Quanto suas milhas valem para você?

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jun 16, 2015 10:12 pm
Os últimos tempos não têm sido nada bom para nós milheiros. Está cada vez mais difícil conseguirmos juntar as milhas necessárias para aquela sonhada viagem. O cerco está apertando. Tanto bancos quanto companhias aéreas têm tornado cada vez mais complicada a nossa missão: Viajar mais e com mais conforto!

Entre as medidas tomadas pela companhias aéreas, uma das que mais gera o descontentamento generalizado é o aumento das tabelas de resgate. E isso não é algo praticado apenas pelas empresas brasileiras. United e Delta mudaram radicalmente a forma de calcular o acúmulo de milhas em seus programas. O resultado foi o mesmo. Mais dificuldade em resgatar bilhetes prêmio.

Em meio a este quadro, tem sido cada vez mais preciso pensar bem antes de emitir sua passagem. Onde e quando emitir?

Como eu sempre fui muito pão duro com minhas suadas milhas, criei minha própria tabela de "valor" de um bilhete prêmio, ida e volta.

- Estados Unidos em econômica: Até 50.000 milhas considero barato. Até 60.000 milhas considero justo. Acima deste valor acho caro.
- Estados Unidos em executiva: Até 90.000 milhas, barato. Até 110.000, justo. Acima disso acho caro.
- Europa em econômica: Até 60.000, barato. Até 70.000, justo. Acima disso acho caro.
- Europa em executiva: Até 100.000, barato. Até 120.000 justo. Acima disso, caro.
- América do Sul em econômica: Até 20.000, barato. Até 25.000, justo. Acima disso, caro.
- América do Sul em executiva: Até 30.000, barato. Até 40.000, justo. Acima disso, caro.
- Brasil: até 12.000, barato. Até 20.000, justo. Acima disso, caro.

Procuro sempre seguir essa tabela na hora de me manter racional na hora de um destino e uma data.

E vocês tem sua própria tabela pessoal? Quais valores consideram razoáveis na hora de emitir um bilhete prêmio? Contem para mim suas experiências!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Jun 16, 2015 10:16 pm
Grato por compartilhar sua tabela @fabio pois muitas vezes eu, que ainda sou novo por aqui, me vejo perdido entre as "promoções" e com um guia ficará mais fácil separar o joio do trigo.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Jun 16, 2015 11:31 pm
Excelente tabela, Fabio. Obrigado por conpartilhar.. Acho que ajudará bastante pra balizar os bons resgates!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Sanavan Mensagens: 690
Qua Jun 17, 2015 12:15 am
Muito legal!
Detalhe para EUA em Executiva por 90K, isso não é barato... É de graça, do tipo larga tudo e vai passear! Melhor que eu consegui em executiva para EUA foi 100K (deve ter relação com as datas).

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Qua Jun 17, 2015 12:37 am
Obrigado por compartilhar sua tabela, @Fabio! Muito bacana seu post, também sou pão duro com minhas milhas que acumulo com tanto esforço hahahah...

odl1899 Mensagens: 2619
Qua Jun 17, 2015 2:04 am
Concordo com a tabela! Quem tem dúvidas pode usar esses valores como referência, apesar de que bilhetes domésticos muitas vezes estarem muito mais baratos se emitidos em dinheiro do que com milhas.

Também criei um tabela usando como referência o custo da milha para cada programa de fidelidade:

Azul: 1000pts= entre R$20 e R$23 (em virtude das promoções comuns de transferência de pontos em dobro, é o milheiro mais desvalorizado das grandes cias em relação ao número de pontos para emissões normais).

Smiles: 1000pts= Por volta de R$25 (A tabela Smiles vem sendo reajustada indefinidamente, o que desvalorizou muito o custo do milheiro).

TAM: 1000pts= Em torno de R$30.

EC, IB,QA e AA: 1000 pts= por volta de R$35 ou 40 (devido a facilidade de emissões para Europa e América do Norte com menos milhas)

Não significa que esse é o valor comercial da milha no "mercado negro" (não é esse não é o objetivo proposto), mas sim são valores de referência na hora levar em conta se vale a pena emitir em dinheiro e guardar as milhas ou o inverso...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 17, 2015 8:37 am
Fábio..
Eu concordo contigo em relação à tabela.... é mais ou menos por aí... em "valores absolutos" é isso mesmo..
Mas, eu levo mais três fatores em consideração, que, até certo ponto, relativizam a coisa:
- existem "MILHAS" e existem "milhas".. na primeira eu incluiria as MILHAS AA, DELTA, IP, EC, Alaska, QATAR, LIFEMILES e outras cias...
Já na categoria "milhas", eu colocaria Smiles, Multiplus e TudoAzul...
- a concessão de bônus no envio dos pontos no cartão para o programa da Cia. aérea...
- a realização, CONSTANTE, de promoções pelo programa de fidelidade da aérea, que no final das contas, acabem relativizando as milhas...
O que ocorre é que, em determinados momentos temos que tomar a decisão de enviar os pontos dos cartões para o programa de fidelidade da Cia. aérea...e, neste momento, precisa ter um pouco de conhecimento do comportamento do programa (embora isto tb esteja muito relativizado nos 2 últimos anos)...
Por exemplo:
Se eu tivesse muitos pontos num AMEX da vida, e com perspectiva de viajar para a Europa.. eu aguardaria ao máximo os pontos no AMEX (até porque lá eles não expiram)...
Já vi, pelo menos 1 vez, eles darem bônus de 100% para quando enviassem pontos para a TAP...
E, acho que 2 meses depois, a TAP fez a promoção dando desconto de 50% na tarifa para voar para Europa..
Aí, no final das contas, vc emitiria a passagem por apenas 25% do que seria necessário no início..
Mas.. estes fatores são anormalidades... eventualidades...e sempre existem riscos....
Com a tendência atual nos programas, acho que o melhor ditado, para quem tem poucos pontos no cartão é:
"... não deixe para fazer amanhã, o que pode ser feito hoje...."
Os programas de fidelidade se descolaram das Cias. e se tornaram bancos particulares, onde o programa vende as milhas para os bancos/parceiros... a grana entra.. eles repassam para a Cia. aérea e esta aumenta a quantidade de milhas por cada trecho, para desvalorizar o valor das milhas...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 17, 2015 9:25 am
Muito legal sua tabela Fabio!
Eu confesso que tenho um pouco de preguiça do assunto milhas... hahah

Uma tabela dessa nos ajuda muito a saber pelo menos o básico para não sairmos fazendo besteiras por aí, de forma impulsiva!

dpalma Mensagens: 1891
Qua Jun 17, 2015 10:21 am
E o que dizer da gol cobrando 30k por uma perna do Nordeste para o Rio de Janeiros em qualquer data entre 28 de dezembro e 3 de janeiro?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
soares Mensagens: 504
Qua Jun 17, 2015 10:28 am
Compartilho com o Zardox na questão da relativização: "MILHAS" e "milhas", mas particularmente, levanto uma questão:
acho que a tendência é que tenhamos uma canibalização dos programas de milhagem para a categoria "milhas" cada vez mais rápida. Com exceção de algumas poucas cias aéreas, a maioria vem passando por grandes dificuldades financeiras e o resultado tem sido cada vez mais fusões visando ganhos de escala e eficiência.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio