Galleria degli Uffizi: Um dos mais importantes museus do mundo em Florença

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Dez 12, 2015 8:33 am
Galleria degli Uffizi: Um dos mais importantes museus do mundo em Florença

Imagem

Site: http://www.uffizi.firenze.it/en/musei/?m=uffizi

Visão geral

O prédio onde se encontra a Galleria degli Uffizi, chamada em português de Galeria dos Ofícios, foi construído entre 1560 e 1580 com o objetivo de abrigar os escritórios administrativos (Uffizi em italiano, daí o nome da galeria) do então Grão-duque Cosimo I. Ao longo dos anos novas alas foram acrescentadas ao projeto original e foi criada a Galleria degli Uffizi no último andar, pelo Grão-duque Francisco I, para reunir sua coleção de pinturas, estátuas, objetos de arte antigos e modernos, armaduras, miniaturas e medalhas, para deleite de sua família e da nobreza local.

Após o declínio da família Médici as obras de arte passaram para o poder da cidade de Florença e no ano de 1765 foi aberto ao público, o que se tornaria um dos mais antigos, famosos, melhores e maiores museus de arte do mundo, tornando-se também uma das maiores atrações turísticas de Florença, atraindo cerca de dois milhões de visitantes anualmente.

Desde então, o acervo da Galleria degli Uffizi que já era desde o início extraordinário, continuou a expandir e após alguns anos objetos e obras de arte foram enviados para outros museus da Itália, sendo concentrado na galeria principalmente pinturas e esculturas. Hoje são 3 andares e no térreo estão localizadas as facilidades do museu, como: bilheteria, sanitários, guarda-volumes, empréstimo de áudio-guia, informações, loja de souvenires, correio e caixa eletrônico.

Subindo uma linda escadaria, o visitante acessará os outros dois andares. A visita segue uma ordem, começando primeiramente o segundo andar e depois descem para o primeiro andar, para então sair. Para quem tem dificuldade de locomoção há elevadores disponíveis.

Nos outros dois andares os visitantes têm acesso a cerca de 100 salas, nichos ou ambientes, todos com nomes de artistas ou do movimento artístico expostos na área, sendo algumas apenas para mostras temporárias.

Um acervo inestimável com salas dedicadas aos maiores artistas do renascimento italiano, como Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio, bem como salas com arte gótica, arte clássica da Roma Antiga, uma grande coleção de quadros de Botticelli, como suas incomparáveis Primavera e O Nascimento de Vênus, e obras dos maiores artistas do mundo, como Michelangelo, Tiziano, Durer, Rubens, entre inúmeros outros.

Não somente as obras de arte são maravilhosas, mas a estrutura do museu, seus corredores, a decoração e os ornamentos das paredes são lindos e vale a pena apreciá-los.

Vamos passear um pouco pela galeria e ver algumas de suas belas obras de arte?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um pouco dos corredores do museu:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em um ponto do museu é possível observar o Rio Arno e a Ponte Vecchio, através das janelas:

Imagem

O museu tem também um terraço, de onde podemos apreciar o Palazzo Vecchio:

Imagem

Imagem

Informações importantes

É permitido tirar fotos, sem flash e sem o uso de tripé ou pau de selfie. Não é permitido tocar nas esculturas e nem nos adornos das paredes, inclusive se encostar nas paredes.

Embora muitas obras de arte não tenham vidro na frente ou barreira física (postes com corda ou vidro), elas possuem sensores de aproximação, então não chegue muito perto, mesmo com o celular ou câmera, pois os alarmes são sensíveis e começarão a tocar.

O museu é grande e levará um tempo para visitá-lo, mas não é possível comer ou beber lá dentro, somente na cafeteria, no segundo andar, aberta das 09:30 às 18:00.

Na entrada do museu os visitantes passarão por um detector de metal, nada extremo, mas procure realmente carregar somente o necessário, para evitar perder tempo na entrada.

Como chegar

Endereço: Piazzale degli Uffizi, ao lado da Piazza de la Signoria.

Horário de funcionamento

Aberto diariamente de 08:15 às 18:50. A bilheteria fecha às 18:05 horas. Inicio do fechamento das salas 18:35.

Fechado nas segundas-feiras, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

Preços

Adultos: 8 euros.
Crianças e Adolescentes até 18 anos: grátis.

Você pode comprar as entradas on-line, mas há uma taxa de 4 euros, mesmo para os ingressos gratuitos. Há cobrança de 6,38% de IOF, mas recomendamos a compra antecipada. A espera mínima durante o período em que estivemos em Florença era de 60 minutos e na alta temporada pode chegar a mais de três horas.

Na compra você escolherá um horário determinado para entrar no museu, não podendo entrar fora deste horário. Chegando ao museu no horário determinado, deverá entrar na fila de bilhetes reservados (Biglietteria Prenotati), apresentará o voucher recebido por e-mail na bilheteria e receberá o ingresso, entrando em seguida na fila para a entrada e passagem no detector de metal.

Dica: Como compramos vários ingressos juntos (Galleria della Accademia, Galleria degli Uffizi e outros), todos no mesmo e-mail, quando trocamos o primeiro ingresso na Galleria della Accademia, perguntamos se a atendente poderia já emitir todos os ingressos e ela emitiu para nós, então não precisamos trocar nos demais lugares e já entramos direto na fila de entrada no horário determinado. Pode ter sido apenas gentileza da atendente, mas vale a pena tentar.

Conclusão

Adoramos a Galleria degli Uffizi! Seu acervo é mais que maravilhoso! É realmente imperdível em uma visita à Florença. O passeio exige dose de paciência, pois ele é bem lotado, mesmo com o controle de entrada e a maioria dos bilhetes vendidos com antecedência.

Você estará visitando com uma pequena multidão e em algumas ocasiões enfrentará fila para entrar nas salas menores ou então para poder realmente ver uma obra de arte, principalmente as mais famosas como, por exemplo, O Nascimento de Vênus, de Boticelli. Reserve no mínimo duas horas para o museu, pois vale realmente muito a pena.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou o local a convite do Polo Museale Fiorentino.

E você, conhece a Galleria degli Uffizi? Gostou? Comprou os ingressos antecipadamente? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Dez 13, 2015 11:19 am
Um dos melhores museus do mundo e absolutamente imperdível.





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio