Como funciona o processo de imigração no Canadá

Troca de informações sobre destinos no Canadá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Mai 13, 2018 9:29 am
Imagem

Desde 2017, os brasileiros que têm visto americano válido, não precisam solicitar mais o visto canadense. É possível solicitar a autorização eletrônica (eTA) on-line, sem burocracias, e com o pagamento apenas de uma pequena taxa no valor de 6 dólares canadenses. Com isso, temos uma boa e uma má notícia para quem deseja conhecer o Canadá:
- O processo burocrático ficou mais fácil para muitas pessoas;
- A imigração tende a ser mais rigorosa para quem não tem o visto.

Leia também: 10 perguntas que a imigração do Canadá poderá lhe fazer

Quando você solicita o visto, como é o caso dos EUA, o consulado já faz uma análise sobre você, então isso filtra bastante. Quando você não precisa solicitar o visto, o país não tem informações sobre você, por isso pode ser que o oficial de imigração queira fazer mais perguntas, para entender melhor o motivo da viagem e quem é você.

Ainda no avião, você preencherá o formulário de imigração, que é bem simples, com aquelas perguntas básicas: dados pessoais, motivo da viagem, se está trazendo algo que precisa ser declarado, data de retorno e etc. Clique aqui para ver o formulário completo (caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento, nos pergunte).

Imagem

Ao desembarcar, siga o fluxo, até o chamado Automated Passport Control (Controle Automático de Passaporte). Basicamente, você será encaminhado ao totem e deverá seguir as instruções, em português, para escanear o passaporte, responder as perguntas e tirar uma foto.

Leia também: Qual moeda levar para o Canadá?

Após esse processo será impresso um papel e duas coisas podem acontecer:
- Você ser liberado;
- Você ter que ir até o oficial realizar o procedimento manualmente.

Repare na imagem abaixo a exigência do procedimento manual.
Imagem

Quando o papel sai com esse X, você entra na fila e realiza o processo manualmente. Pelo que apuramos, com a maioria das pessoas a passagem automática é negada. Se você for liberado direto é só apresentar o papel ao oficial, receber o carimbo, e seguir para retirar as malas.

Leia também: Como foi a minha primeira vez na imigração do Canadá | Aeroporto de Montreal (YUL)

A entrevista com o oficial ocorre com as perguntas básicas. Novamente duas coisas podem acontecer:
- Ele autorizar sua entrada;
- Ele te encaminhar para outro oficial, para mais perguntas.

Geralmente, essa segunda etapa acontece quando há desconfiança de algo. Muitas pessoas vão para essa segunda etapa, então podemos considerar que é um procedimento praticamente normal, e não há motivo para preocupações. O importante é sempre ter a passagem aérea de volta, boa quantia em dinheiro, reserva dos hotéis e reservas de possíveis atrações turísticas, pois poderá ser solicitada a apresentação. Não minta, pois os oficiais fazem perguntas no intuito de lhe pegar em contradições.

Em nosso caso, o carimbo foi dado no formulário de imigração, que posteriormente entregamos a outro oficial, e não foi carimbado o passaporte. Na saída do Canadá, assim como acontece nos EUA, você não passa pela imigração e a sua saída do país é realizada automaticamente, com os dados enviados pela companhia aérea.

Imagem

Depois de retirar as malas, você passará pela alfândega. Eles deixam todo mundo passar e abordam algumas pessoas aleatoriamente para fazer perguntas e/ou enviar ao raio-x. Não há necessidade de preencher nenhum formulário de alfândega.

Planeje sua viagem pelo Canadá

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para o Canadá a convite da Copa Airlines, com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, viajou recentemente para o Canadá? Entrou por qual cidade? Como foi o procedimento de entrada? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Mai 14, 2018 9:16 am
Comigo foi bem tranquilo. Passei na entrevista mas foi super rápido.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Mai 14, 2018 2:00 pm
Poxa, sem carimbo no passaporte ???

Vou cancelar a viagem... :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mai 17, 2018 5:16 am
Apesar de soh ter estado no Canada uma unica vez, considerei a segunda imigracao mais chata de toda minha vida, perdendo apenas para britanica.

jvpastor Mensagens: 7
Sex Mai 18, 2018 7:36 pm
Olá amigos, procurei e não encontrei...
cidadão da comunidade européia que em vez da VISA americana tem o ESTA, sempre válido por 2 anos, se credencia para obter o "e TA" canadense?
Desde já agradeço.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 18, 2018 7:46 pm
Se você responder esse formulário, ele vai lhe dar a resposta: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

Se você tem passaporte europeu, coloque o país de onde é o passaporte, e verá a resposta do que é necessário.

JLito2015 Mensagens: 282
Dom Mai 20, 2018 8:57 pm
Eu pretendo visitar o Canada, mas ficarei a maior parte do tempo hospedado na casa de uma amiga e depois alugarei um quarto pelo AirBnb.

No caso, o oficial de imigração irá me perguntar aonde irei me hospedar durante o meu tempo no país. Aí, digo o quê ? Informo o endereço de minha amiga e o endereço dela ? Posso ter algum tipo de problema como isso?

Quanto ao Airbnb eles podem implicar com isso ?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 20, 2018 10:39 pm
Acho que sempre temos que falar a verdade. Quando o oficial sabe que temos amigos ou parentes, eles podem ficar mais desconfiados, entretanto acho melhor falar do que mentir, já que você ficará na casa dela.

JLito2015 Mensagens: 282
Dom Mai 20, 2018 11:08 pm
Sim, não tenho problema nenhum em dizer que ficarei no apartamento dela. Todas as conversas minhas com elas estão no WhatsApp e eu não tenho problema algum em mostrar isso.

Minha dúvida mesmo é a encheção de saco com isso de me hospedar em casa de amigos e também pelo AirBnb. Poxa, ela me ofereceu a hospedagem, será uma bela grana de economia e não teria porque eu gastar em um hotel por medo do agente da imigração.

Apesar de nunca ter ido lá, vou me encontrar com 3 pessoas no Canada de cidades diferentes que conheço daqui do Brasil. Espero que não encrenquem comigo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 20, 2018 11:55 pm
Homem, viajando sozinho, vai cair no mesmo problema que eu e provavelmente eles vão fazer várias perguntas. O importante é comprovar sempre que é uma viagem a lazer, ter as reservas, e falar a verdade.





Booking.com

Voltar para “Canadá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio