Fortaleza: o mais belo cânion de Aparados da Serra

Troca de informações sobre Aparados da Serra.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jan 22, 2015 9:10 am
Imagem

Visão geral

O Cânion Fortaleza é um dos principais atrativos da região de Aparados da Serra. Situado no Parque Nacional da Serra Geral, é administrado pelo Instituto Chico Mendes. Ele se divide entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois é justamente a sua borda que faz a divisa entre os dois estados, sendo a parte superior pertencente ao estado gaúcho e a parte inferior ao catarinense.

Considerado por muitos o mais belo entre os cânions, seus paredões formam uma verdadeira muralha, que foi a inspiração para originar o nome Fortaleza. Formado há milhões de anos por fenômenos da natureza, possui cerca de 7,5 quilômetros de comprimento e uma profundidade de até 900 metros.

O acesso às trilhas pode ser autoguiada, mas para uma experiência completa a Coiote Adventure oferece desde o traslado até o passeio guiado por todas as trilhas do cânion, que fará seu passeio ser completo e com todas informações dos cânions a da região.

Distância até Cambará do Sul: 45 minutos de carro.
Distância até Praia Grande: 2 horas de carro.
Distância até o Cânion Itaimbezinho: 1:20 horas de carro.

Assim como as demais principais atrações da região, o acesso ao cânion se dá por serras e estradas de chão batido, neste caso pela RS-020 que é a continuação da principal via de Cambará do Sul. É recomendável a utilização de veículos mais altos ou preparados para off-road. Outra opção é a utilização de serviços de transfer.

O passeio

O ponto de partida do passeio é na sede da agência, no centro da cidade de Cambará do Sul. Após os procedimentos burocráticos, seguimos em direção ao cânion. Infelizmente o dia estava nublado e com indícios de chuva.

Imagem
Primeira parte do acesso ainda asfaltado.

Imagem
O ponto de controle de acesso ao parque.

Imagem
Trecho de chão batido já no parque.

Quando chegamos ao topo do cânion chovia e ventava muito, mas felizmente a visibilidade ainda era boa. Conseguimos caminhar até a Borda do Cânion, onde tivemos as primeiras e impressionantes vistas dos paredões. A partir do estacionamento, são apenas cerca de 300 metros para chegar ao ponto de observação. Melhor do que descrever é ver as fotos!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pelas más condições do clima e até por questões de segurança decidimos voltar para a cidade. Após o almoço o tempo melhorou e retornamos ao cânion.

Imagem
Retornando ao Cânion Fortaleza.

Já sem chuva, mas com uma grande movimentação de nuvens, decidimos fazer a Trilha do Mirante, que é o melhor ponto de observação no Cânion Fortaleza. Com boa visibilidade, é possível visualizar cerca de 95% do cânion e até o litoral.

São aproximadamente de 1,5 quilômetros de caminhada até o mirante, com o trajeto inicial em uma estrada plana e em seguida um trecho mais acidentado e inclinado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No trajeto até o mirante já é possível ir apreciando os belos panoramas, que vai melhorando a cada passo. Vamos curtir o grandioso visual?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É impressionante a constante mudança das nuvens. Em minutos o horizonte era tomado pela branca massa, não podendo ser possível enxergar 10 metros à frente, mas com a mesma velocidade elas revelavam novamente os cânions.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de bons momentos admirando o bonito cenário, iniciamos a decida até o estacionamento. Por falta de sorte o tempo voltou a fechar.

Imagem

Além das que descrevemos, existem mais duas trilhas que não pudemos fazer por causa do mau tempo, são as Trilhas da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo. Em um percurso com cerca de 3,5 quilômetros de caminhada, proporciona a vista de 10% do Cânion Fortaleza e levam à cachoeira e a pedra que dão nome a trilha.

Estacionamento

O estacionamento no parque é gratuito e existem basicamente dois pontos de parada: um estacionamento para acesso a Trilha da Borda e Trilha do Mirante e outro para acesso à Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Trilha da Pedra do Segredo.

Imagem
Estacionamento para acesso a Trilha da Borda e do Mirante.

Dicas e informações importantes

- Dias e horários de funcionamento: diariamente das 08h às 17h;
- Não há cobrança de ingresso;
- A única infraestrutura disponível no parque é a portaria que conta com um banheiro público. Programa-se para levar água, alimentos e ir ao banheiro;
- Não se esqueça do seu protetor solar e repelente;
- Use calçados confortáveis e aptos para caminhadas;
- O cânion fica a mais de 1.000 metros de altitude. Mesmo em dias mais quentes na cidade, espere encontrar temperaturas amenas no cânion.

Para chegar à Cambará do Sul você tem a opção de voar com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes de vários aeroportos do Brasil até Porto Alegre ou Caxias do Sul. Chegando lá, você pode alugar um carro e ir dirigindo ou contratar os serviços da Coiote Adventure, que oferece o traslado e vários passeios na região.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Incrível! Um local com grandiosidade de riquezas únicas que todos os amantes de belezas naturais devem conhecer. É um destino ainda pouco visitado, o que por um lado é bom, pois não é preciso disputar os locais de visitação com outros turistas.

A infraestrutura, seja de estradas ou estrutura no parque, são ruins. Contudo, as belezas dos cânions sobrepõem estes empecilhos e fazem valer todo o esforço do passeio.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Cristyan Mannchen.

E você, conhece o Cânion Fortaleza? Gostou? Tem dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qui Jan 22, 2015 10:41 am
Fantástico! Quero fazer esse passeio um dia!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Jan 22, 2015 10:49 am
Muito bonito mesmo. Belas fotos, Cristyan!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jan 22, 2015 10:50 am
Adorei quanto estive lá. O tamanho do cânion impressiona. Essas matérias do FDV estão mostrando um lugar lindo ainda pouco visitado pelas pessoas.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sex Jan 23, 2015 7:13 am
Na minha opinião, o mais bonito cânion :)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jan 23, 2015 9:21 am
Não canso de elogiar o lugar e as fotos a cada matéria do Cristyan! Lindo demais!

Concordo com você, Hugo, uma parte do Brasil que é linda e pouco conhecida! Demais!





Booking.com

Voltar para “Aparados da Serra”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio