Cidades rivais

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
dpalma Mensagens: 1891
Sáb Jun 29, 2013 4:36 pm
Cidades rivais

Pense sobre o significado da palavra rival. No dicionário é possível encontrar suas formas adjetiva (que disputa algo com outro) e também substantiva (aquele que disputa algo com outro). Porém convido a pensar no sentido mais antigo da mesma: aqueles que usam o mesmo Rio.

Voltemos no tempo para pensar na importância de uma fonte de água limpa para o assentamento e o desenvolvimento de humanos que queriam abandonar a vida nômade de outrora. Desde o berço da civilização, os Rio Tigres e Eufrates proviam água potável, água para lavar o corpo e roupas, pesca, navegação entre outras utilidades. Decididamente é uma boa ideia fundar uma cidade na beira de um Rio. Como exemplo temos Londres e seu Rio Tâmisa e Paris com seu Rio Sena. Porém, se duas cidades usufruem do mesmo Rio para existir e se desenvolver, as mesmas são cidades rivais.

Nessa coluna não pretendo comparar Rio de Janeiro com São Paulo e muito menos Chicago a Nova York. Pretendo convidar os leitores a viajar por algumas cidades rivais que utilizam um Rio muito especial: O Rio Danúbio ou Donau.

Por coincidência ou não, nas minhas últimas visitas ao Velho Continente eu tenho visitado algumas cidades cortadas pelo Rio Danúbio. O Donau é especial porque é o segundo maior Rio da Europa (perde apenas para o Rio Volga), o único que corre de oeste para Leste, e porque a sua nascente é localizada na Floresta Negra, região muito bonita da Alemanha. Tudo começou com Viena. Depois tive a oportunidade de conhecer a cidade de Bratislava. Não tinha estudado muito e quando cheguei por aquelas bandas contatei que era o Rio Danúbio que a cortava também.

Conversando com um colega da Hungria ele me contou orgulhoso que de seu escritório em Budapeste era possível ver o mesmo rio e suas lindas pontes. Um dia ainda vou lá. Na mesma reunião, conversando com o outro colega da Bulgária, o mesmo me contou que é esse mesmo Rio que divide seu País da Romênia. Esse Rio é abusado, está em todo canto.

Agora retornando a Alemanha aluguei dei umas escapadas nos finais de semana conhecendo algumas cidades na região de Munique e acabei visitando por sugestão de um colega do falando de viagem a cidade de Regensburg (do filme A lista de Schindler). Fui tentar ver a casa que ele morava, mas acabou que vi foi o Rio Danúbio novamente.

Imagem

No outro final de semana fui conhecer a região da Floresta Negra. Não vi a nascente do Danúbio, porém na volta a Munique decidi parar na Cidade de Ulm para um passeio com direito a almoço tardio. Adivinhe “quem” estava por lá.

Imagem

De certa forma agora me conectei com este curso de água. Agora quero segui-lo de propósito e incluir no roteiro cidades a leste da Bratislava. Adote o seu Rio também. Visite cidades rivais. Talvez o ponto turístico seja somente um Rio.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jun 29, 2013 9:08 pm
Daniel, interessante seu texto. Ainda não tive a chance de conhecer o Danúbio.

Só um detalhe. Paris é cortada pelo Sena, la Seine em francês, e não pelo Reno.

dpalma Mensagens: 1891
Dom Jun 30, 2013 5:45 pm
Fabio, já corrigi. Fiz sem cola :)

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
viajante Mensagens: 1090
Sáb Jul 13, 2013 3:02 pm
Interessante a coluna e o ponto de vista. Nunca tinha pensado muito nesse assunto e você tem razão.

SabrinaLara Mensagens: 17
Qua Out 16, 2013 12:15 pm
Meio que revivendo os comentários, mas ok.

É muito importante essa questão dos rios "compartilhados" por vários países. Sei que não é o assunto principal do texto, mas esse compartilhamento (além de providenciar essas "atrações turísticas em comum") pode causar até mesmo conflitos entre os países, como é o caso do Rio Jordão. Ele corta Israel e Síria e sua nascente é motivo de disputa entre os dois países, já que esse é um dos rios mais importantes da região.
Não é o caso do Danúbio, claro, mas ainda assim esse é um assunto bem delicado. Por isso é que, nesses casos, todo o rio deve ser preservado e bem cuidado, já que tudo que é jogado em ponto dele pode afetar outras cidades e, no caso, até mesmo outros países.

Aliás, adorei o texto :D

dpalma Mensagens: 1891
Qua Out 16, 2013 7:54 pm
Legal que os colegas gostaram :P

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio