A importância das viagens em nossas vidas

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Fev 16, 2014 12:13 pm
Por que você viaja? Essa pergunta aparentemente simples tem várias respostas. Viajamos para conhecer o mundo, para nos divertirmos, para termos novas experiências, para fazer amigos ou encontrar um grande amor, para fazermos compras e principalmente para sermos felizes.

Hoje vou comentar apenas sobre a parte de compras na minha coluna.

Você já escutou alguém falar que você é rico porque faz compras nos Estados Unidos? Para mim rico é quem faz compras no Brasil. Rico é quem paga R$100 por um produto que nos Estados Unidos custa US$10.

Uma das possibilidades que as viagens nos proporcionam é a possibilidade de fazer compras. Possibilidade esta que não está ligada apenas aos valores, mas também à tecnologia. O Brasil, além de cobrar preços abusivos em quase tudo, ainda não tem a quantidade de produtos que os Estados Unidos oferecem. E não chega nem perto.

Há anos que compro tudo nos Estados Unidos durante as minhas viagens, com raras exceções, com havaianas ou sungas, por exemplo.

Recentemente, com a descoberta da gravidez da minha esposa, comecei a fazer compras para o enxoval de bebê do nosso filho. Fui além e tive ideias que só puderam ser colocadas em prática por causa das viagens: Comprei uma GoPro para filmar o parto e outras etapas após o nascimento do meu filho e comprei uma câmera digital Polaroid para imprimir fotos instantâneas na maternidade e em casa, para presentear as visitas. Já tinha uma excelente câmera digital, que também só foi possível comprar graças às viagens. Soma-se à lista um notebook Sony Vaio de última geração, com processador i5 e 8GB de memória.

Tudo foi comprado nas viagens e apenas o notebook pagou imposto, por estar acima da cota. Imposto esse que foi bem barato.

Esses equipamentos me proporcionaram:

- GoPro: Prendi a câmera na cabeça e filmei todo o parto do meu filho. Filmei ainda a ida até o berçário e a reação da minha família ao vê-lo pela primeira vez. No registro tem ainda eu cortando o cordão umbilical, a pesagem, o primeiro banho, a primeira mamada e muito mais.

- Câmera digital SLR: Com ela em mãos tirei fotos perfeitas de todos os momentos. Mesmo se eu estivesse tremendo a qualidade da câmera iria compensar. Tirei fotos únicas!

- Câmera digital Polaroid: Tiramos fotos logo após o nascimento e imprimimos em questão de segundos. Todos adoraram receber uma recordação instantânea do Felipe.

Na maternidade todos ficaram impressionados com a ideia principalmente da GoPro. Com ela presa à cabeça eu tinha total liberdade e filmava todos os detalhes. Só não poderia desmaiar, senão o planejamento iria por água abaixo! Ainda bem que não aconteceu.

Graças às viagens consegui ter esses equipamentos que fazem toda a diferença. Por isso, eu viajo por inúmeras razões, mas as compras estarão sempre entre as prioridades.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Fev 16, 2014 1:02 pm
Eu não uso havaianas. Então nem isso eu compro no Brasil. :lol:

Para quem viaja com alguma frequência, principalmente aos USA, vale a pena trazer praticamente tudo de lá. Uma ou outra coisa não trago pela diferença de preço ser tão pequena que não compensa o espaço usado na mala, como cartuchos de impressora, por exemplo.

Além do lugar comum, roupas e eletrônicos, trago todos os produtos de higiene pessoal daqui de casa e boa parte dos eletrodomésticos portáteis.

Mesmo com o dólar a R$2,40 a diferença de preço é enorme.

Sempre batendo na mesma tecla. Faço compras nos USA porque sou pobre. Se fosse rico faria no Brasil.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Fev 16, 2014 1:16 pm
Claro que "compras" é só uma entre várias dimensões de uma viagem. Até porque há destinos que não são bons para isso.

O Brasil chegou a um ponto em que vale a pena comprar quase tudo fora, principalmente nos EUA. As poucas roupas made in Brazil no meu guarda-roupas ou são antigas ou ganhei de presente. Tirando cuecas, sapatos e meias, prefiro comprar tudo lá.

capsj Mensagens: 2372
Dom Fev 16, 2014 1:17 pm
Perfeita a reflexão. Há tempos o Fábio bate nesta tecla, e, na viagem de janeiro, fizemos compra de roupas para todo ano. Realmente, faltou mala para comprar algumas coisas de higiene pessoal que queria ter já para o ano. Nossa programação é retornar todo janeiro, portanto, creio que consiga realizar o sono de comprar tudo lá. Não por vontade de ter coisas importadas, mas sim, pelo desejo de economizar meu suado dinheiro.

Mais uma que devo ao FDV.....

henriquebasa Mensagens: 59
Seg Fev 17, 2014 7:53 am
É um absurdo comprarmos tudo fora do Brasil, pois poderíamos dar imposto para o nosso país ao invés para os "Yankess"!

Frase que sempre usei e pensei, até ir em Junho do ano passado aos EUA. É revoltante mesmo pagar 100 reais aqui em um produto que custa 10 dólares (É essa conta que eu também falo pra todo mundo!)!

E ao invés de baixar os impostos aqui para estimular o consumo, aumenta de quem vai pra fora. Precisamos de uma reforma tributária urgente, pois sinceramente, apenas Sunga comprei nesse último ano, ainda mais que vou agora (Maio) para la de novo, fica difícil querer comprar algo no Brasil, conhecendo os preços de la!

Muito triste!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 17, 2014 8:09 am
Os impostos não são o único motivo dos preços aqui serem mais altos. Vide o exemplo dos livros, que são isentos de impostos.

E comprar aqui não te dá nenhuma garantia de que o lojista vai recolher o imposto devido.

Emanuel Mensagens: 369
Seg Fev 17, 2014 8:16 am
Realmente é difícil entrar num Walmart e não ficar ansioso vendo todas aquelas coisas que no Brasil ou ainda não chegaram ou custa 5x o preço.

Excelente: "...se fosse rico compraria no Brasil!" :lol:

Patricia Mensagens: 2384
Seg Fev 17, 2014 9:02 am
Com certeza! Os preços no Brasil são absurdos!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fanzyne Mensagens: 55
Seg Fev 17, 2014 10:20 am
Apoio totalmente o ponto de vista e adoto ele sempre, porém o que esta sendo feito para coibir a viagem dos brasileiros para fora do Brasil esta cada dia mais difícil, aumento de IOF, dólar em disparada, passagens aéreas sempre com preços altíssimos, gostaria de ter começado a viajar antes para fora, minha primeira viagem foi em 2012, e a partir desta viagem coloquei em minha mente que preciso fazer ao menos uma viagem por ano, para repor roupas, tênis, brinquedos, para mim, minha esposa e minha filha.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Fev 17, 2014 10:37 am
Pois é... estão tentando coibir mesmo as viagens dos brasileiros. E mesmo assim, comprar lá fora continua sendo mais barato...
E não acho só em relação as compras não... comida, passeios e hospedagens também acho que em muitos lugares se gasta menos do que no Brasil... uma pena isso, pois conheço pessoas que já visitaram mais cidades no exterior do que no Brasil e exatamente por conta dos preços mais baixos...

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio