Eu odeio as palestras que recebo ao chegar aos hotéis

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 23, 2013 12:07 am
Ao chegar aos hotéis, principalmente aos 5 estrelas, já tenho uma certeza: vou receber palestras. O que isso significa? Que os funcionários vão passar mil informações em alguns minutos e eu não conseguirei absorver nem metade do que eles falam.

Tudo começa no check-in. Informo o nome, mostro a identidade e apresento um cartão de crédito. Recebo as boas vindas, os procedimentos burocráticos começam e em muitos casos nos hotéis 5 estrelas a palestra começa.

"É a sua primeira vez conosco? Vou então te passar algumas informações sobre o hotel. A nossa piscina localiza-se no subsolo e funciona diariamente das 9:00 às 21:00. A academia funciona 24 horas. Recomendamos também o nosso Spa, que funciona todos os dias das 10:00 às 18:00 e o nosso Concierge pode realizar a reserva para você. Nosso café da manhã é servido das 6:00 às 10:00 nos dias de semana e das 6:00 às 11:00 nos finais de semana. O nosso serviço de quarto funciona 24 horas e o ramal é o 90. Temos ainda quadras poliesportivas, business center e lojas. Meu nome é Fulana e caso você tenha alguma dúvida pode discar o ramal 100 e falar comigo. Posso lhe ajudar em algo mais?".

Sim, pode! Escreve tudo isso para mim, por favor!

Imagina então quando chego de um voo internacional de 8, 10 ou até mais horas. Tudo que eu mais quero é realizar logo o check-in e entrar no quarto para descansar.

Check-in terminado. Pensa que acabou? Até quando você tem uma malinha de mão apenas o bellman muitas vezes te acompanha até o quarto para dar outra palestra, ainda mais chata.

"Vou lhe mostrar o quarto, Sr. Dias. Aqui é o nosso frigobar, ali é o cofre digital, que você precisa escolher uma senha de quatro dígitos para travar. Temos também o ar-condicionado, que está na temperatura X. Está bom para o senhor ou você gostaria que eu ajustasse? Para abrir a varanda o senhor deve fazer isso. Os controles estão ao lado da cama. Dentro do armário você tem isso, aquilo e mais isso. Esse aqui é o banheiro. Onde você gostaria que eu colocasse sua mala? Aqui está bom? Há algo mais que eu possa fazer pelo senhor?"

Claro, não posso me esquecer da gorjeta. Preciso dar gorjeta por ele me ensinar tudo aquilo que eu já sabia. Essa palestra normalmente é mais chata e demorada do que a do check-in.

Ufa, parece que acabou. Vou tirar o telefone do gancho para evitar ser incomodado novamente. Já perdi a conta de quantas vezes fui acordado ou atrapalhado por ele!

Chato, cansativo e algumas vezes invasivo. Felizmente, isso não acontece em todos os hotéis.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Dom Jun 23, 2013 2:59 am
As pessoas vêem as cachaças que eu tomo mas não vêem os tombos que eu levo hahaha.

Para que ninguém pense que é tão mole assim.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
RABUGENTO Mensagens: 1902
Dom Jun 23, 2013 9:18 am
Concordo que é muita informação de uma vez só e que o viajante quando chega ao hotel quer, principalmente, descansar.

O que acontece é que, no hotel 5*, se não vierem com essa ladainha, muitos hóspedes dirão que houve "pouco caso" da recepção...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Jun 23, 2013 2:06 pm
Isto tudo poderia ser perfeitamente substituídos por algumas poucas frases:
- É uma satisfação recebê-los em nosso hotel...
- Esperamos que sua viagem tenha sido satisfatória...
- Existe alguma coisa que possamos fazer, neste momento, para melhor lhe atender ???
- Nós temos um Manual de "XXXXXXXXX", escrito em sua linguagem natal, na qual constam todas a facilidades, horários, preços, etc...
....
O "XXXXXXXX" fica a critério da cada rede de hotel colocar, mas basicamente tem todas as informações primárias sobre o hotel e ainda indica onde vc pode obter outras informações...
Rápido e sem encher a paciência da pessoa...
Atendentes indiferentes ou muito secas é uma droga, mas babação no ouvido talvez seja pior...
A coisa tem que ser cordial, rápida, discreta e eficaz....

Camilo Mensagens: 294
Dom Jun 23, 2013 2:33 pm
Quanto a segunda palestra eu sou prático, dispenso o bellman de cara, consigo muito bem carregar minhas malas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 23, 2013 5:38 pm
O problema é que alguns hotéis têm como padrão acompanhar o hóspede até o quarto. Uma vez, em San Diego, lembro que queria pegar o carrinho e levar as malas, mas não deixaram.

Quando estou com uma mala é mais simples, porém quando tem mais malas ficam complicado e a ajuda acaba sendo necessária.

Camilo Mensagens: 294
Dom Jun 23, 2013 10:17 pm
Na ida eu vou 99,99% das vezes com uma mala somente (por pessoa), enquanto na volta.......... rs

RABUGENTO Mensagens: 1902
Seg Jun 24, 2013 9:11 am
Você quis dizer uma dentro da outra, né isso?

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Jun 24, 2013 3:57 pm
Existem duas saídas, a primeira o Zardox já expos, a segunda seria lhe pedir permissão, aí sim a coisa fica mais simpática e clara.

Uma ótima experiência foi no Arraial Dajuda Eco Resort. Ao chegar no pier, de barco do próprio hotel, fui recebido por uma hostess, que no caminho foi nos deixando com vontade de conhecer o hotel, pois foi mais como um bate papo do que instruções. Na recepção, nada de balcão, ela te deixa sentado em sofás bem amplos e confortáveis, providencia um drink de boas vindas, e pede para que se preencha o check-in. Depois te encaminha ao quarto, e só. Nada de instruções chatas, apenas um "Se precisar de qualquer coisa, é só chamar".

Melhor da história: até hoje foi o melhor custo benefício.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio