Morro de São Paulo: o apaixonante vilarejo no arquipélago baiano

Troca de informações sobre o Morro de São Paulo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Set 26, 2014 10:40 am
Imagem

Morro de São Paulo é uma vila localizada na Ilha de Tinharé – no arquipélago de mesmo nome, no litoral Baixo Sul da Bahia, pertencente ao município de Cairu, região mais conhecida como Costa do Dendê, por abrigar muitas espécies dessa árvore de onde se produz o famoso azeite de dendê. É exatamente aquele típico lugar que assim que chegamos já ficamos apaixonados instantaneamente, pois possui cenários paradisíacos, com praias de águas claras, mornas e um povo bem acolhedor, encantando qualquer pessoa, seja turista brasileiro ou estrangeiro. É muito fácil se deslumbrar!

Por mar, o vilarejo fica a 60 quilômetros da capital baiana e até hoje ainda possui um patrimônio histórico da época do Brasil-Colônia, onde se pode conhecer um pouco da história desse período com guias locais.

O destino oferece cinco principais praias, uma mais bonita que a outra, e todas ao alcance dos pés, pois é possível chegar caminhando a todas elas – conhecidas como Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta praia. Na maré baixa, perfeitas piscinas naturais se formam em algumas delas e ficam ótimas para o mergulho de snorkel. Uma pequena praia perto da FortalezaPraia Pedra do Facho - também se forma e fica excelente para o mergulho, afinal, água clara e calma vira mesmo um ambiente propício para essa prática. Sem esquecer a linda praia da Gamboa que fica ao lado de Morro de São Paulo e é possível acessá-la por trilha ou barco. Para quem deseja ter uma visão panorâmica da vila e das praias os mirantes são ótimos.

Por se localizar em uma área de preservação ambiental, ao chegar é preciso pagar uma taxa para entrar (R$15,00). Na vila em si não se passa carro – apenas a serviço da prefeitura - e em algumas partes há pequenas ladeiras, então para quem costuma viajar com malas grandes e pesadas, precisará contratar um transporte de carrinho de mão, conhecido como táxi, que leva as malas até a pousada.

É um lugar perfeito tanto para quem busca por tranquilidade, como quem gosta de agitação, pois proporciona atividades para todos os gostos e idades. Há programações tanto diurnas como noturnas, sendo algo certo, é impossível não se maravilhar e querer voltar mais vezes!

Conheça o belíssimo Morro de São Paulo através das fotos abaixo.

Ao chegar ao píer todos já se deparam com lindas paisagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A subida de acesso à vila é íngreme.

Imagem
Igreja Nossa Senhora da Luz.

Imagem
O Casarão.

Imagem
Táxi - carrinho de mão.

Imagem
Praça principal.

Primeira praia ou Prainha – Onde se desce de tirolesa (Tiroleza do Morro) e também onde há mais práticas de surf.

Imagem

Imagem

Segunda praia ou Praia da Poça – O local mais badalado do Morro, excelente para banho de mar e onde também se encontra agradáveis restaurantes com mesas na areia e música ambiente.

Imagem

Imagem

Terceira praia ou Praia da Caeira – Também boa para mergulho e onde sai os passeios de barco.

Imagem

Imagem

Imagem

Quarta praia ou Praia do Mangue - Aproveite essa praia na maré baixa, pois forma piscinas naturais boas para mergulho de snorkel.

Imagem

Imagem

Quinta praia ou Praia do Encanto – A praia mais afastada e mais deserta, boa para quem procura por sossego total.

Imagem

Imagem

A Fortaleza.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Prainha do Forte ou Praia Pedra do Facho - Aproveite essa praia que se forma na maré baixa para mergulho de snorkel.

Imagem

Vista do Mirante do Farol.

Imagem

Imagem
O Farol.

Vista do Mirante da Tirolesa.
Imagem

Praia da Gamboa – Uma linda praia ao lado de Morro de São Paulo, que recebe muitos visitantes e onde tem o famoso banho de argila. É possível chegar por trilha ou barco.

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

O Morro de São Paulo fica em uma ilha, então as únicas formas de chegar é de barco ou avião.

De avião é possível sair do aeroporto da cidade de Salvador e ir direto. Também é possível ir de avião para Valença (aeroporto mais perto) e de lá pegar um barco.

De barco é possível pegá-lo em alguns lugares próximos, em horários determinados, como no porto de Salvador.

Exemplo de distâncias

De Salvador até Morro de São Paulo: 2 horas e 30 minutos de barco.
De Salvador até Morro de São Paulo: 25 minutos de avião.
De Valença até Morro de São Paulo: 20 minutos de barco.
De Atracadouro até Morro de São Paulo: 15 minutos de barco.
De Boipeba até Morro de São Paulo: 1 hora de barco.

O que fazer

- Conhecer as cinco principais praias: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praia (praia do Encanto).
- Conhecer a praia da Gamboa.
- Passeio de barco por volta da ilha.
- Andar de caiaque.
- Andar de stand up paddle.
- Surfar no pico do surf (primeira praia).
- Assistir ao por do sol na fortaleza.
- Mergulho de snorkel na quarta praia.
- Passeio guiado City Tour pela vila.
- Trilhas pela ilha, curtas ou longas.
- Mergulho guiado.
- Conhecer o Mirante da Tirolesa.
- Descer de tirolesa (Tiroleza).
- Conhecer o Mirante do Farol.
- Ver o pôr do sol da fortaleza.
- Passeio de observação da baleia Jubarte (meses determinados).
- Passeio de barco à vela.

Alguns passeios são possíveis realizar sozinho e outros são oferecidos por agências de viagem local.

Onde Comer

- Buda Beach – Experimentamos e recomendamos!
- Café das Artes – Experimentamos e recomendamos!
- Club do Balanço - Experimentamos e recomendamos!
- Bianco e Nero.
- Sambas Café.
- Pimenta Rosa.
- Casarão.
- Oh La la (creperia)
- Portaló
- Anis (dentro da Pousada Natureza).

Onde ficar

No Morro de São Paulo há mais de 190 pousadas, que vão desde as mais simples, até as mais sofisticadas.

O Falando de Viagem se hospedou e recomenda as pousadas:

- Minha Louca Paixão: http://www.minhaloucapaixao.com.br
- Solar das Artes: http://www.solardasartes.net

Quando ir

O ano todo é bom para visitar o Morro de São Paulo, mas nos meses mais chuvosos – entre julho e setembro – a visibilidade da água não fica tão boa para mergulho. Para quem deseja praticar surf, julho, agosto e setembro são os meses mais indicados.

Dicas

- Leve dinheiro, pois na vila há somente um terminal de caixa eletrônico do Banco do Brasil e um do Bradesco, mas nem sempre há dinheiro disponível para saque. Muitos estabelecimentos aceitam cartão de crédito ou débito, mas não são todos.

- Na vila não há carro e há algumas subidas e descidas, então evite levar sapato de salto.

- Ao escolher uma pousada, verifique a proximidade dela da Primeira, Segunda e Terceira praia, pois a Quarta e a Quinta são mais afastadas da vila e talvez precise que a própria pousada ofereça locomoção. Para quem deseja total tranquila, essas duas últimas praias são as mais indicadas para isso.

- Quem busca por agitação, verifique a programação da vila, pois há festas à noite em alguns dias da semana e aos finais de semana.

- Não deixe de visitar os mirantes, mesmo sendo uma subida um pouco cansativa, pois a vista panorâmica de tirar o fôlego vale o esforço.

Conclusão

Simplesmente impossível não se apaixonar por Morro de São Paulo! Foram dias perfeitos e mesmo nas manhãs chuvosas que pegamos, nada atrapalhou o encanto desse lugar maravilhoso. Certamente ainda voltaremos muitas vezes!

Boa viagem!

Texto e fotos: Patrícia Lemos.

E você, conhece o Morro de São Paulo? Foi em algum dos lugares indicados? Gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Set 26, 2014 12:27 pm
Lindo! Tenho vagas lembranças de infância, quando minha família ia ao destino.

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Sex Set 26, 2014 12:29 pm
Sou apaixonado por esse paraíso, sempre que posso estou por lá. Sempre fico nos hoteis da 4a praia, literalemnte para relaxar.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Set 26, 2014 1:11 pm
Lindo lugar! Nunca fui, mas quero muito conhecer.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sex Set 26, 2014 1:21 pm
Já fui uma vez quando pequeno também, muita vontade de voltar e conhecer melhor :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Camilo Mensagens: 294
Sex Set 26, 2014 10:29 pm
O lugar é muito bonito, visitei em 2009.

Tive problemas com uma empresa de mergulho na época, nem sei se ainda existe, meu relato:
http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=27&t=2698" onclick="window.open(this.href);return false;

E desde a minha certificação eu digo sem sombra de dúvida, foi o pior e mais despadronizado instrutor de mergulho que eu já vi.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Set 29, 2014 10:24 am
Lindo o lugar. Gostei muito do táxi. E pela foto parece que tinha um pessoal de mudança para lá.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Out 16, 2014 4:13 pm
Tirolesa do Morro de São Paulo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=525&t=9765" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Morro de São Paulo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio