O que é exposição?

Troca de informações, matérias e dicas sobre câmeras digitais.
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Mar 25, 2013 8:26 am
O que é exposição?

Exposição é a quantidade de luz que uma câmera recebe para gerar uma fotografia.

Conseguimos enxergar as coisas porque tudo reflete luz. Nosso olho e a câmera funcionam de forma bem parecida: absorvendo a luz refletida de cada objeto.

Para gerar a fotografia, é preciso que o sensor receba uma quantidade de luz (abertura do diafragma) por um determinado período (velocidade do obturador).

Por vezes esta luz recebida pode ser demais, resultando uma foto superexposta (muito clara). Ou ao contrário, a luz recebida poderá ser insuficiente, gerando uma foto subexposta (muito escura).

Para conseguir uma exposição correta, existe um mecanismo presente na câmera chamado de fotômetro.

Imagem

Caso a régua estiver para a esquerda, teoricamente sua foto ficará subexposta. E se estiver mais para a direita, superexposta.

O que define a exposição da foto são os valores de: abertura de diafragma, velocidade de obturador e ISO. Quando a câmera está no modo automático, ela definirá estes valores para que o fotômetro fique exatamente no meio. Para a câmera, esta seria uma exposição equilibrada.

Mas esta ‘exposição equilibrada’ nem sempre é a correta. Em um ambiente muito claro ou muito escuro, certamente esta exposição não resultará em uma boa fotografia. Para amenizar este problema, existe a compensação de exposição.

Imagem

Configure para + quando tiver muita luz em sua cena, e para - quando em lugares mais escuros (a noite, locais fechados).

Caso a câmera tiver e estiver na função ‘M’ (manual) os valores de abertura de diafragma, velocidade de obturador e ISO devem ser ajustados para que o fotômetro, de maneira geral, fique conforme descrito acima.

Novamente, isto não é uma regra. Dependerá da iluminação de cada cena. Para saber exatamente qual a melhor exposição, nada melhor que tirar uma foto, e com base nesta, ajustar os valores para chegar à exposição perfeita!

Boas fotografias!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Jul 06, 2014 4:47 am
Este ajuste está presente em praticamente todas as câmeras, até mesmo nas mais simples.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Jul 07, 2014 9:05 am
Bom saber :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Set 01, 2015 10:17 am
Recentemente fui mudando e testando. A diferença é bem grande e facilmente sentida.





Booking.com

Voltar para “Câmeras digitais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio