O dia em que discuti com o oficial da alfândega em Dallas

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 01, 2013 9:41 am
O dia em que discuti com o oficial da alfândega em Dallas

Foram tantas as vezes que já viajei aos Estados Unidos que a memória não consegue mais acompanhar e se perder ao contar. Desde a primeira vez nunca tive problemas com a imigração, que sempre autorizou minha entrada sem nenhum problema. Com a alfândega fui parado apenas uma vez, vindo de Cancún, mas após passar a mala pelo raio-x fui liberado imediatamente.

Ao chegar em Dallas nesta última viagem fiz a imigração respondendo apenas aquelas perguntas básicas e rapidamente fui liberado. Peguei as malas junto com a minha esposa e fomos passar pela alfândega.

Detalhe: Ele estava sentado meio torto na cadeira, como alguém que está relaxando em casa.

Um senhor de cabelos brancos, com mais de 65 anos, era o oficial. Entregamos o formulário e ele pediu também os passaportes. Aí resolveu perguntar em espanhol as coisas quando viu que éramos brasileiros. Fez algumas das mesmas perguntas da imigração.

Oficial: Posso ver a sua passagem de volta?
Nós: Não temos a passagem impressa.
Oficial: Como eu vou saber que vocês têm a passagem?
Nós: Podemos te mostrar no iPhone. Ou você pode checar o localizador junto com a companhia aérea.

Nisso ele ficou retrucando 2 minutos que deveríamos ter a passagem, que isso é procedimento e bla bla bla. E nós sempre retrucando. Acho que ele ficou irritado quando eu disse: Save paper. Live better', uma associação ao slogan do Walmart.

Eu estava calmo, pois não tinha conexão apertada, então tinha todo o tempo do mundo.

Ele viu a barriga da minha esposa e perguntou com quantos meses ela estava. Depois ficou olhando os passaportes novamente. Estava tentando nos irritar.

Depois de mais de 5 minutos lá não havia mais nenhuma fila e outro oficial, bem mais novo, chegou rindo até nós e dizendo: Vocês podem passar.

Até o oficial ficou constrangido com a atitude do seu colega, que definitivamente estava de mal com a vida e resolveu encrencar conosco.

Sempre recomendo levar tudo impresso, pois casos assim, apesar de raríssimos, podem acontecer. Um viajante inexperiente certamente teria problemas.

Boa viagem!

Avatar do usuário
LuisMelo Mensagens: 323
Sex Nov 01, 2013 10:03 am
Que frieza hahahaha.... Eu ficaria apavorado, com certeza... Uma vez estava sem a passagem de volta, a oficial me perguntou da passagem e eu disse que havia comprado pela internet, que não havia impresso, ela me olhou de cara feia, mas no final me deixou passar sem problemas... Mas a partir daí, sempre passei a imprimir hehe...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 01, 2013 10:21 am
Eu não imprimo nada, mas não aconselho o viajante comum a fazer isso.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Nov 01, 2013 10:31 am
De uns 2 anos para cá tenho notado que a alfândega anda muito mais chata que a imigração.

Eu imprimo tudo. Já me estressei uma vez com a imigração em CLT e outra com a alfândega em LAX. Apesar de ter ficado só na conversa, sem precisar mostrar nada, vale a velha lição: Quanto mais papel você tiver, mais deixará um burocrata satisfeito.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 01, 2013 10:42 am
O que não quer dizer nada, pois é fácil forjar uma reserva. Mas os oficiais, principalmente os mais velhos, gostam do cheiro do papel.

Em Londres, por exemplo, levei tudo que tinha impresso, menos a hospedagem. Não pediram nada, mas como a fama deles é de serem exigentes, nunca se sabe.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Nov 01, 2013 10:53 am
Sim, nada disso prova coisa alguma.

Um imigrante ilegal que resolva entrar por Orlando como parte de uma excursão dificilmente será barrado.

dnc90 Mensagens: 375
Sex Nov 01, 2013 10:57 am
Em dez de 2011 em MIA estava passando pela imigração com minha família quando o oficial pediu para ver a passagem de volta, como sempre imprimo tudo peguei em minha mala e mostrei.
Na epoca achei que ele pediu para mostrar a passagem pois todas tinham sido emitidas com milhas e estavam separadas (ida e volta tinham sido emitidas separadamente, com códigos de reserva diferente) mostrei e ele nos liberou rapidamente.
Após essa vez ja passei pela imigração diversas vezes e nunca foi pedido nada.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Nov 01, 2013 10:59 am
Eu sempre levo tudo impresso.

Quando fui aos EUA em abril eu levei uma pasta com todas as reservas, vouchers e afins impressos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Nov 01, 2013 12:16 pm
Eu levo tudo impresso... e duas vias... uma na minha mochila, outra na mochila da minha filha ou esposa...
Levo também as informações no celular... mas como aparelho eletrônico, é sujeito a defeitos...
E, existem agentes públicos que são verdadeiros cupins... adoram um "filet mignon de celulose, ao ponto" , popularmente conhecido como papel....rsrsr

padamasceno Mensagens: 148
Sex Nov 01, 2013 12:37 pm
Eu sempre levo tudo impresso e com os dados importantes marcado com marca-texto, mas não é nem pelo customs, é mais por mim mesmo... Acho mais organizado e fácil, e com passagens e etc vc não quer ter nada errado. Vai ver é por isso que até hoje nunca perdi um voo, ou trem, ou onibus, ou qualquer coisa.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio