"Causos" Aéreos

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Ago 19, 2013 2:35 am
"Causos" aéreos

Imagem
A380: um sonho ainda a se realizar.

Eu adoro voar! Desde criança sou um apaixonado por aviação. Cheguei a cogitar seguir carreira na aviação civil, tendo desistido quando meu pai me fez pôr o pé no chão e me explicou a instabilidade da profissão e os ganhos como piloto.

Mas mesmo não tendo seguido carreira com piloto minha paixão pela aviação não diminuiu. Quando compro um bilhete, uma das primeiras coisas que faço é verificar qual será a aeronave. E já voei praticamente em todas as aeronaves em atividade. Faltando apenas o A380 (que voarei em novembro) e o 787 Dreamliner (sem previsão).

E quando se voa com certa frequência, acaba-se presenciando algumas cenas inusitadas. Essas cenas também fazem parte do folclore de voar.

Já vi muita coisa estranha acontecer em avião. Já passei por despressurização a bordo com as máscaras caindo por todo lado. Já fui desviado de aeroporto. Já tive que pedir auxílio policial para tirar bêbado da minha poltrona.

Cada situação dessa só enriquece minha experiência aérea. Com o tempo aprendi a levar tudo na esportiva. Até ter voo em Paris cancelado por nevasca e ter que dormir no terminal.

Mas de tudo que já passei, acho que existe um "causo" que supera tudo. Quando tinha 11 anos, toda minha família foi comemorar os 80 de meu avô paterno em São Luiz. Na volta o voo seria São Luis-Teresina-Brasília-Rio na finada Vasp. Tudo começou bem numa ensolarada tarde de junho em SLZ. Fizemos a escala em Teresina e alguns passageiros embarcaram. Decolamos rumo a BSB. Quando já tínhamos mais de 2 horas de voo, eu noto que o sol está a nossa esquerda quando deveria estar a direita. Não estávamos rumando para o sul e sim voltando para o norte. Eu comentei isso com meu pai mas ele nem deu bola. Afinal eu era apenas uma criança de 11 anos. Uns 30 minutos depois o comandante anuncia que iremos aterrissar em... Teresina. Meu pai me olha sem entender nada. rs

Uma vez que o avião tenha pousado, entram alguns soldados da PA. Era época da ditadura militar todo mundo respeitava os militares. Tentam retirar um passageiro a força. O sujeito se recusa a sair. Meu pai, que sempre foi encrenqueiro, procura saber o que está acontecendo. Em resumo. Parece que o passageiro em questão estava bêbado e tinha passado a mão na bunda de uma das aeromoças. O comandante ao invés de seguir a viagem e desembarcar o sujeito em Brasília, resolveu voltar a Teresina para que este fosse preso lá.

Isso foi só o começo. O cara disse que tinha embarcado em São Luis. E portanto se o quisessem desembarcar teriam que voltar para lá. Para piorar, haviam 3 deputados federais da oposição a bordo que fizeram um semi-círculo protetor ao redor dele. O circo estava armado!

Meu pai, talvez o mais injuriado a bordo, se nomeia advogado de defesa do bêbado, mesmo sem ser advogado. Os deputados querem mais é aproveitar os 15 minutos de fama. O comandante desliga o ar condicionado de bordo para enfraquecer os ânimos e isso numa tarde de Teresina é mortal.

Resumo da ópera, depois de mias de 3 horas de negociações e 6 de atraso, o comandante concorda em decolar para BSB com o tarado a bordo e desembarcá-lo lá.

Cerca de um mês depois, nossa família estava jantando em casa assistindo o Jornal Nacional quando uma reportagem dá conta que um avião da Vasp se desvia de seu rumo porque o piloto se sentiu seguido por naves extraterrestres. O nome do piloto ? Comandante Brito. O mesmo maluco que criou o caos naquela tarde de domingo em Teresina. Todos rimos muito!

E você, já viveu alguma experiência aérea inusitada? Tem algum "causo" para nos contar? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Seg Ago 19, 2013 10:14 am
Eu vou me permitir contar o caso do 1º voo da minha mãe.
Ela voou pela 1ª vez na vida na Varig, já senhora e sozinha por motivo de falecimento de familiar. "Na época da Varig só viajava de avião quem tinha dinheiro sobrando ou quando morria alguém, isso ninguém me tira da cabeça".

Pois bem, o avião decolou e logo depois começou o serviço de bordo. As aeromoças começaram a servir o que para minha mãe era uma tapioca como lanche, mas ela só foi perceber o que era, quando entregaram a "suposta" tapioca para o passageiro a seu lado e ele pegou e esfregou nas mãos e no rosto.

Depois dessa, todas as vezes que me entregam lenços umedecidos quentinhos sempre lembro da tapioca da Varig. O que por sinal está bem raro isso!

padamasceno Mensagens: 148
Seg Ago 19, 2013 12:09 pm
Vou contar o meu também, e pessoal, por favor, sem preconceitos!!

Uma vez estava num voo GIG-FRA da Luft, eu viajando na econômica e meu pai na executiva. Lá pelo meio do vôo sempre vou lá atrás beber alguma coisa, comer um biscoitinho, conversar com os comissários, para ajudar a passar o tempo (sou daqueles que não conseguem dormir de jeito nenhum nessas cadeirinhas de bebê de avião).

Conversando com o comissário brasileiro que estava me atendendo, contei que meu pai estava na executiva, que aquilo lá que deveria ser bom, que a viagem deve passar bem mais rápido, blá blá...
Depois de certo tempo, o comissário diz que tem que ir fazer algum serviço, mas, antes de ir, chega do meu lado, põe a mão no meu ombro e diz:

"Se você estivesse sozinho, eu te botava lá na primeira classe....!!!!!" :shock: :shock: :shock:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 19, 2013 12:10 pm
Uma vez, havia acabado de embarcar em um voo para o SDU. Não lembro exatamente em que cidade eu estava, mas isso não faz diferença.

O embarque já havia sido encerrado e o comandante começava aquela conversa de sempre “Boa tarde, senhoras e senhores, sejam bem vindos ao voo XXXX, com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro etc...”. Nisso um executivo estrangeiro, com feições orientais, dá um pulo da poltrona, fala alguma coisa em inglês que não entendi, e vai correndo para a frente do avião para falar com o comissário, ficando claro que ele havia embarcado no voo errado. Dois executivos brasileiros, sentados atrás dele, caíram na gargalhada.

Aí puxei conversa com eles:

- Coitado do cara, deve ter embarcado no voo errado...
- HAHAHAHAHAHAHA!!!!! (os dois só riam)

Enquanto isso, o gringo vinha voltando para seu assento meio transtornado.

Depois que conseguiram parar de rir, os brasileiros disseram:

- Ele pegou esse voo, que é para CGH, achando que era para o Rio, HAHAHAHAHA!!!
- Mas esse voo é para o SDU.
- Peraí... como assim? Esse voo não é para CGH????
- Não, esse voo é o XXXX, para o SDU. O comandante até já anunciou.

Nisso, os dois executivos é que dão um pulo das poltronas e vão correndo para a frente do avião falar com o comissário.

Aí foi a vez do gringo se acabar de rir... e eu também!

Isso foi há uns 11 ou 12 anos. Até hoje eu rio sozinho lembrando da situação.

ricardoluizetti Mensagens: 124
Ter Ago 20, 2013 2:21 pm
O meu "causo" aconteceu em Janeiro (2013) saindo de Atlanta para São Paulo.

Estávamos eu e minha noiva na primeira classe e a coitada tem pavor de avião. Ela não deixa de viajar, mas passa maus bocados.
No meio da noite, eu me regando de vinho e castanhas, assistindo ao ultimo filme do Batman, praticamente o único acordado. O resto do avião inteiro apagado, inclusive minha noiva.
Derrepente ela me da um pulo na cadeira e fica desesperada "-está cheirando queimado, o que é esse cheiro"... eu já não estava muito afim de cena denovo comecei a falar "-não é nada, só vc que ta nervosa, dorme aí" mas realmente estava com cheiro de queimado, eu só não queria piorar a situação.
Ela ficando cada vez mais nervosa me "obrigou" a chamar a comissária para avisar que estava cheirando queimado, que estava com algum problema e blá blá blá....
A comissária veio até nós e depois que eu expliquei ela disse "-não é nada... eu esqueci os cookies no forno e eles queimaram".
Aí eu já soltei aquela "-viu?... precisava de tudo isso" mas até que eu também achei melhor perguntar ! hehehehe.

[]s

davilenz Mensagens: 514
Qua Ago 21, 2013 1:05 am
O meu foi num voo Gol, nos primeiros dias em que a Gol começou a vender lanches e bebidas. Assim que começaram o serviço de venda uma médica que estava nas primeiras fileiras começou a gritar para ninguem comprar nada senão passaria mal, pois além do preço absurdo por um lanche vagabundo, o mesmo funcionário que lidava com o dinheiro manipulava os alimentos, o que era anti-higiênico. Aí começou o maior bate boca entre a médica e as aeromoças. De repente apareceu o comandante ameaçando pousar imediatamente para ela ser presa caso não parasse com a manifestação, e ela ficou mais quieta. No pouso vi ela sendo conduzida por um policial, mas não sei que fim deu.

E ninguem comprou nada depois do discurso dela, nisso ela teve sucesso.

Depois desse episódio percebi que a Gol mudou, o funcionário que recebe dinheiro não encosta nos alimentos.

Teve outra na finada Vasp para Miami, quando eu e outros amigos, adolescentes na época, fomos colocados por engano na área de fumante (felizmente hoje é proibido fumar). Na fileira de trás tinha uma mulher nos seus 60 anos que estava muito nervosa, e fumava feito uma chaminé. Ficamos com os olhos vermelhos de tanta fumaça que vinha, e toda vez que pedíamos para ela parar de fumar ela simplesmente apontava que o sinal de não fumar estava desligado. Combinamos então, todos pegamos uma revista, viramos para trás e abanávamos a fumaça de volta pro rosto da mulher. A mulher só ria, não falava nada, e ficamos nessa brincadeira desagradável boa parte do voo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 22, 2013 2:50 am
E problemas técnicos ? Alguém já passou por isso ?

- Vôo Rio a São Luís: Despressurização a bordo depois de 30 minutos de vôo. As máscaras caíram, gritaria total, cabine se enche de fumaça e tivemos que voltar ao Rio para troca de aeronave.

- Vôo Geneve a Roma: A pior tempestade da minha vida. Nos primeiros 10 minutos eu até achei graça dos outros que ficavam enjoados. Levantei os braços e girtava "Rollercoaster !!" cada vez que o avião caía numa bolsa de ar. Depois dos 15 minutos perdeu a graça. Depois de 30 metade dos passageiros estava vomitando e a outra metade rezando.

-Vôo Los Angeles a Washington D.C: Além de sair com atraso, o avião precisa desviar de uma tempestade com tornados que o fazer dar uma volta pelo sul dos Estados Unidos e pousando com 2 horas de atraso. Com isso, perdi minha conexão para o Rio e amarguei uma noite esquentando os bancos de Dulles.

- Vôo Paris ao Rio: Esse nem aconteceu. Uma nevasca deixou 3.000 pessoas dormindo no chão do CDG. Eu, inclusive. Lá fora fazendo -5º . O embarque se deu com 17 horas de atraso.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 22, 2013 12:20 pm
Fabio,

Num voo da Aerolineas Argentinas, indo de El Calafate para Bariloche, pegamos um tempo ruim. Estavam começando o serviço de bordo. O carrinho estava na fileira atrás da minha quando o avião passou por uma região de vácuo que deu aquela sensação "Twilight Zone Tower of Terror".

A Coca-Cola que estava sendo servida ao passageiro atrás de mim foi molhar a tampa do bagageiro, e ainda respingou no meu braço. Depois dessa, cancelaram o serviço de bordo.

Depois de uns minutos, e o avião só sacudindo, aparece um cheiro de queimado no ar. :shock:

Do lado de fora só se viam nuvens. De vez em quando aparecia um pico dos Andes.

Dentro do avião, só se ouviam comentários sobre o cheiro de queimado.

Depois de um tempo a turbulência diminuiu e uma aeromoça explicou que haviam esquecido um sanduíche no forno. :mrgreen:

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qui Ago 22, 2013 2:01 pm
Uma vez em um vôo da Gol, logo após o pushback, um casal que estava ao meu lado começou a "fungar" o ar, sentindo aquele cheiro de querosene que sempre tem antes da decolagem. Reparei que um olhava pro outro e não sabiam se comentavam aquilo ou tentavam adivinhar o que era.

Então pedi licença e falei rapidamente que aquele cheiro era da ignição dos motores e que era normal, já que o ar que respiramos dentro do avião por mais incrível que pareça, vem de dentro do motor. Não sei se eles acreditaram na explicação, me deram um sorriso amarelo kk!

Em dois minutos o cheiro sumiu e seguimos numa boa!

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio