Viagens sensoriais: quando a visão deixa de ser o sentido mais importante

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Set 05, 2015 4:12 pm
Viagens sensoriais: quando a visão deixa de ser o sentido mais importante

Imagem
Festival de sobremesas no restaurante Tomo 1, em Buenos Aires

É quase impossível dissociar nossas viagens do aspecto visual. Fotos em tradicionais pontos turísticos são uma das coisas mais batidas do mundo. Enquanto não vemos o objeto de nosso passeio, seja uma praia, um monumento, um museu, não sossegamos. Dá para dizer que a visão é o sentido mais usado por viajantes. Mas será que é sempre assim? Na verdade, não é. E eu tenho explorado cada vez mais o que chamo de "viagem sensorial". São jornadas em que o mais importante não é ver, mas sentir, ouvir, cheirar... O olhar fica em segundo plano, dando espaço para outro dos nossos 5 sentidos.

Viagens para o paladar:

Imagem
Panqueca de doce de leite com sorvete do restaurante Calden del Soho, em Buenos Aires

São as famosas trips gastronômicas. Cada vez mais, uma parcela de viajantes que amam um bom prato de comida acompanhado por uma boa bebida, tem investido em roteiros gastronômicos. São viagens compostas por visitas a renomados restaurantes, à exploração da culinária local, a vinícolas, destilarias... Há uma infinidade de itinerários que se encaixam nesta categoria, da baixa à alta gastronomia, dos bares aos restaurantes mais requintados. É um de meus roteiros favoritos: conhecer um lugar pelo estômago, por seus hábitos alimentares, pela cultura gastronômica, que nos diz muito sobre a história e os hábitos de um povo. O foco não é visitar os pontos turísticos famosos, e sim provar os pratos famosos. Recentemente, fiz uma viagem para Buenos Aires que teve exatamente este intuito. Foram 4 dias deliciosos, em que passei longe de Caminito, Casa Rosada...

Viagens auditivas:

Imagem
Nashville

Sim, às vezes os ouvidos podem ser mais importante que os olhos em uma viagem. No final de 2014, fiz uma road trip musical pelo sul dos Estados Unidos. As principais atrações deste roteiro falavam muito mais alto à audição do que à visão. Foram diversas visitas a estúdios musicais, a ruas lotadas de bares com música ao vivo, a museus dedicados às músicas country e soul, nas quais a história cultural norte americana era contada muito mais através dos sons do que das imagens. Em um dos principais passeios, pelo famoso RCA Studio B, em Nashville, a grande atração era entrar numa sala/estúdio onde várias gravações originais foram feitas, fechar os olhos e ouvir uma gravação original de Elvis Presley, feita ali mesmo, naquele local. De arrepiar! Para completar, no Réveillon, assisti a um concerto de música clássica e ao show da banda Lady Antebellum. Claro que vi e passei por muitos lugares bonitos também. Mas a maior lembrança que tenho desta viagem é auditiva.

Viagens olfativas:

Imagem
Os inúmeros temperos e aromas de Istambul

Pode até parecer estranho lembrar de um lugar pelo cheiro, mas quem já viajou a Istambul, por exemplo, sabe do que estou falando. Talvez esta seja a cidade mais perfumada que já visitei. Impossível não sentir os cheiros tão bons dos diversos temperos usados na culinária turca. Não é à toa que come-se tão bem lá. O mais legal é que os aromas das ruas são tão fortes que só de andar pelas calçadas já dá para senti-los. Mas os cheiros também são características marcantes de outros locais: a Disney World, em Orlando, é um local que sabe explorar isso à exaustão. Sempre me lembro do cheiro de algodão-doce do Magic Kingdom, do cheiro da atração Piratas do Caribe, das laranjas do simulador Soarin'... são inúmeros aromas que me remetem a um dos meus paraísos na Terra. Várias vezes sinto um cheiro que me faz lembrar de lá. Até o "Bom Ar" usado nos banheiros dos parques tem um aroma característico. Tem também os lugares com cheiros que nos remetem à infância. Serra Negra, em São Paulo, para onde vou desde criança, é um lugar cujo cheiro me traz muitas memórias afetivas. Ainda no campo das viagens olfativas, merecem menção as plantações de lavanda da Provence, e as visitas a vinícolas.

E as viagens para o tato?

Imagem
Colheita das uvas em Bento Gonçalves

É mais difícil se lembrar de um lugar por causa daquilo que tocamos, mas quem já participou da colheita de uvas em uma vinícola, por exemplo, certamente se lembra de como foi gostoso tocar nas frutas. Uma vez, participei de uma colheita à moda antiga, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com direito a pisar nas uvas. Neste quesito, também podem entrar a lembrança da água de uma cachoeira caindo sobre seu corpo, ou a brisa sentida em alto-mar durante um cruzeiro...

Viajar é algo que enriquece todos os nossos sentidos. Muitas vezes, sinto mais prazer lembrando de um cheiro característico que me remete a uma viagem, provando uma comida que me faz lembrar de um jantar inesquecível, ou escutando uma música que marcou a jornada a algum local, do que olhando para a foto tirada em um ponto turístico tradicional. Nessas horas, não é a memória visual que fala mais alto.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Set 05, 2015 6:20 pm
Perfeita a frase: "Viajar é algo que enriquece todos os nossos sentidos".

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Set 05, 2015 8:21 pm
Uma das lembranças que tenho de Edimburgo é olfativa. Na região onde ficava o hostel havia uma fábrica de cerveja. Todos os dias, no final da tarde, eles abriam os tanques e o cheiro de levedura se espalhava pelas ruas próximas. Era delicioso!

Outra lembrança olfativa é do mercado árabe (shouk) de Jerusalém. Aquelas banquinhas que vendiam especiarias coloridas me deixavam inebriado com os cheiros. Em compensação, em outra parte do mercado, ficavam as banquinhas que vendiam carnes... essas tinham um cheiro horrível!

Adriana Mensagens: 2231
Dom Set 06, 2015 7:20 am
Adorei a matéria.

É algo que eu gosto muito, atiçar os meus outros sentidos nas viagens que faço, claro a visão é o sentido que mais usamos.

Mas gosto de despertar o paladar ao provar algo novo, a audição, com músicas novas ou ouvir idiomas diferentes, o olfato, porque tenho a mania de cheirar tudo, claro que nem sempre é bom. O tato, tirando os sapatos para pisar por exemplo em uma praia de pedras na Grécia, pegando a areia negra das praias de lava da Islândia, ou sentindo a textura de alguma planta que não conhecemos.

Como o Gabriel, também gostei da frase: "Viajar é algo que enriquece todos os nossos sentidos".

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 08, 2015 9:08 pm
Muito bom o texto, Fabio!
Realmente viajar é isso, uma mistura de sentidos e sensações!

Temos que experimentar, sentir, pegar, ouvir e ver coisas novas sempre!
Isso faz valer valer cada minuto e cada centavo! E depois ficam as memórias...

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Dez 06, 2015 7:55 pm
Algumas lembranças olfativas recém-adquiridas:

- Os cheiros de comida/fritura/temperos dos mais diversos tipos dos mercados de rua da Ásia.
- O cheiro de incenso dos templos budistas da Ásia.
- O delicado aroma da Tiaré, a flor típica do Taiti. Comprei vários sabonetes dessa flor para dar de presente, minha mala ficou toda com o cheiro da flor. Por todos os lugares que passei no Taiti, dava pra sentir o aroma dela.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 06, 2015 7:59 pm
O cheiro do incenso é marcante. Lendo você escrever isso me lembrei dele!





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio