Quioto: A cidade dos milhares de templos no Japão

Troca de informações sobre destinos no Japão.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Ago 03, 2015 3:18 pm
Quioto: A cidade dos milhares de templos no Japão

Imagem

Quioto, cidade localizada no centro sul do país, já foi a capital país até 1868, antes de passar para a metrópole de Tóquio. Conhecida também como a cidade dos samurais, ela preserva muitos prédios, templos e santuários bem antigos, que felizmente foram poupados da destruição na Segunda Guerra Mundial, quando cidades do Japão foram bombardeadas.

Todos os templos proporcionam tanto aos seus membros quanto aos turistas uma verdadeira imersão religiosa. Caminhar pela cidade é um ótimo programa para observar cada detalhe e admirar como cada templo consegue ser mais bonito e energético que o outro. É impressionante, pois por todos os cantos se vê um altar, até mesmo em entradas de restaurantes é possível encontrar.

Quioto também passou a ser bem conhecida por nome em 1997, quando depois de uma conferência foi elaborado o Protocolo de Quioto, que trata sobre redução de gases de efeito estufa.

Hoje a cidade recebe diariamente muitos turistas e com mais de 1.800 templos é difícil definir quais priorizar, pois são muitos de origem budista e xintoísta principalmente, mas há também outros de religiões menores no país, como shinshukyô, shinkô-shukyô, cristão e o messiânico.

Nossa visita na cidade durou apenas 2 dias inteiros, mas vale ficar pelo menos 5 dias inteiros, pois com certeza faltará tempo para visitar todos os lugares interessantes. Utilizamos o Bus Day Pass (Kyoto Bus) que é o mais recomendado e fácil de comprar nas bancas de jornal.

Pegamos o mapa da cidade e logo começamos pelo magnífico Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado, que se encontra com um lago a sua volta refletindo um lindo espelho na água. Ele é coberto de folha de ouro puro e já foi refeito algumas vezes devido a incêndios sofridos. Parece mais um quadro pintado de tão lindo!

Ele fica no ponto Kinkakuji-michi, onde passam as linhas de ônibus 12, 59, 101, 102, 04 e 205.

Imagem

Caminhando pelos jardins, há um altar onde muitos religiosos aproveitam para orar.

Imagem

Depois seguimos para visitar o templo Daikakuji, que fica no ponto das linhas de ônibus 28, 61, 64, 71, 74 e 91.

Aos entrar será preciso retirar os sapatos.
Imagem

Já no final da tarde fomos visitar o ao santuário e jardins do Heiankyo, que precisa de agendamento para uma visita guiada. No verão você verá um verde bem vivo por todos os jardins do Japão.

Imagem

Em frente ao Daikakuji é onde se encontra o Mokichi Okada Memorial Museum. Ambos ficam mais distantes da área central de Quioto e próximos aos pontos das linhas de ônibus 10, 11, 26 e 59.

Imagem

Imagem

Terminamos o dia na área de Gion, conhecida como o antigo bairro da geishas, que é um local bem movimentado e também indicado para hospedagem, pois fica perto de muitos pontos de interesse turístico. Há diversos restaurantes pelas ruas e os que ficam nos andares mais altos dos prédios normalmente são os mais frequentados pelos japoneses,

Lá você irá comer somente pratos típicos, porém pela barreira do idioma pode ser que ninguém do restaurante fale inglês e que você tenha que procurar por mais de um estabelecimento (caso queira um dos restaurantes nos andares mais altos dos prédios).

Imagem

O segundo dia reservamos para conhecer melhor a área de Gion e seus arredores. A região é grande e merece ser bem percorrida. Pelo mapa os pontos parecem perto uns dos outros, mas não são. Comprar o Bus Day Pass é o mais recomendado. Claro que caminhamos bastante, mas para ir a alguns templos é melhor otimizar o tempo e pegar um ônibus.

Começamos a área na direção do caminho de bambus do templo Tenryu-ji. Descemos no ponto Gion, onde passam as linhas de ônibus 12, 46, 100, 201, 202, 203, 206 e 207. Até chegarmos no caminho de bambus passamos por diversos pequenos templos.

Imagem

Para quem não quer caminhar há os Riquixás pelas ruas, que é um meio transporte de tração humana que puxa carroças com pessoas, principalmente turistas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por Quioto ser uma cidade que recebe muitos turistas, há muitas placas indicando diversos lugares (em inglês), então é fácil se locomover.

Imagem

Terminando o caminho de bambus, que parece mais uma floresta de bambus, andamos um pouco mais pela área de Gion e fomos conhecer o templo Kiyomizudera, que é um dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto e patrimônio mundial da UNESCO. Ele é todo construído de madeira e sem nenhum prego usado em toda a estrutura.

Imagem

Na área de baixo do santuário há três fontes, cada uma com um significado: prosperidade, amor e longevidade. As pessoas fazem fila na frente e se recomenda beber somente uma das fontes, pois consideram que mais de uma é visto como ambição exagerada.

O ponto do templo é em Kiyomizudera, onde passam as linhas de ônibus 100, 202, 206 e 207.

Imagem

Na parte da tarde fomos para o grandioso templo Fushimi Inari-taisha, um lugar com muitas subidas e trilhas na montanha e que de tão grande é fácil passar horas e mesmo assim não conhecer tudo. São diversos templos pequenos espalhados pelos 4 quilômetros de trilhas, onde em 3 horas achamos pouco perto do que ele proporciona.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ficamos no templo até anoitecer e vimos a cidade do alto da montanha. Um lindo visual!

Imagem

Imagem

Imagem

Se tiver oportunidade, o Ginkaku-ji (Pavilhão Prateado), o Heian Jingu (um templo xintoísta em louvor da família imperial), Ryoan-ji (famoso pelo seu jardim de pedras), e o templo Shunkoin são alguns dos muitos recomendados, mas que não tivemos tempo para visitar.

Não se esqueça de verificar os horários de abertura e fechamento dos templos, pois muitos ficam abertos só até às 16 horas. Então se programe bem para não perder nada.

Para quem não quer ficar somente na parte antiga da cidade, na parte nova há até uma torre de observação da cidade (Torre de Quioto), que fica perto da estação JR Kyoto.

Imagem

Quioto é uma cidade linda, cheia de cultura, com muitos templos e com muita movimentação. Uma cidade imperdível para quem visita o Japão. Deixamos Quioto com a certeza de que ainda voltaremos para conhecer muitos mais templos, além de seus arredores, que também são áreas espetaculares.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para o Japão com o apoio do Visit Japan.

E você, conhece Quioto? Foi em algum templo? Gostou? Qual recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

ironfire Mensagens: 2186
Seg Ago 03, 2015 3:22 pm
Muito bom, parabéns Patricia.
Dia 30 desse mês chego em Quioto e faço base por lá mesmo e pego os trens para osaka e nagoia.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Ago 03, 2015 4:53 pm
Muito bacana a matéria, Patrícia. Linda cidade!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 03, 2015 5:18 pm
Linda a cidade e belíssimas as fotos. E os dias foram muito bem aproveitados.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Ago 03, 2015 5:56 pm
Quioto é um cidade mais do que imperdível no Japão. Não é complicada de andar e eu só me perdi uma vez quando um japonês me viu com o mapa na mão, entendeu que eu queria visitar um templo e na verdade eu queria outro, conclusão, me colocou em um ônibus, avisou ao motorista onde eu deveria saltar, tudo tão simpático que eu relaxei, saltei quando o motorista mandou e só quando chegou no templo que percebi que estava errada...rsrs Essa foi a última vez que aceitei ajuda, pois aquele templo errado me fez perder o outro que eu queria visitar.

ironfire, vale lembrar que muito templos fecham entre 16 e 17 horas, então é bom programar bem seu dia ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Ago 04, 2015 12:21 am
Que legal!

Patricia, você tem ideia de quantos templos vc foi?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 04, 2015 12:36 am
Lindas fotos. E imaginar que tudo isso foi salvo da destruicao pelo tempo ruim.

A bomba de Nagasaki era destinada a Quioto, mas como nao havia teto para enxergar o alvo, jogaram em Nagasaki mesmo que era o alvo alternativo.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Ago 04, 2015 9:31 am
Já escutei outras versões sobre a bomba não ser jogava em Quioto, mas de qualquer forma o bom foi que a cidade ficou preservada. Eu considero a mais imperdível do Japão! Se voltasse ao país seria para passar mais dias nessa cidade.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
ironfire Mensagens: 2186
Ter Ago 04, 2015 9:46 am
Fabio, pelo que tudo indica nao jogaram a bomba em kyoto por varios motivos e nao pelo fato de nao ter "teto".

In fact, early on in the war it was decided to not bomb Kyoto, Nara and Kanazawa with any kind of munitions because of their historical and architectural significance. None was a meaningful military target in any sense.

mas o que diversas pessoas afirmam eh que so nao foi bombardeado porque convenceram Truman a nao fazer:

On June 1, 1945, proposals were made to President Harry Truman, Roosevelt’s successor, to use a nuclear bomb against Japan as soon as possible, without warning. Kyōto was among a group of five proposed targets.[7] Elisséeff (Harvard East Asia academic), who had gained a reputation since a 1941 visit to the White House, highlighted the cultural richness of the city and said that this destruction would be a serious obstacle to a subsequent reconciliation with Japan.

Uma outra versao, seria que o secretario de guerra americano tirou a cidade da lista porque ele ja teria ido varias vezes, inclusive na lua de mel e que isso teria um impacto tremendo na reconstrucao do japao e na opiniao publica mundial.





Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio