Falando de Viagem entrevista: Fabio Macedo

Entrevista do Falando de Viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Abr 10, 2014 5:44 pm
O Falando de Viagem, dando continuidade a nova série de entrevistas com os amantes de viagens, que são pessoas que viajam tanto que muitas vezes até se confundem quando vão mostrar suas fotos, pois são tantos destinos seguidos que dá para confundir mesmo. O entrevistado da semana também é um dos nossos principais colaboradores do nosso portal: Fabio Macedo. Carioca, economista de formação e profissão, ele gostou bastante de dividir com a gente um pouco de sua paixão.

Vamos começar?

Sabemos que gosta bastante de viajar, quantos países já conheceu? E cidades? Já fez essa conta?

É verdade, eu gosto muito de viajar. Mas até alguns anos atrás eu era meio desorganizado nessa contabilidade. Agora que você perguntou e fiz alguns cálculos superficiais, cheguei ao número de 25 países. O número de cidades não saberia lhe informar, mas certamente é menos que as mais de 400 do Fabio Calderon (risos). Eu sou muito repetitivo. Quando gosto de um lugar, volto lá sempre.

E no Brasil, quantos estados já visitou? E cidades?

10 estados. Mais uma vez ficarei devendo a quantidade de cidades. Gostaria de conhecer mais, mas muitas vezes o turismo interno tem preços proibitivos.

Há quantos anos que você tem esse costume de viajar bastante?

Na infância e adolescência eu fiz aquelas viagens básicas como Disney, Bariloche e passava férias com meus avós no Maranhão. Depois que comecei a trabalhar, não tirei férias nos 10 primeiros anos. A partir de 2002, entretanto, fui picado pelo “Espírito de Marco Polo” e não parei mais.

O que o fez despertar a paixão por viagens?

Eu já escrevi uma vez que viajo por recomendação médica. Para manter minha sanidade mental. Acho que isso se deve a um misto de mudar de ares, escapar do stress do dia-a-dia e experimentar novas culturas e costumes. Acabei realmente viciado nisso. Ao invés de gastar com terapia, gasto com minhas viagens.

Algumas das viagens foram à trabalho, ou todas somente de turismo?

Já fiz duas press trips para o Falando de Viagem. A primeira em novembro de 2013 para o Chile e a outra em janeiro de 2014 para o Colorado e Flórida. Também existem razões familiares. Tenho um irmão que mora em San Diego, na Califórnia. Então, além de poder estar sempre com ele, aproveito para usar San Diego como meu hub e conhecer o país todo.

Quando viaja, normalmente qual é o foco das viagens? O que mais te chama atenção para escolher um destino? (riqueza cultural, paisagens bonitas, promoções, contato com a natureza, compras, badalações).

Acho que com a exceção da badalação, um pouco de tudo. A riqueza cultural nos faz crescer como seres humanos. As paisagens bonitas são como colírio.

Promoções? Qual o viajante que nunca foi a um lugar que jamais esperou conhecer porque, de última hora, apareceu uma promoção irresistível?

Também adoro contato com a natureza, especialmente se for praticando atividades radicais.

E quem não aproveita uma viagem aos Estados Unidos para realizar seus mais inconfessáveis desejos consumistas?

Você busca informações e indicações com pessoas que já estiveram anteriormente no mesmo lugar? Em caso positivo, as dicas normalmente são compatíveis ou não?

Sim, acho importante se informar sobre o destino, mas também é preciso tomar cuidado para não se deixar tomar por opiniões pré-concebidas baseadas nos relatos de outras pessoas. A pior coisa do mundo é iniciar uma visita a um novo destino já vestido de preconceitos. Viaje desarmado!

Como monta seu roteiro?

Inicialmente com muita leitura e pesquisa. Tento absorver o máximo de conhecimento sobre o destino tomando o cuidado de procurar informações dadas de quem tenha um perfil parecido com o meu. O mesmo destino pode ser o céu para um perfil de viajante e o inferno para outro. De maneira geral não gosto de elaborar um roteiro muito engessado com hora marcada para tudo. Reservo uma parte do dia para os chamados “programas obrigatórios” e outra para flanar, meu esporte favorito.

Qual foi sua última viagem?

Cheguei dia 2 de abril de uma viagem de 10 dias por Las Vegas e San Diego.

Qual será sua(s) próxima(s) viagem(s)?

Em maio, para a Europa.

Qual a viagem dos sonhos?

Podem ser duas? Gostaria de fazer uma road trip pela Europa sem roteiro pré-estabelecido e sem limite de tempo. Visitando cada lugar que achar interessante e ficando lá o tempo que julgasse necessário. A segunda é um projeto de volta ao mundo que gostaria de me dar de presente de aposentadoria. Por razões profissionais, posso até viajar com frequência, mas não posso me ausentar por longos períodos. Então atualmente algo assim é fora de questão.

De todos os lugares que já conheceu, qual que mais gostou e gostaria de voltar?

Paris. É clichê, mas acho a cidade mais maravilhosa do mundo. Já estive lá umas 10 vezes. Sempre que vou à Europa passo alguns dias por lá. Na única vez que isso não aconteceu me senti cometendo adultério.

Já teve algum lugar que lhe surpreendeu positivamente e que foi muito melhor do que estava esperando que fosse?

Las Vegas. Eu não gosto de jogatina e mesmo indo sempre a San Diego, não me interessava por Vegas. Até que, de tanto ouvir de amigos que o lugar é muito mais que apenas cassinos, acabei cedendo e indo. E desde então já retornei 11 vezes. Por isso minha dica de se despir de preconceitos. Outra cidade que me disseram para nada esperar dela mas que adorei, foi Bruxelas.

Algum lugar te decepcionou? Qual foi o motivo?

Los Angeles. Era a cidade americana que eu mais tinha vontade de conhecer. A cidade dos filmes. Devido a proximidade com San Diego, vim a conhecê-la bem e fiquei muito decepcionado. Acho feia e com uma qualidade de vida baixa, para uma grande cidade americana.

O que é indispensável em uma viagem?

Concordo com o Fabio Calderon: Uma boa companhia. E nesse caso pode ser você mesmo. Já brinquei no Falando de Viagem dizendo que quando viajo sozinho me sinto em uma lua de mel comigo mesmo, mas viajar com a(s) pessoa(s) amada(s) é ainda melhor. É como aquela frase do filme Bonecas Russas: “É quando viajamos para longe que sabemos se somos próximos”.

O que pode estragar uma viagem na sua opinião? (Filas, chuva, hotel ruim, trânsito, pessoas mal-educadas)

A falta de um planejamento básico e o mau-humor de alguém que se esteja em sua companhia. Não é possível se divertir e relaxar enquanto alguém próximo resmunga o tempo todo.

Qual a maior dica que pode dar para os “marinheiros de primeira viagem”?

Leiam o Falando de Viagem! E não tenham medo de fazer algo ou conhecer um lugar que tenha vontade. O maior arrependimento que você pode sentir e se descobrir em seu leito de morte pensando em tudo que quis fazer e conhecer na vida e não teve coragem.

Agora vamos ver algumas das fotos dos lugares que mais o encantaram?

Imagem
São Francisco: A mais charmosa das grandes cidades americanas.

Imagem
Las Vegas: A grande surpresa!

Imagem
Pôr do sol em San Diego: A cidade que mais já visitei.

Imagem
Skydiving em San Diego: Adrenalina pura!

Imagem
Steamboat: Pura diversão! (EUA).

Imagem
Temple Square de Salt Lake City (EUA).

Imagem
San Antonio: O Alamo (EUA).

Imagem
Seattle: Realizando o sonho de infância de conhecer a fábrica da Boeing (EUA).

Imagem
Hanauma Bay: A praia mais bonita que vi no Havaí.

Imagem
Vista aérea do Canal do Panamá.

Imagem
Curitiba: Nem parece Brasil.

Imagem
Vulcão Osorno: Toda a beleza da Patagônia Chilena.

Imagem
Paris: Meu lugar favorito no mundo.

Imagem
Genebra: Ao fundo, o Mont Blanc.

Imagem
Fui a Roma e vi o Papa!

Imagem
Copenhague: Outra surpresa agradável.

Imagem
Moscou: A icônica catedral de São Basílio.

Imagem
Peterhof: Achei São Petersburgo a segunda cidade mais bonita do mundo.

Lindas as fotos, concorda?

E você, também é uma dessas pessoas? Gostaria de ser entrevistado pela nossa equipe, nos mostrar suas fotos e contar um pouco de alguns lugares que você indicaria como imperdível para visitar?

Então escreva para nós!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 10, 2014 5:46 pm
Ótima entrevista, Fabio! :D

A Rússia é um dos destinos que mais tenho vontade de conhecer.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Abr 10, 2014 5:53 pm
Ótima entrevista! Adorei as 2 viagens dos seus sonhos. Quanto à frase: "quando viajo sozinho, me sinto em lua de mel comigo mesmo", é uma das mais verdadeiras que já li. Ah, e vc sabe quantas vezes já esteve em San Diego? Acho que a mesma intimidade que eu tenho com a Flórida, vc tem com a Costa Oeste. O FDV já tem correspondentes dos 2 lados dos EUA :D

P.s: também adorei Bruxelas. Não entendo o preconceito que existe contra esta cidade, que pra mim, rendeu ótimos passeios (e as batatas fritas e os waffles belgas são deliciosos).

Patricia Mensagens: 2384
Qui Abr 10, 2014 7:09 pm
Adorei a entrevista! E que belas fotos! Espero que motive muitas pessoas a conhecerem esses lugares! Praia Hanauma Bay anotada no caderninho! ;)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Abr 10, 2014 7:48 pm
Gente, to adorando essas entrevistas! Já aprendi várias coisas com os Fábios (rs) E minha wish list só aumenta!

Fabio, acredita que não conheço Paris? já fui para Europa algumas vezes mas não fui até lá! :shock: Ri mto do "adultério" :lol:

Parabéns pelo currículo de viagens e fotos! Tomara que ele cresça muito ainda e que você compartilhe com a galera aqui! ! ;)

victorcruvinel Mensagens: 181
Qui Abr 10, 2014 8:57 pm
show de bola! Aulas de cultura essas entrevistas.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Abr 10, 2014 9:15 pm
Por motivos de trabalho acabo fazendo parecido, procuro viajar a cada 3 meses, mas sem poder ficar muito tempo nos lugares. Meu limite é 15 dias. Evito repetir os lugares já que tenho muito lugar ainda para visitar, principalmente quando vou para a Europa. Concordo que São Petersburgo é uma das cidades mais lindas do planeta, principalmente durante as noites brancas.

Meus próximos dois roteiros que quero fazer é: Bruxelas, Bruges, Amsterdam e Berlim e o outro é: Athenas, Mykonos, Santorini, Dubrovinik e Hvar.

Tive que dar uma parada esse ano pois minha filha nasceu em fevereiro, não sei se esse ano rola de irmos à Europa. De qualquer forma consegui dar uma escapada mês passado para esquiar em Laax e conheci Zurich, a cidade onde tudo funciona, rs.

eduardocf Mensagens: 366
Qui Abr 10, 2014 9:24 pm
Muito legal estas entrevistas. É bom conhecer um pouco dos colaboradores e de suas experiências enquanto apaixonados por viagens.

Parabéns Fabio.





Booking.com

Voltar para “Entrevistas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio