A autenticidade do "sul profundo" dos Estados Unidos

Troca de informações sobre destinos nos Estados Unidos.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Mar 31, 2015 9:50 pm
Imagem
O charme sofisticado da linda cidade de Charleston

Quem acompanha meus posts no Falando de Viagem sabe que sou um grande admirador dos Estados Unidos como destino turístico. Poucos lugares são capazes de explorar tão bem suas atrações, e nenhuma outra nação consegue transformar qualquer pedaço de terra em um grande centro turístico de forma tão eficiente quanto o país do Tio Sam. Já viajei por quase todas as regiões dos Estados Unidos - Flórida, Califórnia e Las Vegas, Alasca, Nova Inglaterra, Nova York e Costa Leste e Grandes Lagos. Ainda falta conhecer o noroeste, a região central, o Havaí, e alguns estados avulsos, como Texas, Novo México e Vermont. Mas no quesito autenticidade, nenhuma outra região do país me atrai mais do que o "sul profundo" dos Estados Unidos.

Imagem
A casa onde Elvis Presley nasceu, transformada em atração turística de Tupelo, no Mississippi

Quando me refiro ao "sul profundo", falo sobre o sudeste dos Estados Unidos - Carolina do Sul, Mississippi, Flórida, Alabama, Georgia e Louisiana (seis dos fundadores dos Estados Confederados da América). No entanto, pela proximidade cultural e geográfica a estes estados, incluo o Tennessee, e excluo a Flórida na área que vai de Orlando a Miami - um cinturão turístico e multicultural que pouco se assemelha ao restante da região.

Imagem
A bela e histórica cidade de Saint Augustine, na Flórida

É bem verdade que a região sudeste dos Estados Unidos ficou marcada pelos anos de escravidão e segregação racial, uma mancha que faz parte de sua história. Também é uma área que ainda convive com preconceitos e um conservadorismo arraigado. Mas sua história de contradições acaba favorecendo sua riqueza histórica e cultural. As raízes da cultura creole se fazem presentes em cidades como New Orleans, seja através da deliciosa culinária ou de ritmos musicais como o jazz.

Imagem
Magnolia Plantation and Gardens, uma antiga fazenda escravista em Charleston

E por falar em culinária, é nessa região que provei algumas das melhores refeições da minha vida. Troco qualquer restaurante estrelado de Nova York por um bom prato de comfort food do sul. Comfort food, para quem não conhece, seria o equivalente norte americano à nossa "comida da fazenda". No caso deles, muito frango frito, mac'n cheese, purê de batata, peru com molho gravy, broa de milho, torta de maçã, entre outras delícias. Em cidades como New Orleans, a culinária caseira mistura-se à gastronomia cajun, produzindo pratos mais apimentados e com itens como peixes e frutos do mar nas receitas.

Imagem
Um tradicional banquete familiar em um restaurante de Savannah, na Georgia

Outra característica marcante desse pedaço dos Estados Unidos é a cordialidade. Considero os habitantes da região sul bem mais acolhedores e simpáticos com os turistas do que os do norte, de modo geral (me refiro ao tratamento dispensado ao turista comum, e não à xenofobia com quem vai morar lá, legal ou ilegalmente). Parecem mais relaxados, sorridentes. Bem diferente do jeito rude e apressado das grandes metrópoles (exceção honrosa aos habitantes da região da Nova Inglaterra).

Imagem
Uma típica casa sulista na costa da Carolina do Sul

Mas o que mais me atrai no sudeste dos Estados Unidos é a possibilidade de visitar cidades históricas, charmosas, que remetem a um ar interiorano misturado à modernidade norte americana. Ruas de paralelepípedo, passeios de charrete, lampiões, um clima calmo e bucólico no ar... Um cenário de filme, presente por toda a região que se estende da Carolina do Sul até o norte da Flórida.

Imagem
Passeio de charrete em Charleston

Algumas das cidades mais lindas que visitei nessa região são Charleston, na Carolina do Sul, Savannah, na Georgia, e Saint Augustine, no norte da Flórida. Destaque ainda para as belíssimas praias e estradas cênicas. Sem deixar de lado o aspecto histórico, marcado pelas casas antigas muito bem preservadas, a arquitetura em estilo antebellum das grandes plantations (muitas delas transformadas em imensos parques e abertas à visitação, como a maravilhosa Magnolia Plantation and Gardens, perto de Charleston).

Imagem
Magnolia Plantation and Gardens

Imagem
Magnolia Plantation and Gardens

Imagem
Uma linda paisagem costeira na Carolina do Sul

Imagem
Rua típica de Charleston

Imagem
Passeio de charrete em Charleston

Imagem
Casa típica de Charleston

Imagem
A romântica e arborizada Savannah, na Georgia

Imagem
Rua típica de Savannah

Imagem
Uma das lindas praças de Savannah

Imagem
A paz de Savannah

Imagem
A beleza de Saint Augustine

Imagem
Casa de madeira no centro histórico de Saint Augustine

Avançando para o Alabama e para o Tennessee, o charme bucólico dá lugar a um clima mais rural, entremeado por algumas das cidades mais culturais e intensas dos Estados Unidos. Falo de Memphis e Nashville, no Tennessee, e New Orleans, na Louisiana. Muitos fenômenos culturais do século passado, como Elvis Presley, a música country, o rock e o soul, nasceram aqui. Toda a maravilhosa influência da cultura negra se faz ainda mais presente, especialmente quando se chega nos municípios localizados às margens do Rio Mississippi.

Imagem
A vibrante noite de Memphis

Algumas das cidades mais agitadas, vibrantes e modernas dos Estados Unidos estão no norte do país, região historicamente mais rica e avançada do que o sul. No entanto, para sentir um clima mais autêntico e mergulhar de cabeça na história norte americana, em suas raízes, tradições e contradições, uma visita ao "sul profundo" torna-se essencial. Não a toa, há uma frase que diz que "quanto mais se vai ao norte da Flórida, mais você se aproxima do sul dos Estados Unidos". Por isso costumo dizer que o chamado "sul profundo" é a região mais autêntica do país. Cinturão republicano, conservador e contraditório, com um passado vergonhoso de discriminação racial, mas que por isso mesmo forma um retrato perfeito das raízes culturais e sociais norte americanas.

Espero voltar pra lá muitas vezes e me deliciar com a rica história da região, com o povo hospitaleiro e com os deliciosos pratos da culinária "comfort food".

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 31, 2015 10:41 pm
Só mesmo o Fábio Calderon para nos deleitar com esta face desconhecida, mas muito bonita do EUA..
Para muito além da Disney, Manhattan, etc, os EUA realmente têm locais lindos.. como estes das fotos..
Na costa oeste, perto de São Francisco, conhecemos uma pequena cidade, chamada Alameda, muito graciosa.. eu até tirei foto do cinema (daqueles antigos, bem chamativos), da igreja batista e do colégio... tudo muito bonito e muito bem conservado...
Nesta época de dólar alto, talvez sejam roteiros mais em conta, mas não menos bonitos..

eduardocf Mensagens: 366
Ter Mar 31, 2015 10:49 pm
Que belo relato, Fábio. Parabéns!
As diferenças históricas e culturais com o norte "mais rico" e desenvolvido acabam, de certo modo, evidenciando esse lado mais humano e acolhedor do sul dos Estados Unidos.

As fotos e a sua descrição remetem aos vários filmes produzidos nessa região, sejam os que remontam à Guerra de Secessão e à independência ou até mesmo sobre os conflitos étnicos e ku klux klan.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Mar 31, 2015 11:33 pm
Fábio, mais uma vez parabéns pelo texto!
Partilho com você essa admiração pelos Estados Unidos. Conheço bem pouquinho perto do que ainda desejo ver futuramente e percebo que há cada canto mais incrível que o outro.. Fora das grandes atrações, encontramos coisas lindas e inesquecíveis e que acabam sendo os melhores momentos de nossas viagens ;)

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
brunopiruka Mensagens: 1042
Ter Mar 31, 2015 11:40 pm
Final do ano será minha vez de fazer o caminho pelo sul dos EUA. Faz muito tempo que queríamos fazer os EUA de costa a costa. Apesar do dólar astronômico, deu a louca e hoje batemos o martelo de, tentar, fazer de FLL até LAX indo pelo sul em três semanas... Agora é estudar bastante e montar o roteiro de nossa road trip

marcelanering Mensagens: 84
Qua Abr 01, 2015 10:05 am
Que me desculpem os outros, mas os seus posts sobre os EUA, Fábio, são os meus favoritos!!
hehehe

Também somos exploradores daquele país, já fizemos 3 longas road trips por lá, por lugares pouco usuais (Wisconsin, Ohio, Michigan, Minneapolis, Indiana, Nova Inglaterra, além dos destinos mais "comuns") e a minha constatação é cada vez mais que quanto menos turístico o lugar, mais incrível e mais cheio de surpresas ele será!

Essa parte do sul eu quero muito conhecer, já existem planos pra isso... Vou me aproveitar muito das suas informações!!

:)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 01, 2015 10:17 am
Parabéns pela excelente matéria Fabio! Você está mostrando um novo e diferente Estados Unidos para os leitores do Falando de Viagem.

Estou "viajando" com suas matérias e adorando conhecer essa face desconhecida de lá!

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Abr 01, 2015 10:35 am
Excelente texto Fabio. Suas matérias a respeito do Sul dos EUA me instigaram bastante a querer conhecer a região, pois os EUA ainda são meu destino número 1 em preferência e também quero conhecê-lo mais à fundo.

Você comentou sobre estradas cênicas, me interesso muito por road trips assim, quais estradas você indicaria na região com belos cenários?

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Abr 02, 2015 6:03 pm
Zardox: são lugares como esta cidade que vc visitou na Califórnia que mais tem me atraído ultimamente. Não que eu tenha deixado de amar Orlando rs, mas às vezes é bom dar uma variada e conhecer destinos menos explorados. Lá perto de Orlando mesmo, tem muita coisa legal e ainda pouco conhecida pelos brasileiros em geral.

Eduardo: exatamente, esta região é tão histórica, tão cultural, com raízes tão profundas, que é difícil não se lembrar de um dos filmes produzidos lá. Quando assisti a "12 Anos de Escravidão", por exemplo, que foi filmado em uma antiga plantation, me lembrei na hora do Magnolia Plantation & Gardens, que havia visitado alguns meses antes.

Vitor, Bruno e Juliana: há excelentes road trips para se fazer fora do eixo mais turístico dos EUA. O problema é que depois a gente acaba viciando nesse tipo de viagem. Aliás, sensacional sua ideia de cortar o país pela região sul, Bruno.

Marcela: Muito obrigado! Bom saber que tenho uma fã rs. Assino embaixo de tudo o que vc escreveu sobre a magia das road trips, passando por lugares pouco usuais e surpreendentes.

AdrianoV: as estradas mais cênicas que já peguei nos EUA foram a Highway 1, na Califórnia, a Overseas Highway, entre Miami e Key West, e as estradas que peguei no Arizona. Ainda tenho o sonho de fazer uma road trip pela Nova Inglaterra no outono, sou louco por aquelas paisagens com as folhas alaranjadas de Vermont. Quanto à região descrita no texto, os trechos mais bonitos são na costa da Carolina do Sul, principalmente ao se aproximar de Bluffton e Hilton Head Island; a região do Panhandle, no noroeste da Flórida, com algumas das praias mais lindas dos EUA (principalmente no trecho de Pensacola); e a Natchez Trace Parkway, que liga New Orleans a Nashville.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Abr 03, 2015 8:42 am
Ótimo texto e linda fotos, Fabio.

Gostaria de conhecer mais o sul, especialmente a Louisiana. Outro tour que tenho muita vontade de fazer é pelos campos de batalha da Guerra Civil.





Booking.com

Voltar para “Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio