Tubarões nas Maldivas: é possível nadar com segurança?

Troca de informações sobre as Ilhas Maldivas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Abr 05, 2019 11:06 am
Imagem

O cenário clássico das Maldivas é composto por bangalôs sobre uma das águas mais cristalinas do mundo. A proposta dessa viagem é relaxar, portanto não é o destino que exige um roteiro detalhado e recheado de atividades. Exatamente por isso que a escolha de uma excelente hospedagem é essencial nas Maldivas. O hotel será responsável por toda a sua experiência, desde o conforto do quarto até gastronomia e atividades.

Leia também: Tudo que você precisa saber para viajar paras as Maldivas

No Baros Maldives, onde ficamos hospedados, o nosso primeiro snorkeling foi com uma guia do próprio hotel, que explica sobre a vida marinha e responde todas as dúvidas sobre os tubarões. Ficamos uma hora na água com ela e passamos por cinco tubarões, sem o menor perigo. Eles, inclusive, pareciam não se importar em nada com a nossa presença.

Imagem

Imagem

Dito isso, a principal atração das Maldivas é, sem dúvidas, o incrível mar de água cristalina e repleto de vida marinha. Não há nada mais gostoso que dormir e acordar com a vista de peixes, arraias, tubarões e tartarugas passeando pela imensidão azul.

Tubarões? É aí que muitos turistas travam, mas é isso mesmo: eles estão por todas as partes, basta olhar para baixo no seu bangalô ou fazer um simples snorkel em águas rasas. Após esta informação, muitas pessoas entram em pânico com a ideia de nadar com o rei dos mares por perto. O Falando de Viagem assumiu a missão de desmistificar esse medo e te provar que tubarões não são iguais ao monstro do Steven Spielberg.

Antes de tudo, é preciso entender que tubarões não têm interesse em comer humanos. Os ataques acontecem em lugares em que a cadeia alimentar não é equilibrada, efeito causado pela degradação e poluição dos oceanos. E mesmo assim, a intenção do predador não é a de almoçar pessoas, porque humanos não têm a gordura necessária para entrar nesse seleto cardápio. Inclusive, na maioria dos ataques a humanos, os tubarões mordem apenas uma vez, provando que a nossa carne não os interessa.

Com esse contexto em mente, torna-se fácil entender porque o mar das Maldivas oferece a segurança necessária para que humanos e tubarões nadem juntos sem conflitos. A natureza do destino é exuberante e praticamente intocada pelo homem, o que proporciona um ambiente marinho totalmente equilibrado para o que os tubarões se alimentem de peixes sem que apresentem o menor interesse em nos degustar. Contra fatos, não há argumentos: não há registros de ataques de tubarões nas Maldivas desde os anos 70.

Para aliviar a tensão de viajantes mais medrosos, também vale deixar claro que as espécies presentes em águas rasas, onde ficam os bangalôs, estão longe de serem tão intimidadoras quanto um tubarão-branco, por exemplo. Muito pelo contrário, a espécie mais comum é a tubarão-de-pontas-brancas/negras, que pesa em média apenas 10 quilos quando adultos, enquanto os tubarões-brancos podem pesar até 1.100 quilos, por exemplo. Por ser pequeno, este tubarão tem mais medo de nós do que nós temos dele. Ao fazer snorkel, tentamos diversas vezes nos aproximar do predador e ele sempre fugia, provando que o perigo deste contato é praticamente nulo.

Se você é um viajante aventureiro e deseja entrar em contato com espécies maiores, será preciso mergulhar em águas profundas. As Maldivas são conhecidas por ser um destino de ouro para quem busca encontrar o tubarão-baleia, que é o maior peixe do mundo. Apesar dos incríveis 15 metros de comprimento, os tubarões-baleias se alimentam penas de plâncton, pequenos peixes e lulas, e, por isso, também são completamente inofensivos. Outra espécie muito comum nas águas profundas das Maldivas é a dos simpáticos tubarões-martelo.

Nos impressionamos quando a nossa guia nas Maldivas nos informou que o número de viajantes que não entra na água por medo de tubarões é enorme. É totalmente compreensível que um turista fique receoso e tenha um leve medo de início, mas cruzar o globo para aproveitar um dos destinos mais cobiçados do mundo e não entrar na água deveria ser considerado crime. Nesses momentos, é preciso ser racional e ver os dados existentes que provam que os tubarões não são bichos monstruosos, apenas predadores com instintos naturais. Assim como seria uma enorme bobagem deixar de fazer um safári na África por medo dos leões, jamais deixe de aproveitar o mar das Maldivas por medo de tubarões.

Leia também: Quantos dias nas Ilhas Maldivas?

Veja algumas fotos da vida marinha que tiramos durante o snorkeling:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como ir para às Maldivas?

Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar às Ilhas Maldivas é com a Emirates Airline, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU) e Aeroporto do Galeão (GIG). O voo até Dubai tem duração média de 14 horas e são operados no A380, saindo de São Paulo, e no 777-300ER, saindo do Rio de Janeiro. Depois, são menos de 4 horas de voo até chegar às Maldivas. Você tem três classes de serviço à disposição: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica. Vale destacar também que você pode fazer uma parada gratuita em Dubai na volta, maximizando a viagem ao conhecer dois destinos incríveis ao invés de apenas um.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para as Ilhas Maldivas a convite da Emirates Airline.

E você, conhece as Maldivas? Encontrou tubarões na água? Teve medo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

lucasds Mensagens: 796
Sex Abr 05, 2019 11:09 am
No hotel que ficamos eles alimentavam tubarões e arraias todos os dias, por volta das 21h. Era uma atração rs

Adriana Mensagens: 2231
Seg Abr 08, 2019 9:18 am
Mergulhei e fiz snorkel e vi muitos tubarões. Eles nadam bem tranquilos. Não vi, nem senti perigo nenhum, o ambiente marinho por lá está bem equilibrado.

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Abr 09, 2019 12:07 pm
Como quem viaja pras Maldivas e não entra na água por medo de tubarões coloca a cabeça no travesseiro a noite? Hahaha serio, não existe isso!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 09, 2019 3:51 pm
Nadei com diversos tubarões nas Maldivas, fazendo snorkel e eles não apresentaram nenhum perigo! Na próxima vez quero mergulhar de cilindro!!

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Jun 30, 2019 2:29 pm
Baros Maldives: um dos melhores e mais tradicionais hotéis de luxo das Maldivas https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=506&t=17527" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Maldivas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio