O dia em que quase fui barrado em um dos melhores restaurantes de Paris

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 30, 2018 1:52 pm
Imagem

Em Paris, eu já tive algumas das melhores experiências gastronômicas da minha vida. A cidade, além de ser linda, oferece restaurantes franceses incríveis, onde é possível mergulhar em todos os seus sabores e influências. Para mim, a gastronomia é parte fundamental de qualquer viagem, e deve ser levada a sério. Você não precisa fazer todas as refeições em restaurantes caros, pois é possível balancear. Além disto, há restaurantes baratos, principalmente no almoço (mais barato do que jantar).

Quando viajo para lá, meu roteiro é sempre intenso, então a roupa que eu saio de manhã é a mesma roupa com que eu passarei o resto do dia. Inclusive, se o restaurante do jantar for longe do hotel, acabo não tendo tempo de ir trocar de roupa. Aí vem aquela questão: e o dress code?

Leia também: Roteiro de 5 dias em Paris

A roupa para usar no dia a dia fazendo turismo é diferente da roupa chique para ir a um restaurante premiado. Usar sapato pode acabar com os seus pés e prejudicar a viagem. Usar tênis é bem mais confortável, porém pode não ser muito apresentável para usar no restaurante. Camisa social? Difícil passar o dia inteiro com ela. É um eterno conflito.

Eu estava em Paris no inverno, e fazia muito frio, então eu estava vestido com o intuito de me proteger do frio, e não de estar bem vestido para o almoço. Sim, era almoço, o que complica a situação, afinal, no jantar seria mais fácil dar um jeito de passar no hotel antes. Eu já imaginava que teria problemas de dress code, afinal, o restaurante do Alain Ducasse tem nada menos do que 3 estrelas Michelin, o nível máximo, e fica dentro do Hôtel Plaza Athénée, um dos mais luxuosos hotéis da cidade.

Leia também: Documentos exigidos para entrar na Europa

Ao chegar ao Alain Ducasse au Plaza Athénée, já até com um pouco de vergonha, me identifiquei e disse que tinha reserva. A simpática hostess perguntou se gostaria de guardar o casaco e, discretamente, foi buscar um blazer para mim. Sim, o restaurante tem roupas para os clientes desavisados, que não estão de acordo com a vestimenta que se deve usar. A situação deve ser comum, pois tudo foi feito em alguns segundos e sem constrangimento. No final da refeição, que foi sinal foi uma das melhores da minha vida, entreguei o blazer e peguei meu casaco.

Na porta no hotel, outra situação inusitada: estava chovendo e eu estava sem guarda-chuva. Um funcionário do hotel, gentilmente me ofereceu um, mas eu informei que não era hóspede e não teria como devolvê-lo. Imediatamente ele respondeu que não haveria problemas e me deu o guarda-chuva. Pela situação, acabei trazendo para o Brasil, e hoje deixo ele dentro do porta-malas do meu carro.

Leia também: É caro viajar para Europa?

A roupa errada para a ocasião pode trazer problemas. Sei de casos de pessoas que já foram barradas, pois não havia roupa para empréstimo, assim como já soube de casos onde a pessoa acabou comprando uma roupa nova para ir ao restaurante. Aliar roupa confortável com roupa adequada não é uma tarefa fácil, por isso nas viagens eu tenho dado preferência para refeições especiais no jantar, e voltando ao hotel para me arrumar antes de ir. No almoço, principalmente se for demorado, acaba atrapalhando o seu roteiro de visita aos pontos turísticos.

Boa viagem!

Texto: Gabriel Dias.

E você, já passou por alguma situação constrangedora como essa? Como se saiu? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 30, 2018 2:02 pm
Nunca fui barrado, até porque nunca fui a restaurantes com esse nível de sofisticação.

Quanto a passear de sapatos... ano retrasado fiz um curso de 2 semanas em Paris, a trabalho. Por ser um evento profissional, eu ia vestido de paletó e gravata. O curso acabava por volta de 17h e aproveitávamos para passear pela cidade antes de voltar ao hotel. Assim, turistei em Paris por 2 semanas vestindo camisa social, sapato social, terno, gravata e colete, pois fazia muito frio, apesar de já ser primavera. O sapato realmente incomodava, mas devido ao frio eu até gostei de usar terno e gravata.

Era engraçado as pessoas me abordarem na rua pedindo informação. Deviam achar que eu era um local.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jul 31, 2018 3:21 am
Barrado nunca fui. Mas entrei em restaurante 2 estrelas no Michelin sendo, sem sombra de duvidas, o mais mal vestido do recinto. Estava de jeans, tenis e casaco de moleton. Se nao fosse convidado pelo Falando de Viagem, certamente teria sido posto para fora a pontapes.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 31, 2018 7:44 pm
Nunca tive problemas, mas também não fui em nenhum restaurante com dress code exigindo blazer.

Mas quando tenho algum restaurante mais elegante para ir durante o dia, tento pelo menos usar uma camisa e uma calça jeans escura, além de uma bota de couro para melhorar a apresentação.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Ago 01, 2018 10:46 am
hahhaha eu ia ficar com vergonha certamente!

Homens num geral tem mais problemas do que as mulheres. Uma vez em Roma tive que comprar roupa pro meu marido pois íamos jantar num restaurante estrelado e, após ver o nível das pessoas no café da manhã, ele foi convencido! hheheh

No Brasil é diferente. Outro dia fui no Oro no Leblon que tem 2 estrelas - chef Felipe Bronze e fiquei impressionada pois tinha muita gente com traje totalmente esporte - tudo que bem que é Rio e por aqui tudo é mais descontraído, né?! hehehe

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 01, 2018 10:51 am
O melhor dos mundos é viajar para Jeri: você vai de chinelo, sujo de areia, e todo mundo está do mesmo jeito.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 02, 2018 2:00 am
Gabriel, voce fica com Jeri, eu fico com Paris e ninguem briga. :lol:

Adriana Mensagens: 2231
Qua Ago 08, 2018 1:23 pm
Verdade mesmo Gabriel, Jeri não precisa de dress code.
Mas aproveitar os restaurantes de Paris também é tudo de bom





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio