A incrível Aurora Boreal | Yukon, Canadá

Troca de informações sobre destinos no Canadá.
Emanuel Mensagens: 369
Dom Fev 12, 2017 2:00 pm
A incrível Aurora Boreal | Yukon, Canadá

Imagem

Pra começar, quero esclarecer que o título não é um erro de edição. Realmente falta palavra pra descrever quão impressionante é a Aurora Boreal, então resolvi deixar em aberto mesmo!

Observar a Aurora Boreal deve ser uma daquelas viagens que está em 10 de cada 10 lista de Viagens dos Sonhos de quem gosta de viajar para ter contato com a natureza. No nosso caso não era diferente e ver a Aurora Boreal estava na nossa listinha, timidamente, lá quase no fim da página, mas sabe como é, né?! A vida tem umas maneiras bem interessantes de nos fazer rever conceitos, prioridades e até oportunidades.

Pois bem, quando decidimos vir pra Vancouver uma das minhas diversões era simular os destinos de viagens que faria a partir daqui, sempre priorizando destinos que saindo do Brasil seria bem mais caro e/ou difícil. Lembro que simulei viagens pro Japão, Rússia na Copa do Mundo, Havaí, Nova Zelândia e etc. Mas quando cheguei aqui e me dei conta de que a cidade de Whitehorse em Yukon (província no noroeste do Canadá) era um dos locais onde é possível ver a Aurora Boreal e fica a apenas 2 horas de voo, mudei os planos e essa foi a nossa primeira viagem em solo canadense. Não podia ter sido melhor e mais impressionante!

Imagem

Imagem

A programação da viagem começou decidindo a melhor época para observa a Aurora, ou como chama por aqui, a northern lights. Li que a melhor época seria no inverno por ter períodos de escuridão mais longos, aumentando a chance de observação, por outro lado o frio torna tudo mais hardcore. Outra coisa que deve ser levado em conta é a fase da lua, pois quanto mais escuro, melhor, portanto o ideal é semana sem lua nenhum, nem crescente!

Após decidir que iríamos em janeiro de 2017, fomos procurar uma agência que nos desse suporte no passeio, pois encarar temperaturas muito abaixo de zero sem uma logística não seria nada interessante. Vimos, após pesquisar na internet, que a Northern Tales era a melhor conceituada e havia comentários, inclusive de brasileiros, que adoraram o serviço deles. Entrei em contato por e-mail e foram sempre bastante solícitos, inclusive sugerindo mudança na data da viagem por conta da fase da lua, pois originalmente iria pegar lua cheia que poderia atrapalhar a visualização. De cara já contratei o serviço e posso dizer, pela minha experiência, que eles são excelentes, recomendo com certeza.

Agora a pergunta clássica: Quantos dias devo reservar para ver a Aurora Boreal?

Aqui acho importante fazer uma consideração: como se trata de um fenômeno da natureza, sempre existe a possibilidade de não ser possível ver a Aurora Boreal. O objetivo no planejamento é tentar ao máximo diminuir essa chance, seja escolhendo a melhor época ou aumentando os dias no destino. A mesma coisa acontece pra quem viaja pra observar animais selvagens, onde ninguém pode garantir que eles vão aparecer.

Decidimos fechar o pacote de 4 noites/5 dias, pois em contato com a Northern Tales, eles informaram que a Aurora Boreal aparece com certa regularidade em 2 a cada 3 dias, então a chance era bem favorável. No pacote estavam incluídos ainda a hospedagem, city tour e o transfer ida e volta ao aeroporto.

E como é a logística?

A programação foi a seguinte: durante as 4 noites eles nos pegavam no hotel às 10 da noite e nos levavam para o local de observação que ficava a cerca de 30 minutos de carro de Whitehorse. O objetivo era evitar que as luzes da cidade atrapalhassem a visualização. Nesse local havia 3 cabanas de suporte com aquecimento, água, chocolate quente, café e snacks à vontade.

Agora vou contar como foi a nossa experiência. Logo no primeiro dia, a previsão era de uma Aurora de atividade grau 3 (a atividade varia de 1 a 10). Pra gente era ok, pois teríamos mais 3 noites e a previsão do sábado, na nossa última noite era atividade grau 7. Chegando ao local de observação, nem sinal dela, ficamos na cabine tomando café e jogando conversa fora. Aproveitei o tempo pra ajustar a máquina para foto de longa exposição e também ajustar o foco no infinito. O guia da Northern Tales ajuda nesses ajustes também. Além disso, eles dispõem de diversos tripés para as máquinas fotográficas. A guia avisou também que iria tirar fotos de todos do grupo e disponibilizar na internet sem custo. Numa época em que tudo é cobrado, achei bem simpática essa gentileza, ponto pra Northern Tales!

Cerca de uma hora depois da nossa chegada, posicionei minha câmera e fiz umas fotos em direção ao horizonte, surpreendentemente a Aurora estava lá, não era possível identificar a olho nu, mas a câmera captava o verde característico. Nessa noite o céu estava completamente limpo, inundado de estrelas, então era só torcer e esperar!

Imagem

Imagem

De repente, sem mais nem menos, um verde começa a inundar o céu, de um lado ao outro, ficando cada vez mais forte. Nesse momento a Aurora começou a dançar e mudar de cor. Todo mundo começou a gritar de emoção! Não dá pra descrever em palavras, portanto aqui vão algumas fotos (que também não fazem jus à maravilha que é ao vivo!).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Realmente foi inesquecível! A atividade esperada nível 3 na realidade foi nível 7! Durante quase 40 minutos a Aurora Boreal ficou lá se exibindo pra gente. Isso também varia e às vezes ela fica estável por várias horas, em outras por apenas alguns minutos. Essa viagem foi realmente abençoada por Deus, não só por ter conseguido ver com tamanha intensidade e com céu tão claro, mas também porque o clima ajudou bastante. Uma semana antes da nossa viagem os termômetros em Whitehorse marcaram incríveis -40°C, na semana que estivemos lá pegamos a menor temperatura de -6°C, nada diferente do inverno desse ano em Vancouver.

Nos dias que se seguiram conseguimos ver a Aurora em mais 2 ocasiões, no segundo e no quarto dia, não com a mesma intensidade, mas ainda a vimos dançando e mudando de cor. Na nossa terceira noite, apesar da previsão de intensidade variando entre 5 e 7, devido ao céu totalmente nublado, não conseguimos ver nada, mais uma confirmação de que fizemos a coisa certa em escolher o pacote de 4 noites.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Durante o dia a Northern Tales oferece vários passeios legais. Fizemos a visita ao Yukon Wildlife Preserve e ainda o Dog Sledding. Em breve escrevo aqui como foi!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma dica final: na nossa excursão teve um casal que depois de 2 dias sem ver nada, decidiram não ir no terceiro. Foi justamente nesse dia que tivemos a melhor visualização. Sorte que eles conseguiram ver no dia seguinte, ainda que não tão forte ou demorada. Então, tratando-se de fenômeno natural, não perca a chance de tentar ver, ainda que a previsão não seja das mais animadoras.

Agora na minha wishlist está assim: "Aurora Boreal: checked! (e quero ver de novo)".

E você, já viu a Aurora Boreal em outro destino? Tem alguma dica? Conta pra gente!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Fev 12, 2017 4:09 pm
Meu sonho é dar esse "check" na minha wish list!
Deve ser uma das coisas mais lindas do mundo! Você mandou muito bem na escolha da sua viagem, Emanuel!

Sua matéria vai me ajudar bastante nas pesquisas do onde, quando e como ver a aurora boreal!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Fev 12, 2017 4:43 pm
Sensacional! É daquelas viagens que se tornam memoráveis, né?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Fev 12, 2017 6:14 pm
Sensacional. Um sonho a ser realizado

Emanuel Mensagens: 369
Seg Fev 13, 2017 2:45 am
É realmente indescritível!

Sem dúvida a realização de um sonho.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Fev 13, 2017 5:11 am
Eu fui caçá-la na Islândia. Infelizmente não tivemos sorte de vê-la desta maneira.
Pudemos ver uma pequena "movimentação" branca no céu, o que já foi bem legal.
Além de que o céu estava maravilhoso.
Pretendo ainda vê-la com intensidade, quem sabe no Canadá, na próxima vez.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Fev 13, 2017 8:09 am
Impressionante as cores. Sem dúvida um espetáculo inesquecível.

marcelanering Mensagens: 84
Seg Fev 13, 2017 9:30 am
Conseguimos ver a Aurora no ano passado, no Alasca. A nossa viagem nem foi com esse foco, tanto que fomos no final de agosto e ficamos até metade de setembro, ainda é verão lá e anoitece depois das 22hs. A nossa viagem foi planejada para fazer os passeios durante o dia e se tivéssemos sorte, conseguiríamos pegar a aurora de "brinde".

Logo quando chegamos ficamos monitorando a atividade e a gente sabia que haveria uma atividade boa nos próximos dias... No fim conseguimos ver ela por 3 noites, em diferentes intensidades... A melhor foi na ultima noite, ela dançou muito e iluminou o céu! Não tem nem muito como explicar, só vivendo aquilo mesmo!! Dá até medo!! hahahah

O mais engraçado é que a gente estava de motorhome e nessa ultima noite que ela estava mais forte, a gente tinha parado numa rest area (super comum nas estradas de lá) pra dormir. Logo que vimos que ela estava aparecendo, montamos todas as câmeras, o tripé, toda a estrutura pra tirar fotos e fazer os videos de time lapse... E como ali na rest area tinha um banheiro e era bem na beira da estrada mesmo, o pessoal parava ali sempre pra ir ao banheiro... e eles são tão acostumados que nem olhavam pro céu... Nem tchuns pro que tava acontecendo!! hahahah
A gente louco com tudo e o povo de lá entrava, saia, e nem olhava... E ainda atrapalhavam nossas fotos!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 13, 2017 9:34 am
Que pessoal insensível! Eu moro no Rio de Janeiro e não me canso nunca de admirar as nossas belezas naturais :D

marcelanering Mensagens: 84
Seg Fev 13, 2017 9:36 am
hahahahah pois é, Gabriel!!!

E sério, a gente ficou lá fora observando e fazendo fotos por mais de uma hora... Perdi as contas de quantos carros pararam pra usar o banheiro e nem uma olhadinha pro céu não davam!!

:? :? :?





Booking.com

Voltar para “Canadá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio