Ilha do Japonês: a troca da maré revela paisagem exuberante em Cabo Frio

Troca de informações sobre Cabo Frio.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jul 09, 2016 9:52 am
Imagem

A Ilha do Japonês é uma atração incrível em Cabo Frio. Localizada no Canal do Itajuru, é ideal para relaxar em areias mais sossegadas que as de praias vizinhas. De águas calmas e cristalinas, é possível chegar à ilha de carro ou de barco. Para ir de carro, o caminho mais simples, partindo do centro, é pelo bairro da Ogiva, que fica depois da Ruas dos Biquínis. Partindo do centro, atravessa-se o canal pela ponte Feliciano Sodré e segue as placas em direção ao Peró. Chegando ao bairro da Ogiva, devemos pegar a Avenida Marlin e depois a Avenidas dos Espadartes. A maior parte do trajeto é por asfalto, mas quando se aproximar da Ilha do Japonês haverá um trecho de estrada de chão.

Imagem

Para ir de barco, como nós fizemos, o ideal é ir para o bairro da passagem, da onde partem os taxi-boats para a ilha. Cada trecho custa R$7,00 por pessoa, totalizando R$14,00 pelo percurso de ida e volta.

Ao chegarmos à ilha não vimos nada que nos impressionasse e até nos perguntamos a razão de terem nos indicado o passeio. Porém, conforme a maré vai subindo, a verdadeira beleza do local é revelada.

Veja como a água é turva até o momento:

Imagem

Imagem

Lá ocorre um interessante fenômeno chamado de troca da maré. Na maré baixa, a água fica presa no canal. Conforme o tempo passa, o nível de oxigênio da água diminui, ao passo que a concentração de algas e outros micro-organismos aumenta, conferindo uma aparência turva ao local. Conforme a maré sobe, a água que estava parada é renovada e o canal fica, novamente, com a aparência límpida.

Confira a mudança da cor da água nas fotos abaixo:

Imagem
Começo da mudança na água.

Imagem

Imagem

Imagem

A ilha em si não tem quiosques nem banheiros, porém conta com uma infraestrutura básica no continente. O traslado entre a ilha e os quiosques pode ser feito a pé durante a maré baixa, mas quando maré sobe, a profundidade chega a 2,20 metros. Dessa forma, há um pequeno barco que leva os turistas de um lado ao outro.

A cor que a água adquire com a troca da maré impressiona. Não é à toa que os quiosques no fundo escolheram esse ponto para se instalar: é onde a água muda de cor primeiro!

Imagem

A ilha se mostra como um destino ideal para quem quer curtir uma praia diferente. Com intensa vegetação e águas calmas e cristalinas, é uma opção interessante para se ir com crianças ou mesmo relaxar em suas areias brancas!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Bom passeio!

Texto e fotos: Alessandro Garritano.

E você, conhece a Ilha do Japonês? Como chegou lá? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Dom Jul 10, 2016 4:23 pm
Preciso confessar que ao chegar na ilha fiquei um pouco decepcionado, não entendia a razão dela ser uma atração em cabo frio com aquela água turva e tal.

Conforme a maré foi subindo, fiquei boquiaberto com a transformação hahahahah Achei realmente impressionante como a renovação da água deixa o canal tão mais bonito!

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Dom Set 04, 2016 10:43 am
Não conhecia, que legal... sempre tive certo preconceito com Cabo Frio.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Set 18, 2020 12:20 pm
Acho que esse é o único passeio que eu me faria ir pra Cabo Frio em uma dobradinha com Búzios ou Arraial, por exemplo. De resto, acho tudo ''substituível'' por outros destinos mais interessantes.





Booking.com

Voltar para “Cabo Frio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio