Winery Tour no L'Andana Hotel & Spa Resort: Vinícola Tenuta la Badiola

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Dez 09, 2013 10:22 am
Imagem

Visão geral

O L'Andana é um hotel 5 estrelas de alto luxo localizado em Castiglione della Pescaia em Grosseto, Itália. O hotel nasceu da paixão do renomado Alain Ducasse, chef e hoteleiro, em abrir um resort no coração da Toscana, inspirado no charme do Mediterrâneo.

Muito se engana quem pensa que Itália é símbolo somente de uma boa e tradicional gastronomia. A produção de vinhos é uma atividade florescente na região italiana da Toscana desde a idade média. A região produz desde vinhos leves e simples até os mais ricos, que se encaixam entre os melhores produzidos na Europa.

Os amantes de vinhos podem desfrutar muito além de uma excelente taça de vinho. Descobrir e aprender sobre as origens do vinho e sua relação intensa com a terra, clima, solo e recursos de um lugar geram um prazer e satisfação inigualáveis.

Tenuta La Badiola

A vinícola Tenuta la Badiola está dentro da propriedade de 500 hectares do L'Andana, que pressiona uvas em 30 hectares para produção do Acquagiusta tinto, branco e rosé especialmente compostos de Vermentino, Viogner, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Alicante, que estão reunidos em uma única área e dispostos em duas seções específicas que se estendem para o oeste e leste, respectivamente.

Os vinhedos se espalham por uma paisagem de beleza única, cobrindo suas doces colinas pontuadas por fileiras de ciprestes.

Conheça os lindos vinhedos e paisagens da região através das fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Tour

O tour foi ministrado por uma sommelier e durante a visita foram mostradas todas as etapas da elaboração dos vinhos:

- A colheita (vindima): A qualidade da uva tem enorme influência sobre o sabor e qualidade do vinho, por isso a colheita tem que ser feita no período certo. Os fatores climáticos influenciam diretamente nessa etapa.

- Esmagamento: Antes feito com os pés, o processo hoje em dia totalmente mecanizado, praticamente sem contato humano.

- Fermentação: Nesta etapa é necessário um controle rígido da temperatura, bem como a presença correta de microrganismos responsáveis pela fermentação. Nessa fase o contato com ar deve ser totalmente evitado para evitar a oxidação do vinho. É a parte mais complexa e importante do processo de fabricação do vinho.

- Filtragem: Nesta etapa ocorre a filtração do vinho para retirada dos produtos e sedimentos que deixam o vinho turvo.

- Envelhecimento: Esta fase é realizada em barris de carvalho e/ou na garrafa, em locais adequados com pouca luz e temperaturas amenas, para que o oxigênio possa passar pelos poros da madeira ou rolha fazendo com que o vinho entre em uma fase de desenvolvimento transformando seu sabor, aroma e até mesmo sua cor, garantindo assim sua qualidade e complexidade. O enólogo participa de perto dessa etapa do processo que poder variar de tempo de acordo com as características do produto.

Como premissa e parte da cultura local eles prezam por modelos cada vez mais sustentáveis, respeitando a natureza e em sintonia com a história do lugar. Uma escolha de produção com uma visão dinâmica da região, que pode ser medido através da economia local, cultura, identidade, paisagem e tradições gastronômicas de cada lugar.

Enólogos e químicos experientes estão por trás de todo esse processo, garantindo a qualidade do vinho produzido na propriedade.

Conheça o processo através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A degustação

Os rótulos produzidos na propriedade são:

- Acquagiusta Vermentino (100% vermentino).
- Acquagiusta Rosato (100% alicante).
- Acquagiusta Rosso (35% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon, 30% Syrah).
- Acquadoro (100% Viognier).

Veja como foi a degustação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Wine Shop

Lugar ideal caso deseje comprar os vinhos produzidos na propriedade, beber uma taça de vinho em um ambiente com atmosfera relaxante e até ler sobre o tema em algumas muitas publicações que existem à disposição.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O ambiente é moderno e clean. Adoramos!

Conclusão

Sensacional! O tour vai muito além de conhecer uma vinícola ou fazer uma degustação. Pudemos presenciar toda a trajetória de trabalho, dedicação e amor à terra e às tradições herdadas dos imigrantes italianos. Uma verdadeira aula de cultura em que aprendemos o que está por trás de uma simples taça de vinho e que levaremos para sempre em nossas lembranças.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Juliana.

O Falando de Viagem participou do Winery Tour a convite do L'Andana Hotel.

E você, já fez o Winery Tour na Tenuta La Badiola? Gostou? Qual o seu vinho predileto? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Dez 09, 2013 5:53 pm
Muito legal!

Nunca experimentei um italiano feito de Viognier. Que tal?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 09, 2013 6:10 pm
Fabio, sou quase uma leiga no assunto! to longe dos seus conhecimentos!
Em relação ao paladar lembro de tê-lo achado bem refrescante!

Particularmente gostei de todos! Mas mas com certeza o predileto foi o Rosso!

Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 10, 2013 7:13 am
Tenho que voltar a Toscana, mais um cantinho que eu TENHO que visitar!





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio