Supermercados: a melhor maneira de conhecer os hábitos de um povo

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Dez 10, 2014 10:54 pm
Supermercados: a melhor maneira de conhecer os hábitos de um povo

Imagem
Publix, que considero a melhor rede de supermercados da Flórida

Para alguns, eles são apenas um ponto de parada obrigatório para comprar itens essenciais para a viagem, como água e alimentos leves. Para outros, são verdadeiros templos do consumo. Para mim, muito mais do que uma junção destas duas características, eles são um verdadeiro estudo antropológico. De quem estamos falando? Dos supermercados, figuras onipresentes em qualquer viagem, seja lá qual for seu destino. Pode ser em uma megalópole norte americana ou em uma vila medieval. Sempre haverá um supermercado à sua espera.

Imagem
E. Leclerc, que eu considero a melhor rede de supermercados da França

Como "supermercado", refiro-me de forma genérica aos estabelecimentos frequentados por moradores locais, que vendem principalmente bebidas e produtos alimentícios, podendo também oferecer itens de farmácia e beleza em alguns casos. Não importa o tamanho: pode ser um mercadinho local ou um hipermercado de uma grande rede. Para mim, estão todos na categoria "supermercados". É a maneira particular que encontrei para me referir aos lugares que, na minha opinião, melhor representam a cultura e os hábitos de um povo.

Imagem
Corredor do Walgreens em Chicago

Mais do que museus e atrações turísticas em geral (que muitas vezes concentram mais turistas do que moradores), é nos supermercados que vemos as pessoas "de verdade" de cada lugar. Com a vantagem de que eles são um ambiente frequentado por gente de todo o tipo, de todas as classes sociais, o que os coloca num patamar acima dos shoppings, centros de consumo que elitizam e por vezes segregam uma parcela da população.

Imagem
Produtos de Halloween à venda no Walgreens

E nada melhor do que conhecer os hábitos locais através da observação daquilo que as pessoas comem, do jeito que elas fazem suas compras. É claro que não fico só no campo da análise antropológica. Boa parte de meus gastos com compras durante uma viagem é feita nos supermercados. Bolacha Walkers na Escócia, caviar na Noruega, TODOS os derivados de Nutella na Itália, sabonetes de lavanda na Provence, jamón ibérico na Espanha, chá na Inglaterra, geleias e latas de foie gras na França, alfajores e doce de leite na Argentina, biscoitos de maple no Canadá; e sabonetes, band-aids de mil tipos, vários produtos de farmácia do Walgreens, mac & cheese da Kraft, bolacha Oreo e chocolates importados em promoção nos Estados Unidos. Poderia passar um dia inteiro listando os produtos que compro em supermercados quando viajo.

Imagem
Quem nunca foi ao Walmart nos Estados Unidos, que atire a primeira pedra!

Seja lá qual for meu roteiro de viagem, sempre haverá um supermercado no meio do caminho. E dentro dele, passarei horas e mais horas passeando por seus corredores e conhecendo a fundo os hábitos locais, seja através dos produtos à venda, seja através do jeito das pessoas empurrarem seus carrinhos ou cestas, ou ainda através da existência ou não de sacolas plásticas para embrulhar as compras. Dizem que Silvio Santos, quando está na sua casa em Celebration, na Flórida, vai a um supermercado todos os dias, seja no Publix (um de meus favoritos), Walmart ou Walgreens. Ele sabe o que faz!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Dez 10, 2014 11:13 pm
Concordo em gênero, número e grau. Uma das primeiras coisas que faço ao chegar em uma cidade desconhecida é procurar um supermercado.

Aproveito para me abastecer do básico enquanto conheço um pouco sobre os hábitos dos moradores locais.

Avatar do usuário
GuiSodre Mensagens: 533
Qui Dez 11, 2014 7:37 am
É no supermercardo que se conhece de verdade as pessoas!!
Além de outros hábitos estranhos que tenho, um deles é me "desestressar" no supermercado. Acho extremamente relaxante "perder" algum tempo pelos corredores, sem missão específica de compras!!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Dez 11, 2014 7:41 am
Gosto de ir a supermercados em outros países. No Brasil, não gosto. Não tem a mesma graça.

Maite Mensagens: 115
Qui Dez 11, 2014 8:11 am
Por todos os lugares que passei, sempre fui aos mercados.

Faço isto mais no exterior por terem uma cultura totalmente diferente da nossa. Mas em alguns lugares do Brasil, a visita é super válida.

Mês passado fui para SP e amei circular pelos mercadinhos da Liberdade!! 99% dos produtos são japoneses. Muito interessante!!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Dez 11, 2014 9:35 am
Realmente é muito bom ir a supermercados, mas concordo com o Baran: fora do Brasil!
Aqui não vejo a menor graça e la fora sou capaz de ir todos os dias e perder horas...

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qui Dez 11, 2014 10:23 am
Hahaha...concordei com a parte do "desestressar" nos supermercados! Mas só no exterior também, pois aqui no Brasil o bicho pega. No exterior também reservo não somente um, mas vários dias, para ir até eles. E as ditas "farmácias", que são verdadeiros supermercados? Eu também amo passar bons minutos/horas. Já cheguei a ficar duas horas numa Target da vida...Se for "Super Target" então... :lol:
Muito legal Fábio, pois só de ler já deu saudades. Pena que não posso dar uma passadinha lá no Walgreens hoje! :lol:

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Dez 11, 2014 10:53 am
Também concordo! É muito legal passear pelos corredores e conhecer mais dos hábitos locais e, nos EUA, de quebra, ainda ver muita coisa barata que dá vontade de levar :D

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Dez 11, 2014 1:24 pm
Legal ler os comentários de vcs. Acho que os supermercados no exterior são uma paixão comum a 99% dos viajantes. Por mais cansado que eu esteja no primeiro dia da viagem, por mais que tenha chegado tarde ao destino, sempre vou dar um jeito de parar num mercado. É a porta de entrada do destino, e também a porta de saída, quando volto no fim da viagem para fazer aquelas compras de última hora :)





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio