após a Guerra Civil Americana, a receita da pimenta fez tanto sucesso que hoje a Tabasco está presente em quase todo o mundo.

Reserve 1 dia para conhecer a fábrica e a interessante história da pimenta engarrafada, a charmosa lojinha onde há lembrancinha de todos os tipos, além de dezenas de molhos de pimenta para degustação. Não deixe de fazer um tour pelos belos jardins da propriedade, onde além de plantas de todas as espécies, há também animais exóticos e lindos pássaros.

Jefferson Island

Outro lugar charmoso e misterioso no sul de Louisiana, Jefferson Island é o local onde reza a lenda, o famoso pirata Jean Lafitte escondeu seus tesouros. A atração imperdível do local é o Rip Van Winkle Garden. A estrada cercada de centenárias árvores já vale a viagem. No local é possível conhecer a lindíssima e preservada mansão vitoriana construída em 1870, com 22 aposentos, preciosas pinturas e móveis da época, além de um belíssimo e exótico jardim. Outra excelente opção é almoçar no restaurante que fica na propriedade. O Café Jefferson serve pratos incríveis em um ambiente charmoso e totalmente envidraçado com mesas espalhadas pelo lindo jardim à beira do lago Peigneur.

Imagem
Jardim do café com vista para o lago que desapareceu.

O lago sumiu!

Um fato super curioso sobre esse lago aconteceu em 1980, quando uma plataforma de petróleo perfurou um local errado, atingindo uma enorme mina subterrânea de sal que era explorada naquela região, provocando um desastre incrível. A plataforma virou e em seguida um enorme redemoinho foi formado, sugando para dentro da mina toda a água e absolutamente tudo que estava na superfície até o total desaparecimento do lago. Alguns dias após o desastre, o canal por onde o Peigneur fluía em direção ao golfo do México, inverteu a direção, criando uma gigantesca cachoeira com a água que vinha do mar, despejando milhões de litros de água salgada, enchendo o lago novamente.

Quando as galerias subterrâneas se inundaram por completo, com o enorme volume e pressão da água, várias embarcações e outras coisas que haviam sido tragadas para a mina de sal voltaram à superfície. Pouco tempo depois, o Peigneur, que antes tinha apenas 3 metros de profundidade e era formado por água doce, transformou-se eu um lago de água salgada e quase 400 metros de profundidade, mudando totalmente seu ecossistema.

O trágico acidente devastou boa parte do que existia em volta do lago e casas e árvores foram totalmente destruídas. Hoje, totalmente reconstruída, a bela região está lá para contar essa incrível história. Inacreditável, não?

As lindas fazendas de Louisiana

Esse programa vai fazer você se sentir em um filme! Imagine vivenciar a história americana de séculos passados, onde grandes fazendeiros cultivavam algodão ou açúcar às margens do Rio Mississippi, por onde circulavam as valiosas mercadorias do país. Algumas dessas lindas fazendas (plantations) são abertas ao público que pode conhecer como viviam as famílias dos barões de açúcar e do algodão da época.

Imagem
Túnel de lindas árvores na entrada da Oak Alley Plantation.

A linda mansão e belos jardins de Oak Alley parecem saídos de um filme como "E o Vento Levou". Além da rica e interessante história, vale conhecer a plantation também pela beleza do local. Os gigantescos carvalhos que formam um incrível túnel verde na entrada da propriedade são de cair o queixo!

Com características totalmente diferentes, outra plantation que vale a visita é a Laura. Com um estilo creole típico da região, a linda casa que mantém a tradição das cores vibrantes em suas portas e paredes, foi palco de histórias de amor e ódio que mereciam um lindo romance!

Imagem
O colorido estilo creole da Laura Plantation.

Onde se hospedar

Vale a pena se hospedar em New Orleans e fazer as atrações fora da cidade em um passeio bate e volta. A cidade é muito bem servida de hotéis. Escolher onde ficar vai depender exclusivamente do tipo de programa que melhor se adapta a você. Para quem gosta de vivenciar a história dos locais visitados, a cadeia de hotéis New Orleans Hotel Collection oferece ótimas opções de hospedagem em prédios históricos e através do site é possível fazer reservas com bons descontos.

Imagem
Bourbon Orleans Hotel: luxuoso e assombrado.

Um dos meus hotéis favoritos na cidade é o luxuoso e confortável Bourbon Orleans Hotel. Localizado em uma belíssima construção histórica, na esquina da Bourbon Street, o hotel coleciona divertidas e assustadoras histórias de fantasmas. Outra excelente opção para quem quer ficar longe dos fantasmas e do agito da noite, mas não abre mão de ficar próximo das grandes atrações, é o ótimo e também histórico The Whitney Hotel, uma joia de arquitetura, construído em 1909 para ser um imponente banco na cidade.

Imagem
Belíssima fachada da construção histórica do The Whitney Hotel.

Compras com troco

Imagem
Tax Free para turistas estrangeiros.

Uma ótima notícia para quem não resiste fazer umas comprinhas básicas quando viaja para os Estados Unidos é que para turistas estrangeiros o estado da Louisiana é Tax Free, ou seja, você recebe o valor dos impostos de volta em dinheiro, mesmo que tenha feito a compra com o cartão de crédito. Uma boa economia e um pouquinho mais de dinheiro no bolso, mas é importante guardar as notas e apresentar o passaporte e a passagem aérea. Alguns shoppings possuem posto de troca. Em último caso, também é possível trocar no aeroporto, mas é importante é ficar atento para o horário de funcionamento para não correr o risco de embarcar sem o troco!

Divertida, alegre e cheia de atrações, a Louisiana é um daqueles lugares apaixonantes que vai fazer você querer voltar sempre!

Boa viagem!

Texto e fotos: Ana Paula Garrido.

E você, conhece a Louisiana? Quais cidades visitou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Qui Ago 25, 2016 12:43 pm
Muito legal, um destino que quero conhecer.
Muito interessante esta história do lago que desapareceu.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Ago 25, 2016 12:46 pm
Adorei! New Orleans é um destino que sempre tive muita vontade de conhecer e com a matéria fiquei ainda com mais vontade.

Parabéns :D

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Ago 25, 2016 1:35 pm
Que coincidência. Estou há 3 dias procurando hotéis em New Orleans para ver a melhor localização com o melhor preço.
Que boas dicas na hora certa.
Viajarei a negócios (conferência) no final de setembro mas vou ter algumas horas antes e depois do evento para curtir como turista. Voltarei aqui para relatar minha impressão.

APGarrido Mensagens: 3
Qui Ago 25, 2016 1:59 pm
New Orleans é um destino inesquecível! Quem não conhece precisa colocar na lista de lugares imperdíveis e quem já foi, terá sempre motivos para voltar!

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Ago 25, 2016 3:05 pm
Pelo que vi só tem Tax Free nas lojas participantes. Você sabe se há muitas lojas que entregam o voucher de refund.
Por acaso vi que a Apple Store, adorada pelos brazucas, do Shopping Lakeside é participante.

APGarrido Mensagens: 3
Qui Ago 25, 2016 5:05 pm
Sim. É importante você lembrar de pedir na hora que estiver fazendo o pagamento.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 25, 2016 6:50 pm
Do que falta conhecer nos USA certamente no topo da lista estao Louisiana e Alaska!

Morro de vontade!

APGarrido Mensagens: 3
Sex Ago 26, 2016 12:36 am
Oi Macedo! O Alaska também está nos meus sonhos. Para você que curte fotografia, tem tanta coisa bacana para fotografar em Louisiana que a gente fica até tonto! rsrs Sem falar nos ritmos maravilhosos para quem curte música! Nola é tudo de bom! Corra pra lá! : )

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Ago 29, 2016 8:59 am
Muito bacana a matéria. também é um destino que quero conhecer.





Booking.com

Voltar para “Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio