Islas Marietas: uma das grandes atrações da Riviera Nayarit

Troca de informações sobre a Riviera Nayarit.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Abr 03, 2014 10:36 am
Imagem

No texto 7 motivos pelo qual você precisa conhecer a Riviera Nayarit, elencamos 7 das razões que devem levar você para esse novo destino no México. Ainda não tínhamos completado nossa viagem por essa linda região. Nos dias que seguiram, encontramos mais um dos motivos imperdíveis para visitar a Riviera Nayarit. Ele se chama Islas Marietas, e provavelmente você já deve conhecer de vista a famosa Playa Escondida.

Playa Escondida.
Imagem

Realmente, essa praia é uma das atrações mais famosas da Riviera Nayarit, embora muita gente não saiba exatamente que ela fica nessa região. Agora você já sabe para onde tem que ir para conhecê-la. As Ilhas Marietas fazem parte do Parque Nacional Islas Marietas, um dos maiores santuários de biodiversidade do México, localizado a poucos quilômetros a oeste de Punta Mita, estado de Nayarit.

Nossa visita começou assim que chegamos em Punta Mita, situada ao sul do estado de Nayarit. O passeio foi realizado pela Punta Mita Expeditions e denomina-se Marine Safari. Isso porque ele envolve snorkeling, observação de baleias, golfinhos e Stand Up Paddle. Dessas atividades, só experimentamos o snorkeling e o SUP, as baleias e os golfinhos ficaram para outra vez.

Mapa do Estado de Nayarit.
Imagem

Do snorkeling, o que vimos foi uma grande quantidade de peixes, no caminho que tivemos nadar até a praia. Isso porque a Playa Escondida só pode ser acessada nadando, já que fica literalmente escondida, na parte de dentro de uma das ilhas.

O passeio começou na praia de Punta Mita, que fica em frente ao St. Regis Punta Mita, resort de luxo onde estávamos hospedados. Em um pequeno barco, nosso grupo partiu rumo às três ilhas, que podem ser avistadas da própria praia.

No caminho, nosso guia foi dando algumas breves explicações sobre as ilhas. Em cerca de 20 minutos, chegamos na área mais próxima da Playa Escondida.

Veja as fotos dessa primeira parte do passeio:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Playa Escondida vista a partir do barco:
Imagem

O trajeto de nado até lá é curto, deve ser realizado com colete salva-vidas e em nenhum momento é preciso submergir na água. Pelo menos não na maré baixa, cabe confirmar se a maré está propícia para o passeio antes de agendar o horário.

Atravessamos um túnel por entre as rochas e entramos uma área mais escura, para depois ver uma praia semicoberta por uma parede de rochas. Fantástico! A praia já não está tão escondida e a quantidade de visitantes chegando à ilha é grande. Muita gente ao chegar na praia se reúne em grupos para tirar uma tradicional foto com a famosa praia de fundo. Todo mundo quer ostentar sua chegada por ali nas redes sociais.

Se você não tiver uma máquina subaquática, é preciso levar sua máquina em um saco estanque e tentar levar ela durante todo o trajeto acima d'água. Outra alternativa é pedir para o pessoal da Punta Mita Expeditions tirar fotos para você. Eles também levam uma GoPro e tiram as fotos e disponibilizam na FanPage deles no Facebook, sem custo adicional.

Nadando até a Playa Escondida.
Imagem

Snorkeling no caminho:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atravessando o túnel:

Imagem

Imagem

Imagem

Finalmente, na Playa Escondida:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Partimos para a segunda parte do passeio, onde navegamos um pouco pelas ilhas, observando os Bobos, pássaros de patas azuis que parecem estar rindo de você. Eles podem ser encontrados em grande quantidade, seja nas águas como nas rochas.

Vejas as fotos dos pássaros da região:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A formação das rochas é bastante interessante, de formação vulcânica, semelhante às ilhas que encontramos no passeio de barco em Fernando de Noronha.

As ilhas são completamente inabitadas e foram consideradas um parque nacional após a descoberta das ilhas por volta dos anos 60, após uma expedição de Jacques Cousteau. Como parque nacional, a região ficaria protegida da pesca, caça e até mesmo da atividade humana, que poderia prejudicar o equilíbrio da região.

Em alguns trechos, o barco se aproxima de algumas cavernas e proporciona ótimos panoramas de todos os seus detalhes. Confira.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na última parte do passeio, o barco da Punta Mita Expeditions para próximo de uma parte mais tranquila das ilhas, onde pudemos praticar Stand Up Paddle. A atividade é uma boa oportunidade para explorar mais de perto as formações rochosas das ilhas, que são muito interessantes.

Apesar disso, faltou orientação para onde ir por parte da equipe da Punta Mita Expeditions. O pessoal do nosso grupo ficou apenas remando em torno do barco, ao contrário de outros grupos que exploram melhor a região e suas formações rochosas.

Outras falhas que notamos no nosso passeio foram a ausência de paradas em outras praias de Islas Marietas (também verificadas em outros grupos).

A visualização de baleias também ficou faltando, mas nesse caso é um fenômeno que depende mais de sorte.

Imagem

De qualquer forma, a visita às Ilhas Marietas foi um dos pontos altos de nossa viagem para a Riviera Nayarit. Um lugar único, um paraíso ecológico e uma experiência inesquecível.

Recomendamos!

Texto e fotos: Fábio Pastorello.

O Falando de Viagem viajou para a Riviera Nayarit a convite do Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau.

E você, conhece as Islas Marietas? Gostou dos passeios? Tirou boas fotos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Maite Mensagens: 115
Qui Abr 03, 2014 10:46 am
Que sonho !!!! Apaixonei por este lugar !!!

Patricia Mensagens: 2384
Qui Abr 03, 2014 10:49 am
Impossível não ficar com vontade de conhecer! Lindo lugar!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Emanuel Mensagens: 369
Qui Abr 03, 2014 10:52 am
Que massa!!

Já tinha visto a foto da praia, mas não sabia onde ficava!

Dá pra mergulhar de cilindro, Fábio?

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Qui Abr 03, 2014 7:51 pm
É incrível mesmo! Não somente a Playa Escondida, como toda a região e as ilhas, sensacional.
Emanuel escreveu:Dá pra mergulhar de cilindro, Fábio?
Dá sim, Emanuel. Eles também têm uma modalidade que o Hookak Diving, que é intermediário entre o mergulho e o snorkel, você nada com uns cordões que levam oxigênio e te permitem ficar mais tempo submerso, mais para quem não tem muita prática. Mas existem também as modalidades normais de scuba diving.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 03, 2014 8:10 pm
E nem é preciso morrer para se conhecer o paraíso. :P

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 04, 2014 9:15 am
Gente, que lugar é esse?! Maravilhoso!!
Tão bom poder conhecer e saber mais de lugares paradisíacos assim!

Valeu galera do FDV, sempre me apresentando novas opções, aumentando minha wish list e me deixando cada vez mais na dúvida na hora de escolher a próxima viagem! hehehe

Fabio, parabéns pela matéria e fotos! ;)

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Sex Abr 04, 2014 11:28 am
Juliana escreveu:Fabio, parabéns pela matéria e fotos!
Obrigado, Juliana.





Booking.com

Voltar para “Riviera Nayarit”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio