Qual moeda levar para Punta Cana?

Troca de informações sobre Punta Cana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Nov 27, 2013 7:09 am
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Punta Cana é saber qual moeda levar. A moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano. No Brasil, você não conseguirá comprá-lo. E, caso consiga, a cotação não será nada interessante, por isso nem vale a pena perder o seu tempo procurando.

Leia também: Punta Cana | O paraíso dos hotéis all-inclusive na República Dominicana

Qual moeda levar para Punta Cana?

Os meios de pagamento aceitos na República Dominicana são os seguintes:
- Peso dominicano;
- Dólares americanos;
- Euros;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.

Não leve reais na sua viagem, pois não é uma moeda interessante para o mercado local. Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois na imigração (principalmente se for voo com conexão nos EUA) eles podem lhe perguntar quanto você está levando e pedir para você comprovar, então é sempre bom ter uma quantidade razoável, além dos cartões de crédito. Recomendamos sempre que leve pelo menos US$500, que é uma moeda forte e aceita no mundo inteiro.

Leia também: O que fazer em Punta Cana?

Antigamente, era necessário comprar a Tarjeta de Turista no aeroporto, ao custo de US$10, mas o processo - felizmente - foi facilitado e agora o valor é cobrado junto com a passagem aérea e você não precisa efetuar a compra na chegada.

Chegando a Punta Cana: como conseguir pesos dominicanos?

Como os hotéis são all-inclusive e os passeios você pode comprar em até 12 vezes sem juros através de várias agências de viagem, o dinheiro acaba não sendo muito relevante durante a sua viagem. Se você viajou com dólares americanos ou euros, não precisa fazer o câmbio, e poderá usar as moedas como forma de pagamento. Os locais, inclusive, adoram receber os pagamentos em uma moeda forte.

Caso você faça questão do dinheiro local, poderá fazer o câmbio no seu próprio hotel, que é uma maneira prática e rápida. Outra opção é usar um caixa eletrônico - normalmente localizado no lobby dos hotéis - onde você pode sacar dinheiro usando o seu cartão de crédito ou débito. Ao sacar, há incidência de IOF no valor de 6,38%, portanto recomendamos usar apenas em caso de necessidade.

Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%. O aumento do IOF para saques no exterior entrou em vigor desde 28 de dezembro de 2013.

Resumo: tendo dólares nas mãos, além dos cartões na carteira, você pode passar a viagem inteira sem ver a moeda local.

Ao escolher os dólares americanos, como trocá-los?

Todos os locais aceitam dólares americanos, então você não precisa trocá-los. A moeda tem total aceitação nas áreas turísticas.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena. E o cartão é aceito em todos os lugares, independentemente do valor da compra. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: normalmente a cotação do cartão de crédito é superior as das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

Leia também: Qual é o melhor cartão de crédito para usar no exterior?

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Nós aconselhamos que você leve dólares, comprando um pouco de mês em mês, para garantir uma boa cotação na média. Se você sabe que vai viajar, faça um planejamento para compra da moeda, ao invés de comprar tudo na véspera da viagem, quando não poderá esperar e terá que comprar a qualquer preço. Não há necessidade de sair do Brasil com pesos dominicanos. Inclusive, recomendamos que você não faça câmbio de uma vez, pois voltar para o Brasil com dólares não é um problema, mas com pesos mexicanos não vale a pena. O destino não é bom para compras, então você comprará apenas lembranças. Do Aeroporto de Punta Cana até o seu hotel você só precisará de dinheiro caso vá usar o táxi, que são tabelados em dólares. No hotel é educado dar gorjeta para os funcionários que carregam as malas.

Se você já estiver com tudo pago: leve US$200 por pessoa.
Se você não estiver com os passeios pagos: faça as contas dos passeios e leve os US$200 mais o valor total que precisará para os passeios.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior, com ágio zero.

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Se você comprou ingressos pela internet em muitos locais é necessário apresentar o cartão de crédito usado na compra no momento da retirada, então fique atento.

Boa viagem!

E você, qual moeda usou em Punta Cana? Teve algum problema? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Nov 27, 2013 7:53 am
Uma compra com um cartão pré-pago carregado com dólares geraria a cobrança de 0,38% de IOF pois o valor seria convertido em pesos dominicanos, correto?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 27, 2013 8:00 am
O pré-pago gera o IOF de 0,38% na hora de carregar. Tem que checar se o cartão cobra alguma taxa extra para compras em outra moeda que não dólares.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Nov 27, 2013 8:13 am
Eu acredito que sim, por isso perguntei.

O IOF de 0,38% incide sobre operações de câmbio. Quando você carrega o pré-pago, está trocando reais por dólares. Quando você usa o cartão para fazer uma compra em pesos dominicanos, está trocando dólares por pesos.

Não sei se é o caso da República Dominicana, mas em países que têm a economia dolarizada talvez isso não acontecesse, pois a compra seria feita diretamente em dólares.

Eu acho.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 27, 2013 10:28 am
Eu não levaria um cartão pré-pago, a menos que a viagem seja via Estados Unidos.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Nov 28, 2013 8:08 am
Nós levamos alguns dólares e euros, principalmente notas pequenas e moedas para as gorjetas.
Sacamos no caixa eletrônico direto no aeroporto alguns pesos dominicanos.
No mais como nosso hotel era all inclusive não gastamos com nada.
Apenas em uma excursão de mergulho que paramos em uma loja de artesanato e também para comprar charutos.
No mais uma ou outra coisa foi no cartão de crédito.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jan 04, 2014 11:11 am
Matéria atualizada em função do aumento do IOF.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Mar 22, 2014 7:51 pm
Gabriel,

Como estou indo com tudo pago, não espero gastar muito. No último dia, como o voo é só à noite, vou ver se pego um táxi e vou ao centro histórico se Santo Domingo e almoço por lá. Somando isso com eventuais gorjetas, acho que gastarei uns $200.

Ok, lembrei que minha esposa vai querer comprar algum artesanato local para trazer de lembrança e alguns presentinhos, vou subir a estimativa para $300.

Tenho $713 que sobraram das minhas últimas idas ao exterior. Vou levar isso em cash. Se precisar de mais, o que acho extremamente improvável, saco no ATM ou pago no cartão.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 22, 2014 7:52 pm
É, acho que US$300 dá de sobra. Mais fácil sobrar do que faltar.





Booking.com

Voltar para “Punta Cana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio