Iene: o dinheiro no Japão

Troca de informações sobre destinos no Japão.
bizRG Mensagens: 444
Seg Ago 20, 2012 11:46 pm
Iene ou Yen, este será o dinheiro que você irá utilizar no Japão. Para adquirir a moeda, você pode levar dólares ou euros para lá. Existe a opção de trocar no Brasil também com certa facilidade.

O Iene não tem muitas cédulas, basicamente existe a de 1.000, 5.000 e 10.000. Existe uma quarta cédula, comemorativa, de 2.000. Se você apanhar uma dessa, guarde para a coleção :D. Aqui estão as fotos das cédulas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Está é rara cédula de 2.000 ienes.

Para quem não gosta de moedas, elas existem em grandes quantidades no Japão. Isso ocorre, pois, o troco de qualquer compra deve ser exato, ou seja, se você gastou 1.998 ienes, você terá seus 2 ienes de troco.

Para as moedas temos 1 iene, 5, 10, 50, 100 e 500, aqui estão suas fotos:

Imagem Imagem
A moeda de 1 iene é bem leve.

Imagem Imagem
Tenha muito cuidado com está moeda! Ela é a única que não tem o valor facial (em um número que a maioria dos ocidentais entenda) e além disso é dourada, tendo um furo no meio. Seu valor é 5 ienes.

Imagem Imagem
A moeda de 10 ienes lembra nossa moeda de 5 centavos.

Imagem Imagem
Já a moeda de 50 ienes é meia prateada e tem um furo no meio. Lembra a de 5 ienes, mas, não confunda-se. A de 50 ienes tem o valor facial estampado em número arábico.

Imagem Imagem
Um pouco mais pesada e comum, a moeda de 100 ienes pode ser um problema (ou solução) em sua carteira.

Imagem Imagem
Agora fechamos com a moeda de 500 ienes.

Como eu disse, o troco no Japão é exato, da mesma forma, se algo custa 101 ienes, você deverá pagar 101 ienes e não terá nenhum arredondamento.

Agora você pode estar perguntando-se, como eu sei o preço de algo? Existem três representações para um preço: A primeira é utilizando a representação ocidental do iene que é um ípsilon com dois traços no meio. Aqui está essa representação:

Imagem

Neste caso os preços irão seguir o padrão ocidental em ter o símbolo seguido do valor, como por exemplo, [html]¥[/html] 150. Na grande maioria das lojas e restaurantes você encontrará essa notação.

Porém, existem outras duas que podem ser encontradas em lugares "mais para japoneses", que são "?" ou "?" e que significam "iene". Neste caso, você irá encontrar o valor arábico, seguido do símbolo, como neste anúncio:

Imagem

Aqui temos 100?, que significa 100 ienes. Complicou? Em alguns casos você irá encontrar este símbolo sem o valor. Isso significa que o numeral foi escrito em japonês e neste caso se você não souber é melhor pedir ajuda. Em Tóquio, pela quantidade de turistas que recebe, é raro ver algum lugar exibindo os preços sem ser em numeral arábico.

Para fechar você pode perguntar-se: qual a cotação do iene e outras moedas. De um ano para cá um iene teve um forte valorização. Isso é ruim para a economia japonesa que tem uma boa taxa de exportação, pois, torna o produto japonês mais caro. Em épocas mais "comuns" 1 US$ vale entre 120-100 [html]¥[/html]. Atualmente está cotação está entre [html]¥[/html] 80-75 para 1 US$.

Se você pretende viajar para o Japão com o iene valorizado, procure estudar a cotação da moeda perante o dólar e caso note que ela irá ter uma valorização faça sua conversão no Brasil, afim você não terá surpresas. Lembre-se que Tóquio é a cidade mais cara do mundo por diversos rankings, aliado a uma valorização do iene, isso pode elevar seus custos de viagem. O único ponto positivo aqui é que no Japão a inflação é bem baixo, quando não ocorre deflação.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
timotijus Mensagens: 94
Qua Ago 22, 2012 11:59 pm
Olá bizRG

Irei em Dez/12 para o Japão
Preciso de sua ajuda quanto ao cambio
Percebeu se há alguma casa de cambio em Narita?
E sobre sacar nos ATMs.....efetuou algum?
Estou na dúvida se já levo ienes ou dolares daqui do Brasil ou saco nos ATMs

bizRG Mensagens: 444
Qui Ago 23, 2012 12:36 am
Olá timotijus,

Existem casas câmbio em Narita sim, porém, o câmbio em aeroporto geralmente é mais caro do que em outros lugares. Se você puder esperar para trocar em um banco, tera uma cotação melhor.

Durante minha passagem pelo Japão eu não fiz nenhum saque em ATM. Eu poderia, pois, tenho conta no Citibank que tem algumas agências e ATMs por lá. Recomendo que converse com seu banco, caso não seja o Citi, sobre como efetuar os saques por lá.

Sobre o que levar, o que eu fiz foi levar os ienes do Brasil. Eu fiz isso, pois, o iene teve uma forte valorização em relação ao dólar e trocar real para dólar (que sofreu desvalorização no período perante ao dólar) para trocar pelo iene (que está mais valorizado neste momento) depois seria perder dinheiro.

Olhando hoje para dezembro, no seu lugar, eu faria compras gradativas do iene por aqui, desde que não esteja um absurdo. Neste momento a cotação Iene x Real está em R$ 1,00 comprando [html]¥[/html] 38. Na casa de câmbio o valor não pode estar abaixo de [html]¥[/html] 35 para R$ 1,00. Nas compras iria acompanhando o histórico do iene. Caso esteja valorizado ainda, trocaria tudo aqui, senão, converto em dólar e leve para o Japão.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
timotijus Mensagens: 94
Qui Ago 23, 2012 12:49 am
Olá bizRG

Grato pela resposta
Minha conta é do Santander....falarei com minha gerente sobre sacar no Japão.
Sobre a cotação do Iene para compra, achei agora R$ 1,00 por 35,71 ienes aqui em SP.....acho que a cotação está boa.
Irei seguir sua dica e comprar um pouco por mês.

viajante Mensagens: 1090
Seg Jan 06, 2014 4:00 pm
Que engraçado ver uma moeda furada.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 15, 2015 9:44 am
A moeda furada de 5 ienes eu guardei como "moeda da sorte' e dei para conhecidos falando que eu queria que eles fossem conhecer o Japão :-)

No aeroporto de Narita tem loja de câmbio no desembarque. Eu também pensava que trocar o aeroporto fosse me dar um câmbio mais baixo, mas me falaram que no Japão isso não ocorre, então fui testar e realmente pode trocar no aeroporto tranquilamente. Verifiquei agora e vi que em Narita na cotação de 1,00 dólar tava por 121,78 ienes, e em Tóquio (área central) 1,00 dólar tava por 120,00 ienes. Acabou que valeu mais em Narita do que em Tóquio.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
McFly Mensagens: 55
Sáb Ago 15, 2015 5:17 pm
Pessoal, irei no final do ano e já quero começar a comprar ienes.
Embora tenha achado para comprar em casas de câmbio, notei que a diferença entre o câmbio para compra de papel moeda e o câmbio oficial YEN x BRL é de uns 35%.
Evidentemente, a diferença do dólar comercial para o dólar turismo é bem inferior, ficando normalmente na casa dos 10% pra menos .
Talvez a casa de câmbio dê uma inflacionada por achar que, como um iene equivale a poucos centavos de real, ninguém faria o cálculo proporcional.
Isso tudo significa necessariamente que é mais vantajoso levar dólares daqui para trocar por ienes lá?
Ou o raciocínio está equivocado?

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Sáb Ago 15, 2015 8:06 pm
Iene eu não sei, mas toda vez que fui para china não valia muito a pena comprar remenbi aqui no Brasil.
As cotações são sempre muito piores.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Ago 17, 2015 11:41 am
McFly, acho melhor levar dólar ou euro para trocar lá.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
eduimperador Mensagens: 6
Qua Jan 04, 2017 12:35 pm
Sem dúvidas levar o Iene diretamente do Brasil. Em espécie mesmo. Quanto mais conversão, mais você perde.

Ja fui diretamente do Brasil com espécie. Levei alguns dólares para utilizar em uma emergência ou no país que iria fazer conexão ( no caso Emirados Arabes Unidos), a aceitação foi tranquila.

Para quem tem dificuldade com a moeda japonesa, tem um macete que vai ajudar e muito a entender.

Você tira os dois últimos números de qualquer valor e você vai ter o valor em dólar. Realmente MUITO próximo a isso.

O almoço custou 1.500 ienes. Tire os dois últimos números, no caso 00. O almoço vai custar 15 dólares.
Comprei um fone de ouvido, o valor foi de 15.000 mil ienes. Em dólar foi 150 dólares.

Detalhe importante, sem neura de ficar com grande quantidade de espécie em mãos. La é um país EXTREMAMENTE seguro e com pessoas extremamente educadas e humildes. Faça sua parte.

Espero ter ajudado!





Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio