O que é exótico para você?

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Mai 05, 2015 12:52 pm
O que é exótico para você?

Imagem

Recentemente me deparei com uma daquelas situações que sempre acontecem em viagens. Sabe aquele sentimento a cerca de um novo destino, sobre o qual você não sabe muita coisa e faz você tremer nas bases pensando: "Como será que vai ser tal coisa?". Ou ainda: "O que será que eu vou ter para comer em um lugar desses?". Ou mais ainda: "Será que eu vou me acostumar com essas coisas exóticas?".

E aí que entra a questão dita acima. Achei que, ao conhecer um país totalmente tido como exótico, eu iria sofrer com tantas coisas... exóticas. Mas peraí: o que é exótico para você?

Para mim, a África do Sul era um destino exótico. Na minha cabeça só passava a imagem de animais selvagens e perigosos correndo de um lado para o outro no meio de um safári, naquele calor insuportável, cheio de mosquitos, gente e locais despreparados para receber turistas e nada muito além disso.

Claro que, quando houve a Copa do Mundo por lá, muita informação chegou até nós pelas televisões, porém não me aprofundei muito no assunto, confesso. Ainda tinha na cabeça aquela ideia de lugar exótico. Tudo caiu por terra!

Tive a oportunidade de passar bons dias nesse que é um dos lugares mais interessantes que já visitei na minha vida. Há muito mais do que bichos correndo pelas savanas. É uma riqueza de história e cultura que vocês nem imaginam. São tantos lugares para visitar, tantas coisas distintas, mas que se complementam perfeitamente, que ficou complicado aproveitar tudo no tempo em que tive para conhecer o país. Na verdade, nem dá para dizer que conheci a fundo, mas o pouco que vi, me surpreendi.

São praias lindas, um visual de tirar o fôlego, gente hospitaleira, muita coisa funcionando de forma bem mais inteligente e planejada do que aqui no Brasil, e, é claro, como não poderia deixar de ser: a parte sensacional de sim, ficar no meio da savana cercada por animais selvagens. O que era exótico para mim, de repente me pareceu bem normal.

Fiz extremos em uma só viagem. Fui de safáris à shoppings com marcas caríssimas francesas. Fui de McDonald's à alta gastronomia, com chancela internacional. Andei de carro novo e confortável à jipe totalmente aberto e sem muita segurança. Vi e vivi coisas que me fizeram de uma vez por todas entender que não há nada exótico nesse mundo para conhecermos. Há apenas coisas diferentes daquilo que permeia a nossa zona de conforto. Quero voltar lá um dia, pois saí de lá com a sensação de que deixei coisas para trás. Quem sabe, um dia.

Alguém já teve esse sentimento? Qual o lugar que, na sua opinião, era algo tido como exótico, mas que lhe pareceu muito familiar e agradável ao vivenciar? Fiquei curiosa.

Em tempo: Levei repelentes contra insetos e sequer fui incomodada por algum deles. Já aqui no Brasil, na minha humilde residência... nossa! Acho que vivo em um local “exótico”!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Mai 05, 2015 3:43 pm
É uma situação que chega a ser engraçada, Fernanda.

Temos medo e receio de algo que não conhecemos e é muito legal quando essa experiência supera nossas expectativas.
Respondendo a sua pergunta, tive um sentimento parecido antes de ir para a Filadélfia. Pesquisando sobre o local, vi alguns relatos de que as pessoas não eram agradáveis para conversar e interagir, mas felizmente, foi totalmente o contrário e a experiência foi muito proveitosa, excedendo minhas expectativas.

Acho que todos devemos conhecer tudo para não correr o risco de ter pre julgamentos errados sobre certo local, até porque, mesmo lendo relatos de outros viajantes, nem todos tem o mesmo gosto e perfil de viajante equivalente ao seu :D

Em tempo, a África do Sul parece realmente incrível, principalmente depois das matérias e fotos divulgadas por vocês ;)

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mai 05, 2015 3:46 pm
É engraçado como as coisas mudam. A definição de luxo para mim mudou nos últimos anos, assim como de exclusividade e exótico. Acho que quanto mais a gente viaja, mais aprendemos sobre o mundo e mudamos o nosso conceito.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Mai 05, 2015 6:09 pm
Para quem mora no Brasil eh dificil mesmo achar um lugar exotico. Acho que soh alguns paises na Africa e no Extremo Oriente conseguem a proeza de serem mais.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Mai 05, 2015 7:28 pm
Lendo isso me fez lembrar de Luxor (Egito) onde passei alguns dias na beira do Rio Nilo vendo o sol se pôr de forma espetacular. Eu imaginando que passaria dias tensos e foram dias maravilhosos em um resort com uma linda vista para montanhas.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
AndBrag Mensagens: 281
Ter Mai 05, 2015 9:27 pm
Na minha opinião, essa coisa de "exótico" e "normal" não existe, porque é tão relativo, o que para mim é a coisa mais exótica e incomum do mundo, pode ser cotidiano para outro. Cada destino é muito singular.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Mai 15, 2015 12:52 pm
Nossa, esse texto é perfeito para uma ótima reflexão.

O que é exótico para uns não é para outros, isso é fato!

Alguns destinos que julgo bem exóticos você pode não ter uma experiência verdadeiramente exótica por ser um turista e estar preparado e instalado em ótimos resorts como é o caso da Índia, Egito e muitos outros, aonde Luxo X Lixo estão a poucos quilômetros de distância...

Adoro destinos exóticos! Aqueles que não sabemos o que nos aguarda!

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jun 11, 2015 9:21 am
Exótico para mim é bem o que sai do "meu" normal, sendo que cada um tem o seu.
Aquilo que não nos deparamos no dia a dia e digamos nem pelo menos uma vez ao ano.
Onde a cultura (religiao, arquitetura, comida, etc) são diferentes.

Já visitei alguns destinos exóticos como Islândia, Marrocos, Egito, Vietna, Sri Lanka, etc, sempre que possível tento incluir um durante o ano.





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio