Qual moeda levar para Israel?

Troca de informações sobre Israel.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Abr 14, 2019 9:05 am
Imagem

A moeda oficial de Israel é o novo shekel israelense (em inglês: israeli new shekel), ou simplesmente shekel. O código é ILS, mas o código antigo - NIS - ainda é muito usado. O símbolo às vezes é usado no comércio para representar a moeda.

Leia também: Roteiro de viagem de carro por Israel | Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Haifa e Tiberias

Para se ter uma ideia, em abril de 2019 a cotação desta moeda era aproximadamente a seguinte:
- 1 real = 0,93 shekels;
- 1 euro = 4,05 shekels;
- 1 dólar americano = 3,60 shekels.

O centavo se chama agorá (plural: agorót). Um shekel é dividido em 100 agorót.

Para quem está embarcando para Israel a melhor estratégia é levar dólares americanos ou euros e trocá-los em uma casa de câmbio. Nos mercados e lojas o real não é aceito, mas algumas aceitam o dólar e o euro. O grande problema de pagar com moeda estrangeira é que você fica sujeito às cotações praticadas pelo comerciante, que normalmente são piores do que aquelas adotadas pelas casas de câmbio. E a situação fica ainda pior quando se tem de receber troco, que normalmente é dado na moeda local.

Leia também: Uma viagem pelos encantos de Israel

Onde fazer câmbio?

Existem muitas casas de câmbio, principalmente nas regiões turísticas. Caso você tenha dólares americanos ou euros e os tenha levado o ideal é trocá-los todos de uma vez. Apesar de as moedas serem mundialmente aceitas, muitos lugares podem não aceitar. E quando aceitam normalmente usam uma cotação que não te favorece. Procure uma casa de câmbio e faça a troca.

Leia também: Como se locomover em Tel Aviv

Algumas agências de bancos realizam câmbio, mas tem que prestar atenção no horário de fechamento das agências, que varia. Todos os bancos ficam fechados na sexta-feira à tarde, sábado e nos feriados judaicos. Contudo, a maioria dos bancos nas maiores cidades possuem caixas eletrônicos que funcionam 24 horas por dia, onde se podem fazer saques em shekels com um cartão de crédito/débito internacional. Os terminais costumam ficar do lado de fora da agência, virados para a rua.

Imagem
Terminal de autoatendimento de um banco israelense.

Também são comuns caixas automáticos em quiosques ou lojas de conveniência, desvinculados de agências bancárias.

Imagem
Terminal de saque em uma loja de conveniências.

A palavra em hebraico para caixa automático é kaspomat.

Pela nossa experiência, sacando dinheiro com o cartão de débito do BB Americas, percebemos que os terminais vinculados às agências bancárias não cobravam tarifas, enquanto os de lojas de conveniência cobravam 5 ou 6 shekels por saque. Em ambos os casos a taxa praticada era bem próxima do câmbio comercial e sempre havia a opção de telas em inglês.

Outra opção, não tão interessante, é fazer câmbio nos correios. Algumas agências realizam câmbio a uma taxa boa e sem cobrança de tarifas, porém pode haver filas. Além disso, geralmente há menos agências dos correios do que casas de câmbio e agências bancárias, então pode ser difícil encontrar uma agência que faça câmbio. Em outras palavras, perde-se tempo.

O cartão de crédito é amplamente aceito?

Nos principais hotéis e restaurantes você não terá problemas em utilizar o cartão de crédito. O mesmo ocorre nas lojas, farmácias e operadoras de turismo. No entanto, no mercado árabe de Jerusalém (Shuk) e em outros mercados de rua a maioria dos pagamentos é realizada em dinheiro, preferencialmente em shekels.

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

O que fazer com os shekels que sobraram?

Se ao final da viagem você ainda tiver shekels, sugerimos duas opções. Uma delas é gastar esse dinheiro nas lojas do aeroporto. Os preços não são baixos, mas com um pouco de paciência certamente você encontrará algo que vale a pena comprar.

Outra alternativa é trocar o seu dinheiro remanescente por dólares em uma casa de câmbio do aeroporto. Espere perder entre 15% e 20% nessa operação, pois as cotações são ruins, mas pelo menos você evita de retornar para casa com a moeda.

Boa viagem!

Texto e fotos: Flavio Baran.

E você, já realizou operação de câmbio em Israel? O que achou mais vantajoso? Que moeda trocou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 15, 2019 10:35 am
Ótimas explicações. Eu, geralmente, viajo sempre com dólares e/ou euros, e nunca tem erro. Além disto, levo sempre pelo menos dois cartões de crédito, de diferentes bandeiras. Acho que um Visa e um MasterCard, por exemplo, são boas opções. Amex e Diners é pedir para ter problemas, então só vale levar se tiver outra opção de backup.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Seg Abr 15, 2019 1:28 pm
O duro é que o Shekel não vale nada lá, embora seja caro para quem compra. Dois sanduíches no Mac são 80 shekels por exemplo. Paguei 15 numa fatia de pizza.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 15, 2019 1:36 pm
Achei a comida lá cara. Mas acho que para eles não é tanto. O salário mínimo lá é de cerca de 5.000 shekels.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 15, 2019 1:41 pm
Então, pelo visto, é tipo Dubai. É 1 para 1, mas tudo é caro para os brasileiros.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 15, 2019 2:08 pm
No dia em que fomos de Eilat para Haifa, paramos em um posto de gasolina no meio do caminho para almoçar e esticar um pouco as pernas. Gastei 140 shekels para 2 adultos e 1 criança comerem. Restaurante de posto de gasolina de beira de estrada. A comida estava muito boa, mas eu nunca gastaria tudo isso em um restaurante equivalente no Brasil.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Abr 22, 2019 8:34 am
Preciso dar gorjeta em Israel? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=519&t=17297" onclick="window.open(this.href);return false;

alexandrerj Mensagens: 3658
Sáb Out 05, 2019 4:24 pm
Olá,

Alguém sabe se a aceitação das notas de dólar modelo antigo das caronas, a intermediária entre as seculares das carinhas e as novas são aceitas?

Tenho alguma a notas antigas modelo de caronas, e queria saber se lá aceitam ou apenas as notas novas...

Alguém com alguma experiência na troca dessas cédula em Israel???

Abraços.





Booking.com

Voltar para “Israel”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio