Um passeio por Lyon, a linda capital dos Alpes Franceses

Troca de informações sobre Lyon e Beaujolais.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Abr 21, 2014 9:19 am
Imagem

Localizada na região Sudeste da França, Lyon é a terceira cidade mais populosa da França e também a capital da belíssima região de Rhône-Alpes. Um lugar que encanta pela união entre história, cultura, beleza natural e gastronomia. A cidade possui diversas atrações que valem uma visita, além de estar a uma curta distância de outros pontos de interesse, como a região vinícola do Beaujolais, Grenoble, Annecy e Mont Blanc.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lyon é cortada pelos rios Saône e Rhône. E é às margens do Saône que se localiza a Vieux Lyon, que nada mais é do que o centro histórico da cidade, com construções históricas preservadas, a Catedral de Saint-Jean-Baptiste, o acesso à Basílica Notre Dame de Fourvière e ao teatro romano, além de inúmeros cafés, lojas e músicos de rua, no melhor estilo europeu.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A região de Vieux Lyon é a melhor para se hospedar. De lá, é possível conhecer os principais pontos da cidade a pé. As atrações de Lyon estão concentradas entre Vieux Lyon e a margem do Rio Rhône. Nós nos hospedamos no pitoresco e simpático Collège Hotel, no coração da Vieux Lyon

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os Alpes ao fundo e os rios Saône e Rhône cortando a cidade marcam a paisagem de Lyon. É fácil e rápido se localizar. Há diversas pontes, para carros e pedestres, ligando as diferentes partes da cidade, passando por cima dos rios.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lyon é o lar de algumas das figuras mais emblemáticas da França, como o escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico O Pequeno Príncipe, e o renomado chéf Paul Bocuse. Estas e outras personalidades estão retratadas num lindo mural pintado em um prédio às margens do Rio Saône, do lado oposto à Vieux Lyon. Um ponto de parada obrigatório!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E já que falamos em gastronomia, não poderíamos deixar de citar a importância culinária de Lyon. A cidade é o berço de alguns dos melhores restaurantes do mundo, com uma riqueza de sabores presente tanto nos mais renomados endereços quanto nos simples bouchons, espécie de bistrôs familiares que surgiram em Lyon e servem pratos fartos, com itens como carne de pato e porco, típicos da culinária lyonnaise.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lyon também é conhecida por seu deliciosos doces, entre os quais se destacam a ile flottante, que no Brasil conhecemos como ovos nevados, além de receitas que levam praline, outra iguaria típica da região dos Alpes. Já os amantes de vinho estão muito bem servidos com a proximidade de Beaujolais. E para coroar, há o Les Halles de Lyon, um excelente mercado que reúne diversos quiosques de produtores locais vendendo desde queijos até carnes, passando pelos tradicionais doces e vinhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A parte moderna de Lyon fica próxima ao Rio Rhône e concentra as vias comerciais da cidade, repletas de lojas como Zara, H&M, Fnac, o mercado Monoprix, entre muitas outras. É aqui também que fica a Place Bellecour, maior praça de concreto da Europa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lyon é uma cidade tranquila e muito segura. Uma espécie de versão em miniatura de Paris, com todo o charme e romantismo francês, deliciosa gastronomia, atrações históricas e lindas paisagens. Você consegue se locomover pela cidade a pé com tranquilidade. Outra opção é alugar uma bicicleta em uma das muitas estações de aluguel espalhadas pela cidade (http://www.velov.grandlyon.com/?L=1).

Imagem

Imagem

Imagem

Seja qual for sua escolha para conhecer Lyon, não deixe de sentir a fundo o clima especial que a maravilhosa capital dos Alpes Franceses oferece. Mergulhe de cabeça em sua rica história, sua farta cultura e sua inigualável culinária, e voilà, vive la France.

Texto e fotos: Fabio Calderon.

O Falando de Viagem viajou para a França a convite da Atout France e do Departamento de Turismo de Rhône-Alpes.

E você, já esteve em Lyon? Gostou da cidade? Quais atrações visitou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

joaomello Mensagens: 3029
Seg Abr 21, 2014 9:47 am
Curti muito!!

Antigo "vesuvio0559"
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Abr 21, 2014 11:00 am
Ainda não estive. Mas pretendo.
A França realmente é o país mais charmoso do mundo!

dpalma Mensagens: 1891
Seg Abr 21, 2014 5:26 pm
Existe um grande centro atômico em Grenoble. Um dia ainda irei lá para trabalhar. Quem sabe da para tirar um dia em Lyon?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Abr 21, 2014 5:42 pm
Grenoble é bem perto de Lyon. Tanto que eu visitei as 2 cidades na mesma viagem. Só que usei Lyon como base. Ainda vou publicar a matéria com meu passeio por Grenoble.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 21, 2014 10:01 pm
Existem 3 países da Europa que eu irei para um roteiro exclusivo: França, Espanha e Portugal.. cada um deles, 20 dias....
A muito anos sonho em conhecer o interior da França, pois sempre vi no Globo Rural... estava esperando meu filhos terem idade para curtir... agora é arrumar tempo na agenda da família...
Fábio.. parabéns pelo tópico, fotos...
Eu nunca tive intenção de conhecer a Espanha no total... mas depois que vc fez aqueles tópicos, não dá para não conhecer...
Vamos parar por aí.. senão, não vou conseguir tempo para conhecer todos estes locais maravilhosos...rsrsrs...

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Abr 21, 2014 10:17 pm
São 3 países maravilhosos, Zardox, cada qual com seus encantos e particularidades. Eu demorei a conhecer a França a fundo, na verdade, tinha até uma imagem estereotipada dos franceses, por conta da "simpatia" dos parisienses. Mas depois que conheci o interior e litoral da França, em uma ocasião anterior a esta viagem para os Alpes, me apaixonei de tal jeito pelo país, que vira e mexe fico com muita vontade de voltar e conhecer mais um canto ainda não explorado. Tenho certeza que sua família vai adorar a viagem. E não esqueça de ir além de Paris para conhecer a verdadeira França.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mai 27, 2014 9:35 am
Lyon é realmente linda! A vista do alto da catedral/basílica é maravilhosa. Adorei os pequenos bistrôs da cidade.

dpalma Mensagens: 1891
Dom Out 26, 2014 4:46 pm
Ontem comprei minha passagem usando milhas do multiplus voando ibéria para setembro de 2015 desembarcando em Lyon. Estou pensando em a usar como base para visitar Grenoble e a Região. minha intenção é conhecer Chamonix, Mont Blanc e as cidades que rodeiam o Lago Leman, Montreux e Laussane. Genebra eu já conheço.

Quantos dias você julga necessário para ficar em Lyon? Precisa de carro ou em Lyon especificamente da para ficar sem?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Lyon e Beaujolais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio