Visto para o Japão - Consulado de São Paulo

Troca de informações sobre destinos no Japão.
bizRG Mensagens: 444
Qua Abr 25, 2012 8:19 pm
Chegou a hora de começar o trabalho de arrumar a documentação rumo a Ásia e como a primeira parada é o Japão, nós brasileiros, precisamos de visto para entrar na terras nipónicas.

Os procedimentos que irei passar a seguir são para o consulado de São Paulo. Diferente dos Estados Unidos, cada consulado pode estabelecer algumas políticas para a emissão do visto de turista. Portanto, se você estiver fora do estado de São Paulo fique atento ao seu local conforme a lista a seguir:
  • São Paulo, Mato Grosso e cidades do sul de Minas: Consulado de São Paulo
    Rio de Janeiro, Espírito Santo e demais regiões de Minas: Consulado do Rio de Janeiro
    Paraná e Santa Catarina: Consulado de Curitiba
    Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Consulado de Porto Alegre
    Pará, Maranhão, Amapá e Piauí: Consultado de Belém
    Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima: Consulta de Manaus
    Demais estados: Embaixada em Brasília
Aventurar-se a tirar o visto fora de agência ou despachantes é bem tranquilo e simples, basta seguir alguns passos. O primeiro é reunir a documentação que será exigida que no caso do visto de turismo é:
  • 1 foto 3x4 de até seis meses, com fundo branco e sem data

    Passaporte original com validade superior aos seis meses

    Cópia simples do RG (levar o original para conferência)

    Extrato dos três últimos meses de movimentação financeira (original e cópia)

    Declaração do Imposto de Renda + comprovante de entrega (original e cópia)

    Cópia da reserva do(s) hotel(is) que ficará hospedado

    Cópia da reserva da passagem aérea indicando sua saída e retorno ao Brasil. Como eu estou fazendo uma pequena volta ao mundo, tive que apresentar todas as passagens que irei utilizar

    Cópia de outros passaportes e vistos japoneses que tenha

    Formulário de Pedido de Visto. Neste endereço (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pdf/form_visto.pdf) você pode fazer o download do formulário. Ele deverá ser preenchido em letra de forma ou por máquina de escrever

    Roteiro de sua viagem, explicando locais e datas que irá visitar. O download desse formulário pode ser feito aqui: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pdf/form_cronograma_viagem.pdf. Da mesma forma que o formulário, deve ser preenchido em letra de forma ou máquina de escrever
Devemos notar que o roteiro de viagem deve estar bem definido no momento de sua solicitação do visto, caso contrário, sua solicitação não será aceita.

Outros documentos podem ser solicitados dependendo de seu caso. Com os formulários preenchidos e munido da documentação você terá duas opções para dar entrada no visto: Ir ao consultado geral em São Paulo ou fazer através do CVJ (Centro de Visto Japonês). Este centro foi inaugurado recentemente para melhorar o atendimento que era prestado no consulado. O centro é mantido por uma empresa terceira, do que o consulado autorizou para fazer o trabalho de emissão. No meu caso fui ao consultado mesmo, pois, no CVJ além da taxa do visto, você precisa pagar uma taxa de serviço na casa dos R$ 120,00.

O consulado fica em um prédio comercial e atende as solicitações de segunda-feira à sexta-feira, exceto feriados brasileiros e japoneses das 9:00h até 12:00h. Porém, por recomendação do próprio consulado os melhores dias para solicitar o visto são as segundas, quartas e sextas, pois, nos demais dias eles atendem as agências de viagem e a espera pode tornar-se longa.

Ao chegar ao prédio, basta apresentar-se na recepção, onde um cadastro será feito e você será autorizado a subir. O atendimento é por ordem de chegada, portanto, não é necessário nenhum agendamento. No dia em que fui solicitar o visto não havia nenhuma fila e o atendimento foi feito em menos de 5 minutos. Ao chegar no andar do consulado, você deverá retirar uma senha.

Um funcionário confere os formulários, reservas de hotéis e passagens, seus dados e rendimentos. Caso haja algo fora do que eles esperam você será avisado no momento. Caso contrário, seu processo segue em frente e você receberá um comprovante de solicitação de visto, juntamente com uma data para retirar o passaporte.

O processo em si, como eu disse, foi rápido e nenhuma pergunta foi feita, ou seja, não houve entrevista.

O prazo para processamento do visto é entre 2 até 3 dias utéis. Para retirar seu passaporte, basta voltar ao consulado. O horário de retirada é das 14:00h até 16:00h de segunda à sexta, porém, a mesma recomendação de ir as segundas, quartas e sextas vale.

Ao retirar o passaporte, você deverá apresentar o RG, o comprovante da solicitação e a taxa de R$ 61,00 de emissão do visto. Caso você faça o processo pelo CVJ, o pagamento da taxa de emissão e visto será feita no momento de solicitação, sendo o valor do visto reembolsado caso ele seja negado.

Na retirada, você deverá assinar o formulário de solicitação que será apresentado para você novamente e conferir os dados. Lembre-se que a validade do visto de turismo é de apenas 3 meses, portanto, você deve solicitar próximo da data de sua viagem, afim de não perder o visto.

É importante lembrar que a solicitação deve ser feita pessoalmente, porém, a retirada pode ser por amigo ou familiar, desde que o vínculo seja comprovado.

Caso tenha dúvidas ou necessite de informações, basta telefonar para (11) 3254-0100, de segunda à sexta das 14:00h até 16:00h. O consulado fica na Avenida Paulista, 854 no 2 º andar do Edifício Top Center (que está no mesmo local do Shopping Top Center).

Alguém já tirou o visto japonês? Como foi o processo?


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 25, 2012 8:29 pm
Eu já tirei, mas não para mim. Uma pessoa que não mora no Rio de Janeiro me pediu ajuda há uns 5 anos atrás. Ela me enviou os documentos por sedex e eu compareci ao consulado, na Praia do Flamengo. É pequeno, mas vazio. Entreguei toda a documentação e fui embora.
Depois tive que voltar lá novamente para pegar o visto, depois de alguns dias. Tive uma boa impressão no geral.

EricArthurBlair Mensagens: 169
Qua Mai 02, 2012 12:35 pm
Na embaixada em Brasília, não exigem comprovante de movimentação financeira e apenas as passagens de entrada e saída no Japão. Os demais requisitos são os mesmos.

McFly Mensagens: 55
Sáb Jun 20, 2015 5:42 pm
Boa tarde, pessoal.
Alguém já conseguiu visto sem apresentar IR?
Achei a exigência um tanto quanto indiscreta, não forneço nem mesmo pro meu banco rs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 20, 2015 10:10 pm
Eles precisam te conhecer. Acho normal. Ninguém está interessado em você especificamente, mas eles querem saber se você não vai ficar ilegalmente no país.

Sempre que tirei o visto americano levei o IR.

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Jun 20, 2015 10:11 pm
Dois casais de amigo que vão viajar, não levaram o IRPF no Consulado em Bel]em e foi tudo sem problema.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 15, 2015 10:27 am
Tirei o visto em maio de 2015 no Rio. Cópia simples do RG (levar o original para conferência) não pediram, pois acho que o passaporte basta como ID. Extrato dos três últimos meses de movimentação financeira (original e cópia) - eles não pedem mais isso.

Meu visto ficou pronto em 2 dias e como ia visitar a ilha de Okinawa, eles não me cobraram o visto (apenas uma entrada no país), pois estão com um incentivo para visitarem a ilha.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 15, 2015 10:30 am
Patricia, e basta dizer que vai a Okinawa ou eh preciso mostrar a reserva do hotel para ter a isencao?

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 15, 2015 10:40 am
Fabio, levei meu roteiro com a indicação do hotel em Okinawa e a passagem aérea para Okinawa (a mais importante, pois prova que eu vou). Eu levei as reservas de todos os hotéis, mas ficaram só com o meu roteiro mesmo.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 15, 2015 10:43 am
Realmente a passagem eh prova incontestavel.





Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio