Exotics Racing Las Vegas: O dia em que pilotei um Mercedes SLS AMG

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Out 05, 2013 9:20 am
Exotics Racing Las Vegas: O dia em que pilotei um Mercedes SLS AMG

Imagem

De todas as marcas de automóveis existentes no mundo, a Mercedes-Benz é a única que mora no meu coração. É uma paixão antiga que remonta aos primórdios da minha infância. Seu fundador é simplesmente o inventor do automóvel. E como aficionado que sou por velocidade, nada mais natural que seu modelo superesportivo, o SLS AMG, fosse um dos meus carros favoritos.

O SLS AMG, para quem não sabe, é o safety car da Fórmula 1.

Esse modelo tem seu design inspirado naquele que é considerado um dos 10 carros mais bonitos da história: O 300 SL Gullwing, produzido na década de 50. Um carro tão mítico que hoje, mais de 50 anos após o encerramento de sua produção, ele ainda é uma peça de coleção tremendamente disputada, alcançando valores na casa de US$1 milhão. E isso nos Estados Unidos!

O SLS AMG é mais modesto. Seu preço nos Estados Unidos é de cerca de US$220.000. Aqui é vendido por R$970.000,00, o que nem é tanto quando comparados a alguns modelos de Ferrari e Lamborghinis que superam os R$2.000.000,00.

Ele também não é tão rápido quanto alguns de seus concorrentes, como a La Ferrari ou a Lamborghini Aventador. Nem mesmo como seu antecessor, o SLR MacLaren, aquele do Thor Batista. Mas é um super carro com todas as letras maiúsculas. Além disso, ele difere das Ferraris e Lambos justamente por ter sido projetado para ser confortável em uso diário urbano. Ao entrar nesses outros, e eu tive a oportunidade de entrar em todos nesse dia, a sensação de conforto não é das maiores. Você está num cockpit de carro de corrida. No SLS, ao contrário, você se sente vestido pelo carro para ir para o trabalho pela manhã, para um jantar à noite. E no intervalo voar perto de 320 km/h em uma pista de corrida na parte da tarde.

Imagem

Imagem
A Lamborghini Aventador seria minha segunda escolha

Seu motor 6.2L V8 32 gera 571 HP a 6.800 rpm e 66,3 kgfm a 4750 rpm. Isso é suficiente para impulsioná-lo de 0 a 100 km/h em 3,7s.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A experiência

No dia e horário agendado chego a Exotics Racing, localizada próximo ao autódromo de Las Vegas, uns 20 minutos ao norte da Strip pela I-15. Sou muito bem recebido no check-in e instruído a aguardar o briefing, que é feito numa sala anexa.

Enquanto isso vou para área externa conhecer não apenas o carro que irei dirigir, mas toda a frota da empresa, que fica alinhada em uma espécie de pátio. Para quem curte velocidade é o paraíso: Mercedes, Ferraris, Lambos, Porsches e Audis. Todos ali, pertinho, podendo ser livremente fotografados, tocados e adentrados.

Pouco mais de 20 minutos depois, somos chamados a assistir um briefing sobre o que pode e o que não pode, noções de traçado da pista, segurança e dicas. Ao terminar, somos direcionados em grupos de 3 a um Porsche Cayenne onde um instrutor fará 2 voltas de reconhecimento a fim de que todos se familiarizem com o traçado. Novamente uma breve espera e escuto meu nome ser anunciado. É hora de colocar o capacete, conhecer o instrutor que o acompanhará, sentar no carro e finalmente ligar o motor. Um ronco grave e potente. O lindo relinchar de 571 cavalos germânicos. Werk in Deutschland.

Imagem

Imagem

O instrutor me manda ficar posicionado na entrada da pista e é hora de pisar fundo. Que sensação boa. A aceleração, a estabilidade nas curvas, a retomada, shift up e shift down. Tudo sempre supervisionado de perto pelo instrutor que lhe diz onde fazer as tangentes das curvas, onde pisar no freio, onde acelerar até o fundo. Os únicos poréns aqui ficam por conta do fato de como o instrutor não sabe seu grau de habilidade ele acaba sendo um pouco zeloso demais. Algumas curvas poderiam ser feitas sem necessidade de usar o freio. E pela reta que poderia ser um pouco maior.

Imagem

Imagem

Imagem

Mas isso é apenas um detalhe no contexto de uma experiência tão gratificante. Aproveitei cada segundo. Infelizmente tudo que é bom acaba logo. E recebo a instrução de me dirigir para os boxes e desligar o motor. Obedeço com certo aperto no peito.

Após devolver o capacete, recebo um certificado atestando a experiência e um vídeo muito bacana feito dentro do carro que mostra minha prova e a toda a telemetria. Algo para ser guardado com carinho para sempre e assistido com os amigos sempre que possível.

Imagem

Com toda a certeza Exotics Racing é uma experiência que ficará para sempre na memória!

Agradeço a Exotics Racing e ao Falando de Viagem pelo convite.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

padamasceno Mensagens: 148
Sáb Out 05, 2013 11:09 am
Esse post me da saudades de quando eu estive la!!

Pelo excessode zelo do instrutor que recomendo pegar um pouco mais q 5 voltas, o cara vai percebendo seu nivel e vai liberando um pouco mais...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Out 05, 2013 11:56 pm
Não entendo nada do tema mas imagino que deve ter sido uma experiência incrível para os amantes do automobilismo!
Parabens pela matéria! super completa!

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Dom Out 06, 2013 11:11 am
Muito legal mesmo. Vai para minha wish list.
Agora é achar um preço de aéreo bom para Vegas, até as tarifas domésticas para lá são caras.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Out 06, 2013 12:51 pm
Gabriel e Juliana, obrigado

Padamasceno, pelo que eu percebi no briefing, 90% das pessoas na minha bateria iam usar mais de 1 carro. A preferência geral era dar o mínimo de voltas no maior número possível de carros. Inclusive foi oferecido 5 voltas em um carro adicional por US$150. Se não estivesse com compromisso já agendado logo depois da prova, teria encarado a Aventador por esse preço. Muito tentador.

Zebinsk, eu costumo ir via LAX. As promoções são mais frequentes e a locação de carro lá é mais barata. Depois é só pegar a I-10 ate San Bernardino e depois a I-15 até Vegas. Não mais de 4 horas numa excelente estrada e com um visual bem legal. E ainda tem algumas atrações que valem pit stop como Big Bear Lake, se for inverno, a cidade fantasma de Calico, o parque de Death Valley e os outlets de Bartow e Primm.

capsj Mensagens: 2372
Dom Out 06, 2013 1:32 pm
Fabio, tem algumas fotos do interior da máquina ?

Abs e parabéns !

dpalma Mensagens: 1891
Dom Out 06, 2013 4:15 pm
Quanto tempo de prazer são 5 voltas mais ou menos?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
padamasceno Mensagens: 148
Dom Out 06, 2013 5:08 pm
dpalma, eu fiz a experiencia com um porsche (5 voltas) e uma ferrari (8 voltas). Eu não me lembro exatamente quanto tempo foi, o que eu posso lhe dizer é o seguinte, a sensação é que demora aproximadamente uns 15 segundos: quando começa, jah terminou e vc nao quer q termine... hehehee

Mas serio mesmo, deve ser uns 10, 12 minutos. Mas não é só a experiência na pista que conta, o pacote todo é muito legal: ficar vendo os carros, a aulinha de tangencia, a volta com o instrutor, é um programão para quem gosta de carros

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 06, 2013 5:17 pm
Realmente passa MUITO rápido as voltas, principalmente se você acelerar bem, mas a experiência completa leva umas 2 horas.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio